Adrenalize: uma fantástica surpresa do hard nacional
Resenha - Adrenalize - Adrenalize
Por Julio Verdi
Fonte: Ready to Rock
Postado em 17 de janeiro de 2010
O mercado da música mudou no mundo todo. É um processo irreversível. Grandes gravadoras, artistas milionários. Isso é coisa do passado. Como se tem que tirar sempre algo de bom de uma situação ruim, o que talvez seja privilegiado hoje seja o talento do artista. Algo que se fazia no fim dos anos 60, quando ainda não era algo estrelado ser músico de sucesso.

E do Brasil vem uma grata surpresa. Fazer rock nacional, cantando em português é algo difícil. Uma banda de rock de qualidade (não essas coisas que aparecem na TV), além da óbvia dificuldade de exposição na mídia ainda enfrenta uma certa aversão do público underground mais adepto ao inglês como língua universal do rock.
Sem falar que é preciso muita perícia pra casar a nossa língua com a harmonia poética que a distorção pede. Golpe de Estado fazia e faz isso muito bem.
Mas eis que, de uma propaganda de um site de rock, uma banda chamada Adrenalize disponibilizou à grande massa rockeira do país seu disco inteiro para download. Uma prática cada vez mais comum.
E olha que o que se ouve em "Adrenalize", o disco, é algo que se classifica facilmente como viciante. Hard rock bem composto, produzido e cheio de melodias.
O trio formado por Mauricio Abecia (Bateria), Mário Ross (Guitarra/Vocal) e André Chasseraux (Baixo) concebeu em "Adrenalize" um dos melhores discos de rock nacional dos últimos anos.
O disco abre com a quebrada e direta "Na Contramão", já evidenciando a força que os backings têm na música da banda. Nessa linha seguem "Fora do Ar" e "Só se for Agora", com seus refrãos fortes e grudentos.
A faixa "Atriz, Modelo & Manequim" é hard rápido, com uma levada bem humarada sobre essas modelos relâmpagos de televisão. Aliás, o que permeia talvez o disco todo seja mesmo o bom humor. Que faz muita falta às vezes ao rock atual.
O lado balada do disco está muito bem representado nas faixas "Mais uma Chance" (balada densa e com um curto mas belo solo) e na maravilhosa "Páginas do Passado".
A faixa "Já Ouvi isso Antes" conta com a participação de Roger Moreira (Ultraje), cuja levada rock and roll nos lembra sim algumas bandas dos 80.
Mas pra mim, o grande destaque do disco é "Perdendo o Controle". A faixa, que tem até videoclip, é daquelas que entram na cabeça e não saem mais. Vocais um pouco dramáticos tranformam estrofes calmas num hard de pegada contagiante em seu refrão.
Enfim, um disco simples e genial ao mesmo tempo. Não precisa de firulas, orquestras ou viagens progressivas pra se fazer um agradável e porque não memorável disco de rock. Prova que hoje em dia que, com talento e garra, é possível criar sim algo interessante e novo, no meio de um estilo tido por muitos como estagnado.
Vida longa ao Adrenalize. Prova que o Brasil produz bandas de qualidade e absolutamente consumíveis por qualquer fã de rock, não importa qual subestilo se enquadre.
Serviço:
Adrenalize
http://www.adrenalize.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora
A música que o Helloween resgatou após mais de 20 anos sem tocar ao vivo
"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
O headliner do Bangers Open Air que não tem nenhum membro original em sua formação
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Pink Floyd anuncia a coletânea "8-Tracks", que inclui versão estendida de "Pigs On The Wing"
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Roland Grapow traz ao Brasil show celebrando 30 anos de clássico do Helloween
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
A melhor música de cada álbum do Ozzy Osbourne, de acordo com a Loudwire
O motivo óbvio que impediu Geddy Lee e Alex Lifeson de chamar um Mike Portnoy da vida
Para Tracii Guns (L.A. Guns), recusa em tomar remédios prejudicou Axl Rose
Roadrunner: os álbuns mais desprezados de todos os tempos
Paul Está Morto? O maior boato da história do rock.

Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



