Edu Ardanuy: técnica e carisma para lá de conhecidos

Resenha - Electric Nightmare - Edu Ardanuy

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Eduardo Boni
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Steve Morse, Eddie Van Halen, Steve Vai, Joe Satriani... É, a lista de influências é grande e Eduardo Ardanuy não teve medo de apresentar as suas (ou mesmo homenagear seus “mestres”) neste primeiro CD solo, batizado de "Electric Nightmare".
1410 acessosDr. Sin: nova banda dos Irmãos Busic estreia em Santo André5000 acessosLGBT: confira alguns músicos que não são heterossexuais

Dono de técnica e carisma para lá de conhecidos no mundo do Metal, Ardanuy chamou a atenção pelo preciosismo de seu trabalho como guitarrista já nos remotíssmos tempos da A Chave e do Anjos da Noite. A fama foi consolidada na longa carreira ao lado dos irmãos Busic no Dr. Sin. E daí por diante ele se manteve no topo dos virtuosos sendo lembrado como um dos grandes no mundo das seis cordas.

Falando do álbum, ele já abre a mil por hora com a mezzo Satriani/ mezzo Morse "Rock Will Never Die". Depois vem "Alien Voice", que poderia muito bem ter sido gravada por Steve Vai num daqueles devaneios musicais do norte-americano. Além dessas, Ardanuy nos presenteia com uma coleção de temas instrumentais que vão desde a virtuose extrema, como a excelente "Mad Dog" até temas jazz 'n' blues, com direito a trumpete e tudo, como em "In The Mood".

O estilo a la Dixie Dregs também passa por aqui, como na autoexplicativa "Dixie" e na excelente "Jully-Boogie", em que as influências de Morse e sua antiga banda estão bem presentes. Os ecos do guitarrista aparecem ainda em "Body and Soul" e "The Secret", mas sem comprometer a qualidade da música, afinal, ser capaz de soar como ele não é para qualquer um.

No entanto, nem só de calmaria vive este CD. A porrada corre solta em "Fire in the Sky", privilegiando um velho dueto guitarra/teclado com muita inspiração. Na mesma linha está "Electric Nightmare" e "Dirty", que tem uma pitada de suingue para deixar a coisa ainda melhor. No quesito quebradeira, Vertigo é disparada a melhor das faixas. Estão presentes nela tudo aquilo que nós gostamos no estilo: virtuose e muita precisão de todos os músicos.

O fato de Ardanuy ter se cercado de feras nesta sua empreitada solo, entre eles os irmãos Ivan e Andria Busic, do Dr. Sin, além do excelente Zuzo Moussauer – veterano das quatro cordas na cena da música instrumental brasileira, só faz esse trabalho ser ainda mais especial. Na soma total, o resultado é pra lá de satisfatório e uma boa surpresa para os nossos ouvidos. Vale conferir!

Eduardo Boni
http://www.trinkametalwebradio.com

"Electric Nightmare"

Faixas:
01. Rock Will Never Die
02. Alien Voice
03. Mad Dog
04. Dixie
05. Jully-Boogie
06. Fire In The Sky
07. Body And Soul
08. Electric Nightmare
09. Dirty
10. The Secret
11. Vertigo
12. In The Mood
13. Power Of Music

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Top 5Top 5
Discos de metal nacional com nomes de outros estilos

1410 acessosDr. Sin: nova banda dos Irmãos Busic estreia em Santo André248 acessosCombate Rock: política acaba com amizades e estraga bandas801 acessosBusic: banda divulga terceiro videoclipe; confira116 acessosVitrola Verde: em vídeo, entrevista com Ivan Busic0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Dr Sin"

Dr. SinDr. Sin
A crise do rock nacional

SuplaSupla
"Papai é petista, mamãe é golpista e eu sou anarquista!"

Rock nacionalRock nacional
10 solos de guitarra essenciais

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Edu Ardanuy"0 acessosTodas as matérias sobre "Dr Sin"

LGBTLGBT
Confira alguns músicos que não são heterossexuais

Capas de álbunsCapas de álbuns
Agora com gatos em discos clássicos

Steve GrimmettSteve Grimmett
O quinto colocado para substituir Bruce

5000 acessosSlayer: assassino do pai culpa a banda e assume morte de Jeff5000 acessosWikimetal: Seis motivos para gargalhar ouvindo Heavy Metal5000 acessosPhil Anselmo: Arrependido, vocalista pede "segunda chance"5000 acessosSammy Hagar: ego fora de controle ou mentiroso descarado?5000 acessosComo formar uma banda de Hard Rock em 69 lições5000 acessosSign of the horns: o sinal do Demônio

Sobre Eduardo Boni

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online