Acheron: a guerra final entre as religiões organizadas
Resenha - Final Conflict: Last Days Of God - Acheron
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 22 de dezembro de 2009
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Já conhecido do público brasileiro, o norte-americano Acheron pode ser considerado como mais uma das centenas de boas bandas que está há anos – neste caso, mais precisamente desde 1988 – atuando na obscuridade do underground, porém com uma irregular discografia impedindo que seu nome adquira mais força na cena da música extrema.

Mas o mentor Vincent Crowley (voz e baixo) não cede e continua liberando álbuns mundo afora. "The Final Conflict: Last Days Of God" é seu sétimo disco de estúdio e tem como conceito a guerra final entre as religiões organizadas do planeta. O tema obviamente não é novo, mas, considerando que parte da vida de seu líder foi ser um pregador satanista convicto que, somado ao fato de ser uma tradição tantas bandas do gênero se posicionar contra os cultos de fé, então está valendo.
Musicalmente, seu Death Metal com resquícios de Thrash tem no trabalho das guitarras grande trunfo. Os riffs estão muito bem estruturados, sujos e com melodias realmente refinadas em várias ocasiões, além de elaborar ótimos solos. Os vocais rosnados de Crowley são exatamente o que se espera do Acheron, e o uso de vozes de fundo gritadas garantem uma considerável dinâmica às composições, em especial na excelente "Blood Oath (Pactum Tacitum)".
Mas há algo que consegue fazer com que "The Final Conflict: Last Days Of God" perca parte de seu punch. Ainda que o Acheron venha apresentando composições longas há tempos, não é sempre que as mesmas conseguem garantir um repertório verdadeiramente dinâmico. Ainda que, neste sentido, "Godless (We Are Gods!)" e "Power And Might" sejam excelentes amostras do poder-de-fogo da música extrema tradicional, há várias outras faixas proporcionando aquela sensação de repetição desagradável.
Ou seja, como parece ser unanimidade por aí, as melhores músicas deste disco são as mais curtas e diretas. E o melhor exemplo é "I Am Heathen", bem cadenciada e com arranjos mais simples que a tornam distinta das outras composições. De qualquer forma, ainda que peque por alguns excessos, "The Final Conflict: Last Days Of God" possui atributos mais do que suficientes para fazer com que o Acheron obtenha uma maior exposição no underground mundial.
Contato: www.myspace.com/acheron
Formação:
Vincent Crowley - voz e baixo
Maximus Otworth - guitarra
Ash Thomas - guitarra
Kyle Severn - bateria
Acheron - The Final Conflict: Last Days Of God
(2009 / Ibex Moon Records – importado)
01. Intro
02. The Apocalypse
03. Rise Of Rebellion
04. Blood Oath (Pactum Tacitum)
05. I Am Heathen
06. Godless (We Are Gods!)
07. Salvation Through Hatred
08. Power And Might
09. Millennium's End
10. A New Age
11. Anno Armageddon
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Garotos Podres são interrogados pela polícia por causa da música "Papai Noel Velho Batuta"
A música que era country, mas acabou virando um clássico do rock progressivo
Jordan Rudess comenta a turnê latino-americana do Dream Theater; "Deve ser muito emocionante"
Novo álbum do Linkin Park ganha disco de platina tripla no Brasil
Álbum ao vivo do Scorpions alcança o 2º lugar na parada alemã
Sexo ok, drogas tô fora, rock'n'roll é tudo; 5 músicos de hair metal que fogem do estereótipo
Mick Abrahams, guitarrista original do Jethro Tull, morre aos 82 anos
Robb Flynn defende o Bring me the Horizon da "polícia do metal"
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince ouviu e gostou muito do trabalho
Box-set do Rainbow com 9 CDs será lançado em março de 2026
O álbum de Metal Progressivo que fez Bruce perceber que o Maiden estava ficando pra trás
A triste (e terrível) ironia que aparece na letra de um dos maiores clássicos dos anos 90
O dia em que Priscila Fantin deu um tapa na cara de Paulo Ricardo

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



