Wildhearts: quem não possui uma mancha na discografia?

Resenha - Chutzpah! - Wildhearts

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

6


Tendo iniciado suas atividades na Inglaterra de 1990, o The Wildhearts passou por tantas mudanças de formação, excessos químicos e rompantes com sua gravadora que fatalmente encerrou as atividades na segunda metade desta mesma década. Mesmo assim, Ginger (voz e guitarra) se mostrou mais do que um mero líder descontrolado e reativou o grupo algum tempo depois para continuar lançando trabalhos que novamente se tornaram sensação entre o público.

Pois bem, depois de liberar em 2008 um disco de covers chamado "Stop Us If You've Heard This One Before", o The Wildhearts decidiu retornar com um novo álbum de inéditas, exoticamente batizado como "Chutzpah!" (palavra derivada do hebreu que, em termos musicais, pode ser definida como 'bravura'). Assim, a velha e consistente mescla de Hard e Punk Rock, com grande sensibilidade melódica, agora deu lugar a um repertório repleto de contrastes e não tão convincente como seria o ideal.

publicidade

E tudo em função de Ginger optar por não mais compor sozinho... Essa democracia musical permitiu que os outros integrantes exibissem suas habilidades como compositores – e inclusive dividissem as vocalizações, quem diria! – gerando um disco que até pode ser encarado como o mais experimental do The Wildhearts. Se por um lado existem alguns riffs irresistíveis de tão 'grosseiros' e que podem ser considerados como os mais pesados já elaborados pelo guitarrista C.J., por outro lado há uma infinidade de faixas que infelizmente descambam para o lado realmente pop e apelativo do Rock´n´Roll.

publicidade

Neste esquema, "Chutzpah!" apresenta canções bastante diversificadas. Os destaques são a abertura de grande impacto "The Jackson Whites" e "Mazel Tov Cocktail", com um monte de guitarras e melodias grudentas. Mas, em contrapartida, o single "The Only One", cantada pelo baixista Scott Sorry e com os manjados refrãos feitos sob medida, ao lado de "You Are Proof That Not All Women Are Insane" são ocasiões por demais açucaradas. Mas, talvez o momento mais desconcertante seja "Plastic Jebus", com influências de funk e umas vergonhosas pinceladas eletrônicas (acredite quem quiser!).

publicidade

"Chutzpah!" é um disco que, na melhor das hipóteses, demora um tempo para ser digerido. Ainda que mantenha várias das qualidades típicas do The Wildhearts, os resultados são tão variados que muitas das novas faixas simplesmente não possuem a irresistível energia despojada que foi a grande responsável pelos álbuns do passado funcionarem tão bem. Uma pequena mancha, mas qual conjunto veterano não possui uma dessas máculas em sua discografia?

publicidade

Contato:
http://www.thewildhearts.com
http://www.myspace.com/thewildhearts

Formação:
Ginger - voz e guitarra
C.J - guitarra
Scott Sorry - baixo
Ritch Battersby - bateria

The Wildhearts - Chutzpah!
(2009 / Round Records - importado)

publicidade

01. The Jackson Whites
02. Plastic Jebus
03. The Only One
04. John Of Violence
05. You Are Proof That Not All Women Are Insane
06. Tim Smith
07. Low Energy Vortex
08. You Took the Sunshine From New York
09. Mazel Tov Cocktail
10. Chutzpah




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Vinil: quais são os dez discos mais valiosos do mundo?Vinil
Quais são os dez discos mais valiosos do mundo?

Eddie Van Halen: falando sobre o solo de Beat ItEddie Van Halen
Falando sobre o solo de "Beat It"


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin