Hangar: entre os expoentes do metal brasileiro atual
Resenha - Infallible - Hangar
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 13 de junho de 2010
Nota: 9
Depois de três discos e mais de dez anos de carreira, o HANGAR chega ao seu registro definitivo. "Infallible", o novo álbum da banda, traz influências diferenciadas em relação ao trabalho anterior, mas não esquece as históricas características sonoras do grupo. Certamente, um trabalho de rara qualidade técnica que comprova o amadurecimento da banda e que coloca o nome HANGAR entre os maiores expoentes do metal brasileiro da atualidade.
De 2007 para cá – quando lançou "The Reason of Your Conviction" –, o HANGAR sofreu uma mudança significativa na sua formação. Com a saída do vocalista Nando Fernandes, Eduardo Martinez (guitarra), Nando Mello (baixo), Fábio Laguna (teclado) e Aquiles Priester (bateria) recrutaram Humberto Sobrinho (ex-GLORY OPERA) para o posto. Sem dúvida, a versatilidade do novo frontman trouxe ao trabalho musical da banda a possibilidade de explorar novos horizontes. "Infallible" não traz somente as composições mais agressivas, que são a marca de toda a carreira do HANGAR. Além dessas influências, o disco ainda apresenta faixas melódicas, algumas composições de instrumental mais elaborado e até mesmo baladas de muito bom gosto.
A contribuição musical proporcionada pelo talento de Humberto Sobrinho é evidente desde o início do álbum. Claramente, "The Infallible Emperor (1956)" está entre as melhores músicas da carreira do HANGAR. Eu acompanho o grupo desde o ‘debut’ "Last Time" (2000) e posso afirmar, sem sombra de dúvidas: com arranjos encorpados, peso e melodia na medida certa, esta faixa será, em breve, uma das mais lembradas pelos fãs da banda. No entanto, os destaques do disco não se limitam apenas à faixa de abertura. "Colorblind", a música seguinte, possui as mesmas características da anterior, em mais um momento de bela inspiração musical do HANGAR.
Com mixagem e masterização assinadas pelo renomado produtor alemão Tommy Newton, "Infallible" até pode parecer discreto no primeiro momento. Apenas impressão. Difícil ouvir o disco inteiro e não destacar a maioria das músicas entre as principais composições do álbum. "Solitary Mind" é uma balada muito interessante e diferente de todas as outras composições que o HANGAR escreveu no passado. A mesma (e nova) carga emotiva está presente em "Time to Forget", a minha favorita depois das duas primeiras faixas do álbum. A variedade de influências e formatações comprovam, certamente, o marco que é "Infallible" na carreira do grupo gaúcho.
Entretanto, com "A Miracle in My Life" e "The Garden" o HANGAR retorna às principais referências pesadas do seu disco anterior, "The Reason of Your Conviction", de forma satisfatória. Em contraponto à agressividade musical, "Dreaming of Black Waves" é mais uma bela composição cadenciada – muito bem trabalhada – e que traz ainda a bela voz da convidada Stefanie Schirmbeck. Depois de outra balada, "Based on a True Story", e da pesadíssima "Handwritten", o disco encerra com "Some Light to Find My Way", mais uma composição de peso com melodia bem dosada. Em quase cinquenta minutos de duração, uma única sensação é que fica a respeito de "Infallible": um dos melhores álbuns do metal brasileiro dos últimos anos. O HANGAR, definitivamente, não precisa provar mais nada.
No fim, ainda duas surpresas. As faixas bônus "’39" (QUEEN) e "Mais uma Vez" (LEGIÃO URBANA), essa última em uma improvável versão ao lado do Roupa Nova. Novamente, o HANGAR surpreendeu na escolha das faixas especiais, que já foram de DEEP PURPLE a JOURNEY no passado. Um ótimo registro coroado de forma brilhante.
Track-list:
01. The Infallible Emperor (1956)
02. Colorblind
03. Solitary Mind
04. Time to Forget
05. A Miracle in My Life
06. The Garden
07. Dreaming of Black Waves
08. Based on a True Story
09. Handwritten
10. Some Light to Find My Way
11. ‘39
12. Mais uma Vez
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps