Wildhearts: quem não possui uma mancha na discografia?
Resenha - Chutzpah! - Wildhearts
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 03 de março de 2010
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Tendo iniciado suas atividades na Inglaterra de 1990, o The Wildhearts passou por tantas mudanças de formação, excessos químicos e rompantes com sua gravadora que fatalmente encerrou as atividades na segunda metade desta mesma década. Mesmo assim, Ginger (voz e guitarra) se mostrou mais do que um mero líder descontrolado e reativou o grupo algum tempo depois para continuar lançando trabalhos que novamente se tornaram sensação entre o público.

Pois bem, depois de liberar em 2008 um disco de covers chamado "Stop Us If You've Heard This One Before", o The Wildhearts decidiu retornar com um novo álbum de inéditas, exoticamente batizado como "Chutzpah!" (palavra derivada do hebreu que, em termos musicais, pode ser definida como 'bravura'). Assim, a velha e consistente mescla de Hard e Punk Rock, com grande sensibilidade melódica, agora deu lugar a um repertório repleto de contrastes e não tão convincente como seria o ideal.
E tudo em função de Ginger optar por não mais compor sozinho... Essa democracia musical permitiu que os outros integrantes exibissem suas habilidades como compositores – e inclusive dividissem as vocalizações, quem diria! – gerando um disco que até pode ser encarado como o mais experimental do The Wildhearts. Se por um lado existem alguns riffs irresistíveis de tão 'grosseiros' e que podem ser considerados como os mais pesados já elaborados pelo guitarrista C.J., por outro lado há uma infinidade de faixas que infelizmente descambam para o lado realmente pop e apelativo do Rock´n´Roll.
Neste esquema, "Chutzpah!" apresenta canções bastante diversificadas. Os destaques são a abertura de grande impacto "The Jackson Whites" e "Mazel Tov Cocktail", com um monte de guitarras e melodias grudentas. Mas, em contrapartida, o single "The Only One", cantada pelo baixista Scott Sorry e com os manjados refrãos feitos sob medida, ao lado de "You Are Proof That Not All Women Are Insane" são ocasiões por demais açucaradas. Mas, talvez o momento mais desconcertante seja "Plastic Jebus", com influências de funk e umas vergonhosas pinceladas eletrônicas (acredite quem quiser!).
"Chutzpah!" é um disco que, na melhor das hipóteses, demora um tempo para ser digerido. Ainda que mantenha várias das qualidades típicas do The Wildhearts, os resultados são tão variados que muitas das novas faixas simplesmente não possuem a irresistível energia despojada que foi a grande responsável pelos álbuns do passado funcionarem tão bem. Uma pequena mancha, mas qual conjunto veterano não possui uma dessas máculas em sua discografia?
Contato:
http://www.thewildhearts.com
http://www.myspace.com/thewildhearts
Formação:
Ginger - voz e guitarra
C.J - guitarra
Scott Sorry - baixo
Ritch Battersby - bateria
The Wildhearts - Chutzpah!
(2009 / Round Records - importado)
01. The Jackson Whites
02. Plastic Jebus
03. The Only One
04. John Of Violence
05. You Are Proof That Not All Women Are Insane
06. Tim Smith
07. Low Energy Vortex
08. You Took the Sunshine From New York
09. Mazel Tov Cocktail
10. Chutzpah
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
Bruce Dickinson classifica jam com Billie Joe Armstrong (Green Day) como "terrível"
Com toda sua experiência e talento do seu novo vocalista, Nazareth conquista o público mineiro
O álbum de Metal que Dave Grohl considera um dos discos mais perfeitos da história
Tony Iommi conta como "recrutou" Jorn Lande para cantar em seu novo disco
Como Dave Mustaine se tornou o vocalista do Megadeth, segundo ele mesmo
Tommy Lee reflete sobre batalha legal entre Mick Mars e o Mötley Crüe
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant disse ser "rock progressivo enlouquecido"
Estadão diz que rock voltou a fazer sucesso, mas vê problema: "Bibelô nostálgico"
Becky Baldwin celebra participação em novo álbum de Tony Iommi
A importante lição que uma música "esquecida" do Metallica ensinou a Lars Ulrich
Dinheiro tem pouca importância para Tuomas Holopainen, do Nightwish
O que o KK's Priest deve tocar no show do Bangers Open Air 2027?
O clássico do Dire Straits que a BBC recusou tocar alegando que tinha "palavras demais"
Tiozão com bandana do Sepultura é o que impede rock de furar bolha, diz produtora
Rolling Stones: o dia em que Keith Richards ameaçou esfaquear Donald Trump



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



