Van Canto: fugindo dos próprios clichês no terceiro álbum
Resenha - Tribe of Force - Van Canto
Por Júlio André Gutheil
Postado em 07 de agosto de 2010
Pois então temos o novo trabalho dos alemães do Van Canto. Depois de dois discos que chegaram para dar uma outra ideia de como se fazer metal, o grupo nos mostra um som levemente diferente, que soa um tanto quanto mais grave, trazendo outras técnicas vocais e garantindo às músicas ares de novidade, que mesmos não sendo nada revolucionárias, mostram que a banda não cai nos próprios clichês e busca sempre incorporar mais elementos ao seu som já tão peculiar.
Van Canto - Mais Novidades
Como já disse, esse "Tribe of Force" tem aspectos diferentes de seus antecessores. A bateria de Bastiam Emig parece numa afinação diferente, um pouco mais grave e em alguns momentos bem mais acelerada do que de costume. Os efeitos vocais estão mais abrangentes, indo além dos "Rakkatakka's" e "Wahwah's" que já se tornaram característicos da banda, aparecendo vocalizes que remetem a corais gospel (não sei se foi essa a intenção, mas me soa como algo assim). O disco também aparente ter um clima épico mais aparente, de composições pomposas e cheias de camadas de sons que se sobrepõem, fazendo com que as músicas estejam repletas de pequenos detalhes e surpresas que requerem bastante atenção do ouvinte.
Todas as faixas são muito boas, não destacaria nenhuma como ponto baixo. Como destaques realmente positivos citaria "Lost Forever", "To Sing a Metal Song", "I Am Human", a faixa título, "Magic Taborea" e a tolkieniana "Frodo's Dream".
Como de costume temos covers. E covers muito interessantes por sinal. "Master of Puppets" teve um resultado final surpreendente, que sem guitarras e baixo tem o mesmo impacto e peso do original do Metallica. E "Rebellion" (Originalmente no disco "Tunes of War", um dos melhores discos do Grave Digger) conta curiosamente com a participação de Chris Boltendahl; pessoalmente achei uma versão muito interessante, mesmo que alguns fãs mais ortodoxos do Grave Digger tenham amaldiçoado até a última geração das famílias dos membros da banda.
E ainda vale ressaltar a participação de Tonny Kakko do Sonata Arctica na música "Hearted", sua voz e estilo se encaixaram muito bem na proposta da banda.
Enfim, um bom disco, que definitivamente não é genial e nem veio para revolucionar o metal contemporâneo, mas que tem tudo para agradar os fãs mais fiéis da banda. Um trabalho fino, elegante, muito bem elaborado e que não deixa a desejar sob nenhum aspecto.
Track List
1. Lost Forever – 4:40
2. To Sing a Metal Song – 3:24
3. Onde to Ten – 4:06
4. I Am Human – 3:56
5. My Voice – 5:30
6. Rebellion (Grave Digger Cover) – 4:05
7. Last Night of the Kings – 3:52
8. Tribe of Force – 3:17
9. Water. Fire. Heaven. Earth. – 3:32
10. Master of Puppets (Metallica Cover) – 8: 23
11. Magic Taborea – 3:22
12. Hearted – 4:00
13. Frodo's Dream (3:06)
Site oficial: www.vancanto.de
My Space: www.myspace.com/vancanto
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bruce Dickinson classifica jam com Billie Joe Armstrong (Green Day) como "terrível"
Tony Iommi conta como "recrutou" Jorn Lande para cantar em seu novo disco
Tony Iommi explica por que odeia tocar violão e não gosta de gravar clipes
Blaze Bayley, KK's Priest e W.E.T. são anunciados como atrações do Bangers Open Air 2027
Tony Iommi conheceu baterista que tocou em seu novo disco enquanto passeava na praia
Steve Hackett aceitaria se reunir com o Genesis caso convite surgisse
O álbum de Metal que Dave Grohl considera um dos discos mais perfeitos da história
Os 20 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em 1987, segundo a Louder
As duas bandas que Ozzy não queria que o Black Sabbath passasse a imitar
Brian May participou de "From the Dark", novo álbum de Tony Iommi
Polêmico novo EP do Avenged Sevenfold ainda possui duas músicas inéditas
Quem é Karl Brazil, novo membro da banda de Tony Iommi
Masters of Voices (Auditório Araújo Vianna, Porto Alegre, 13/07/2026)
Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos
A música do Guns N' Roses que o guitarrista Slash mais gosta de tocar ao vivo
A música do The Cure composta por Robert Smith como luto pela morte de seu irmão



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



