Adrenalize: uma fantástica surpresa do hard nacional
Resenha - Adrenalize - Adrenalize
Por Julio Verdi
Fonte: Ready to Rock
Postado em 17 de janeiro de 2010
O mercado da música mudou no mundo todo. É um processo irreversível. Grandes gravadoras, artistas milionários. Isso é coisa do passado. Como se tem que tirar sempre algo de bom de uma situação ruim, o que talvez seja privilegiado hoje seja o talento do artista. Algo que se fazia no fim dos anos 60, quando ainda não era algo estrelado ser músico de sucesso.

E do Brasil vem uma grata surpresa. Fazer rock nacional, cantando em português é algo difícil. Uma banda de rock de qualidade (não essas coisas que aparecem na TV), além da óbvia dificuldade de exposição na mídia ainda enfrenta uma certa aversão do público underground mais adepto ao inglês como língua universal do rock.
Sem falar que é preciso muita perícia pra casar a nossa língua com a harmonia poética que a distorção pede. Golpe de Estado fazia e faz isso muito bem.
Mas eis que, de uma propaganda de um site de rock, uma banda chamada Adrenalize disponibilizou à grande massa rockeira do país seu disco inteiro para download. Uma prática cada vez mais comum.
E olha que o que se ouve em "Adrenalize", o disco, é algo que se classifica facilmente como viciante. Hard rock bem composto, produzido e cheio de melodias.
O trio formado por Mauricio Abecia (Bateria), Mário Ross (Guitarra/Vocal) e André Chasseraux (Baixo) concebeu em "Adrenalize" um dos melhores discos de rock nacional dos últimos anos.
O disco abre com a quebrada e direta "Na Contramão", já evidenciando a força que os backings têm na música da banda. Nessa linha seguem "Fora do Ar" e "Só se for Agora", com seus refrãos fortes e grudentos.
A faixa "Atriz, Modelo & Manequim" é hard rápido, com uma levada bem humarada sobre essas modelos relâmpagos de televisão. Aliás, o que permeia talvez o disco todo seja mesmo o bom humor. Que faz muita falta às vezes ao rock atual.
O lado balada do disco está muito bem representado nas faixas "Mais uma Chance" (balada densa e com um curto mas belo solo) e na maravilhosa "Páginas do Passado".
A faixa "Já Ouvi isso Antes" conta com a participação de Roger Moreira (Ultraje), cuja levada rock and roll nos lembra sim algumas bandas dos 80.
Mas pra mim, o grande destaque do disco é "Perdendo o Controle". A faixa, que tem até videoclip, é daquelas que entram na cabeça e não saem mais. Vocais um pouco dramáticos tranformam estrofes calmas num hard de pegada contagiante em seu refrão.
Enfim, um disco simples e genial ao mesmo tempo. Não precisa de firulas, orquestras ou viagens progressivas pra se fazer um agradável e porque não memorável disco de rock. Prova que hoje em dia que, com talento e garra, é possível criar sim algo interessante e novo, no meio de um estilo tido por muitos como estagnado.
Vida longa ao Adrenalize. Prova que o Brasil produz bandas de qualidade e absolutamente consumíveis por qualquer fã de rock, não importa qual subestilo se enquadre.
Serviço:
Adrenalize
http://www.adrenalize.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sid Wilson foi demitido do Slipknot, noticia o TMZ
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
Banda canadense toca em hospital para jovem que sonhava em ir a show de heavy metal
Tony Iommi responde se fará uma turnê para promover seu novo álbum "From the Dark"
A música de David Gilmour no Pink Floyd que ele odeia e não ouve desde o lançamento
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
Ivan Busic reafirma sua conexão com o blues em novo álbum
A canção pop dançante que Lemmy colocou no nível dos maiores clássicos dos Beatles
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
O disco do Megadeth que David Ellefson definiu como um "passo para trás"
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
Bruce Dickinson relembra participação em show da banda de Billie Joe Armstrong
A melhor música da banda Dio, segundo o Loudwire
A importante lição que uma música "esquecida" do Metallica ensinou a Lars Ulrich
Tom Morello se desculpa por Rage Against the Machine ter originado o nu metal



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



