Whiplash: patamar acima da média no Metal da velha escola

Resenha - Unborn Again - Whiplash

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

7


Ainda que o Thrash Metal tenha gerado os grandes monstros que todos conhecem, na década de 1980 havia dezenas de grupos menores que compunham o segundo escalão do gênero. E certamente o Whiplash (a banda, não este respeitável site...) aí se enquadra e até mesmo atingiu o status de ‘cult’. Natural de New Jersey e formado em 1984, este pessoal conquistou grande prestígio com seus dois primeiros álbuns – "Power And Pain" (85) e "Ticket To Mayhem" (87) – para entrar na década seguinte com diversas mudanças em sua formação, alguns experimentos e registros já não tão interessantes assim.

Depois de mais de uma década afastado dos estúdios, eis que "Unborn Again" marca o retorno do Whiplash ao cenário musical, novamente com o persistente e único membro da formação original, Tony Portaro (voz e guitarra). E, ainda que sua ilustração de capa seja repleta de referências de seus primeiros trabalhos e insinue que este sétimo álbum resgate aquela sonoridade vigorosa dos velhos tempos, na prática a coisa não é bem assim.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Após tanto tempo, não seria justo comparar "Unborn Again" com os clássicos do Whiplash... É claro que há vários daqueles riffs furiosos que fizeram de "Snuff", "Fight Or Flight", "Pitbulls In The Playground" ou "Feeding Frenzy" boas composições de Thrash, mas a realidade é que agora a banda alterou o foco e optou por investir em ritmos que vão muito além deste estilo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Assim sendo, o novo disco também flerta com elementos do saudoso Heavy Metal oitentista, galopante e com muitas melodias, e até mesmo arranjos bluesy aparecem vez ou outra. E, como não poderia deixar de ser, o próprio Portaro também apresenta vocalizações mais descontraídas e adequadas para a proposta. O resultado é bastante satisfatório, como na curiosa ‘sabbáthica’ (quem diria!) "Firewater" e no cover "I've Got The Fire", do Montrose, com seu bluesão distorcido.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Chega a ser curioso a decisão de o Whiplash adotar esta linha musical. Afinal, nos últimos anos o Thrash Metal vem passando por um revival, com inúmeras novas bandas insistindo em soar como a dos primórdios do gênero. De qualquer forma, "Unborn Again" não possui a agressividade do Thrash, mas é dono de suficientes qualidades que o colocam em um patamar acima da média em se tratando de Heavy Metal da velha escola. Dê uma conferida!

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Contato: www.myspace.com/whiplashusa

Formação:
Tony Portaro - voz e guitarra
Rich Day - baixo
Joe Cangelosi - bateria

Whiplash - Unborn Again
(2009 / Pulverised Records – importado)

01. Swallow The Slaughter
02. Snuff
03. Firewater
04. Float Face Down
05. Fight Or Flight
06. Pitbulls In The Playground
07. Parade Of Two Legs (instrumental)
08. Hook In Mouth
09. I’ve Got The Fire (Montrose)
10. Feeding Frenzy

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Thrash Metal: os melhores álbuns de 1983 a 2016Thrash Metal
Os melhores álbuns de 1983 a 2016


Jethro Tull: a fúria de Ian Anderson pra cima do Led ZeppelinJethro Tull
A fúria de Ian Anderson pra cima do Led Zeppelin

E-Farsas: Papa Francisco era fã do Black Sabbath?E-Farsas
Papa Francisco era fã do Black Sabbath?


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Cli336 Cli336 Cli336 Cli336 WhiFin