Nox Eterna: montanha-russa cheia de Heavy Metal
Resenha - Mind Abduction - Nox Eterna
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 11 de novembro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Passou-se mais de uma década batalhando pelo seu espaço e liberando demos que foram devidamente apreciadas pelo underground, mas, enfim, o Nox Eterna está estreando em disco. E "Mind Abduction" é um belo álbum de Heavy Metal Tradicional, dono de tanto alto-astral que permite que o grupo continue um legado de excelência que poucos possam reivindicar.

Como o fator ‘tradicional’ impede grandes inovações, não são muitas as bandas que realmente conseguem se destacar no estilo. Mas estes paulistas de Jundiaí dão sequência ao ciclo de forma muito favorável com o carisma de suas composições. Um vocalista perfeitamente adequado, dois guitarristas que possuem uma grande facilidade para elaborar ótimos solos e melodias tão grudentas que, diabos, você sai assobiando mesmo contra sua vontade, além de uma importante seção rítmica bem atuante. Então, para que mais?
O repertório é uma montanha-russa cheia de Heavy Metal, cuja direção remete principalmente aos bons e velhos tempos do Iron Maiden. Naturalmente a sensação de deja-vu é frequente, mas o Nox Eterna possui propriedade suficiente para passar por cima da identidade com a dosagem correta de cada ingrediente que faz uso. "Corporate Mind Abuction", a quase melancólica "On And On", "Behind" (e dá-lhe Maiden!!!) e a excelente "Flirting With The Devil" são alguns dos exemplos bem sucedidos.
Mesmo o Heavy Metal tendo sido redefinido de diversas maneiras ao longo de sua existência, "Mind Abduction" está aí para nos lembrar de como tudo era nos velhos tempos, com aquela pureza que o torna apto aos fãs das mais variadas gerações. Com uma produção que apresenta tudo o que se espera do estilo, o Nox Eterna, ao lado do Blazing Dog, proporcionaram dois dos melhores álbuns deste generoso ano de 2009 em se tratando de Heavy Metal Tradicional brasileiro. É isso aí, caras, parabéns pela perseverança!
Contato:
http://www.noxeterna.com.br
http://www.myspace.com/noxeterna
Formação:
Renato Zomignani - voz
Alan ‘Fenrisulfr’ Ricardo - guitarra
Renato Lorencini - guitarra
Luís Felipe Chagas - baixo
Ricardo Mingote - bateria
Nox Eterna – Mind Abduction
(2009 / Independente – nacional)
01. ABD#666
02. Corporate Mind Abuction
03. 10.000 Points Of Light
04. On And On
05. Behind
06. Lady In White
07. A Romantic Act Of Tragedy
08. ...And Lost My Will To Live
09. Flirting With The Devil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
Kirk Hammett implorou para Jason Newsted ficar no Metallica
Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
A música do Black Sabbath que Geezer Butler aponta como precursora do doom metal
A opinião bastante negativa de Angus Young do AC/DC sobre o Led Zeppelin
"Inventaram que o RPM acabou porque eu queria cantar", diz Fernando Deluqui
Masters of Voices agita o público em Belo Horizonte
A reação de rockstars ao batismo de Aquiles Priester: "Deus continue te abençoando"
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
Forbidden anuncia seu novo álbum de estúdio, primeiro em 16 anos
Cantora de apoio revela como era fazer turnê com o Guns N' Roses nos anos 90
"Tinha um prato de cocaína", conta ex Barão Vermelho sobre encontro com Lobão
Iggor Cavalera jogou cinzas da mãe na Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



