Van Canto: fugindo dos próprios clichês no terceiro álbum
Resenha - Tribe of Force - Van Canto
Por Júlio André Gutheil
Postado em 07 de agosto de 2010
Pois então temos o novo trabalho dos alemães do Van Canto. Depois de dois discos que chegaram para dar uma outra ideia de como se fazer metal, o grupo nos mostra um som levemente diferente, que soa um tanto quanto mais grave, trazendo outras técnicas vocais e garantindo às músicas ares de novidade, que mesmos não sendo nada revolucionárias, mostram que a banda não cai nos próprios clichês e busca sempre incorporar mais elementos ao seu som já tão peculiar.
Como já disse, esse "Tribe of Force" tem aspectos diferentes de seus antecessores. A bateria de Bastiam Emig parece numa afinação diferente, um pouco mais grave e em alguns momentos bem mais acelerada do que de costume. Os efeitos vocais estão mais abrangentes, indo além dos "Rakkatakka's" e "Wahwah's" que já se tornaram característicos da banda, aparecendo vocalizes que remetem a corais gospel (não sei se foi essa a intenção, mas me soa como algo assim). O disco também aparente ter um clima épico mais aparente, de composições pomposas e cheias de camadas de sons que se sobrepõem, fazendo com que as músicas estejam repletas de pequenos detalhes e surpresas que requerem bastante atenção do ouvinte.
Todas as faixas são muito boas, não destacaria nenhuma como ponto baixo. Como destaques realmente positivos citaria "Lost Forever", "To Sing a Metal Song", "I Am Human", a faixa título, "Magic Taborea" e a tolkieniana "Frodo's Dream".
Como de costume temos covers. E covers muito interessantes por sinal. "Master of Puppets" teve um resultado final surpreendente, que sem guitarras e baixo tem o mesmo impacto e peso do original do Metallica. E "Rebellion" (Originalmente no disco "Tunes of War", um dos melhores discos do Grave Digger) conta curiosamente com a participação de Chris Boltendahl; pessoalmente achei uma versão muito interessante, mesmo que alguns fãs mais ortodoxos do Grave Digger tenham amaldiçoado até a última geração das famílias dos membros da banda.
E ainda vale ressaltar a participação de Tonny Kakko do Sonata Arctica na música "Hearted", sua voz e estilo se encaixaram muito bem na proposta da banda.
Enfim, um bom disco, que definitivamente não é genial e nem veio para revolucionar o metal contemporâneo, mas que tem tudo para agradar os fãs mais fiéis da banda. Um trabalho fino, elegante, muito bem elaborado e que não deixa a desejar sob nenhum aspecto.
Track List
1. Lost Forever – 4:40
2. To Sing a Metal Song – 3:24
3. Onde to Ten – 4:06
4. I Am Human – 3:56
5. My Voice – 5:30
6. Rebellion (Grave Digger Cover) – 4:05
7. Last Night of the Kings – 3:52
8. Tribe of Force – 3:17
9. Water. Fire. Heaven. Earth. – 3:32
10. Master of Puppets (Metallica Cover) – 8: 23
11. Magic Taborea – 3:22
12. Hearted – 4:00
13. Frodo's Dream (3:06)
Site oficial: www.vancanto.de
My Space: www.myspace.com/vancanto
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Mike Portnoy passa mal e vomita durante show do Dream Theater
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
A melhor música de cada álbum do Ozzy Osbourne, de acordo com a Loudwire
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Lips, vocalista e guitarrista do Anvil, acredita que irá morrer nos próximos 10 anos
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
A banda portuguesa com o melhor álbum de 2026 até agora, segundo Milton Mendonça
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda
A balada criada em menos de uma hora que ultrapassou meio bilhão de plays no Spotify
Em 2008, David Gilmour falou sobre sua posição política, e Roger Waters


Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



