Giant: novo álbum é bom, embora longe do antigo patamar

Resenha - Promise Land - Giant

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

7


Oras, quem aparece depois de tanto tempo...! O Giant foi uma das inúmeras bandas norte-americanas de grande qualidade que surgiu no final do grande 'boom' do Hard Rock, lançando "Last Of The Runaways" (89) e o espetacular "Time To Burn" (91), que encantaram os amantes do gênero pelo apuro de suas melodias. Mas a preferência que o mercado passou a dar ao Grunge tornou inviável a continuidade de seus trabalhos, tanto que o pessoal retornou somente em 2001 com "III", para novamente sumir de cena.

Mas "Promise Land" está marcando a volta do Giant. Infelizmente o grupo não conta mais com o fundador Dann Huff, cuja voz era um dos pontos que tornavam o som do grupo tão identificável. De qualquer forma, o homem participou do processo de composição junto com a nova formação, que agora conta com seu irmão David Huff (bateria) e Mike Brignardello (baixo) como membros originais, além das feras Terry Brock (voz, Strangeways, Seventh Key) e John Roth (guitarra, Winger).

publicidade

O desempenho de Brock é fantástico e remete ao Steve Perry (Journey), e Roth consegue ser o centro das atenções pelo esmero de seu trabalho com as guitarras. Mas, mesmo que os novos membros tenham sido escolhidos a dedo, certamente essa nova fase não soa exatamente como o clássico Giant. Essas comparações sempre serão problemáticas, mas os fãs encontrarão poucas ocasiões que lembrem os velhos tempos, como é o caso de "Prisoner Of Love"...

publicidade

Saudosismos à parte, o estilo segue pelo Hard Rock tipicamente europeu e que flerta com o AOR, oferecendo rockaços rápidos ou mais cadenciados, além das sempre bem-vindas baladas. Mas, ainda que a primeira metade do álbum, em especial a abertura "Believer (Redux)", a própria "Promise Land" e "Never Surrender" (que beleza de refrões!) sejam de muita classe, é fato que a coisa vai perdendo um pouco do fôlego e até mesmo se torna previsível a partir daí.

publicidade

Com uma extraordinária qualidade de áudio – a mixagem ficou aos cuidados de Ben Fowler (Van Zant, Meat Loaf) e a masterização feita por Joe Palmaccio, cuja competência lhe permitiu arrebatar três Grammy Awards – "Promise Land" não apresenta o Giant atingindo o patamar de seus dois primeiros álbuns, mas, justiça seja feita, está longe de merecer passar despercebido pelo público. Então, dê uma conferida!

publicidade

Contato:
http://www.gianttheband.com
http://www.myspace.com/gianttheband

Formação:
Terry Brock - voz
John Roth - guitarra
Mike Brignardello - baixo
David L. Huff - bateria

Convidados:
Dann Huff - guitarra em "Believer (Redux)" e "Save Me"
Tim Lauer, Jack Holder - teclados

publicidade

Giant - Promise Land
(2009 / Frontiers Records - importado)

01. Believer (Redux)
02. Promise Land
03. Never Surrender
04. Our Love
05. Prisoner Of Love
06. Two Worlds
07. Plenty Of Love
08. Through My Eyes
09. I'll Wait For You
10. Dying To See You
11. Double Trouble
12. Complicated Man
13. Save Me




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Baladas do Hard Rock: blog elege o Top 20 de todos os temposBaladas do Hard Rock
Blog elege o Top 20 de todos os tempos


Kiss FM: as 500 mais tocadas pela rádio em 2008Kiss FM
As 500 mais tocadas pela rádio em 2008

Deep Purple: a contestada entrevista na Globo em 2006Deep Purple
A contestada entrevista na Globo em 2006


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin