Pearl Jam: maturidade para alguns significa eficiência
Resenha - Backspacer - Pearl Jam
Por Leonardo Francuci
Postado em 11 de novembro de 2009
Estou aqui em plena madrugada... sem sono... pensando egoísticamente em como resolver os meus próprios problemas e a trilha sonora do dilema é "The Fixer", novo single do albúm "Backspacer", nono de estúdio do Pearl Jam.
O disco pode ser de cara assimilado como o mais pop de toda a carreira da banda. Sem solos de guitarra e com baterias bem marcadas o albúm do começo ao fim põe à vista a homogeneidade dentre as faixas, tanto instrumentalmente como das letras de suas canções.
"Backspacer" que em português pode ser traduzido como "retrocessador", pode simbolizar uma tentativa de reflexão e volta às origens. O produtor do disco foi ninguém menos que Brendan O’ Brien o mesmo que produziu o clássico albúm "Ten", o primeiro e mais famoso do Pearl Jam. Na faixa "Got Some" é nítida a semelhança com a música "Rear View Mirror" do albúm "VS", este também produzido por O’ Brien. Declaradamente fanáticos por Ramones, a música "Supersonic" parece até uma releitura. A sequência "The Fixer" e "Johnny Guitar" mostram o nível de entrosamento da banda, simples e eficiente guitarra, baixo e bateria são uma única coisa que dá suporte para a voz rasgada de Eddie Vedder, este que apesar dos seus quarenta e poucos... continua gritando como se tivesse 20 anos. As faixas lentas "Just Breath" e "The End" têm um clima bem "Into the Wild". Talvez a repercussão do filme, ou melhor, da trilha sonora, tenha afetado a banda, principalmente Vedder.
No campo das composições, as letras à primeira vista dão uma impressão um tanto quanto depressiva porém depois de escutar e prestar mais atenção, elas parecem uma declaração de terem alcançado maturidade e que isso não é nem bom nem ruim. Você simplesmente agora entende algumas coisas da vida mas ainda tem dúvidas sobre outras, tem consciência que acertou e errou, que às vezes é necessário voltar atrás, pedir perdão e que com o tempo algumas coisas se vão e nós devemos continuar. Essa mensagem fica bem clara em "Amongst The Waves", particularmente a minha preferida.
Rumo aos seus 20 anos de carreira o Pearl Jam atinge a maioridade e lança seu primeiro albúm independente. Um disco de 11 faixas distribuidas em pouco mais de 30 minutos. Enquanto para alguns a maturidade significa segurança, para outros significa eficiência.
BACKSPACER
1 - Gonna See my Friend
2 - Got Some
3 - The Fixer
4 - Johnny Guitar
5 - Just Breath
6 - Amongst the Waves
7 - Unthought Known
8 - Supersonic
9 - Speed of Sound
10 - Force of Nature
11 - The End
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck



Rock in Rio deve anunciar Pearl Jam, declara jornalista
Pearl Jam: a reflexão sobre o amor em "Love Boat Captain"
A música do Pearl Jam que possui o tempo perfeito para ressuscitação cardiopulmonar
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


