Pearl Jam: maturidade para alguns significa eficiência

Resenha - Backspacer - Pearl Jam

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leonardo Francuci
Enviar Correções  


Estou aqui em plena madrugada... sem sono... pensando egoísticamente em como resolver os meus próprios problemas e a trilha sonora do dilema é "The Fixer", novo single do albúm "Backspacer", nono de estúdio do Pearl Jam.

Em 27/08/1991: Pearl Jam lançava Ten, seu álbum de estreia

Lemmy: "Eddie Van Halen nunca chegará aos pés de Hendrix!"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O disco pode ser de cara assimilado como o mais pop de toda a carreira da banda. Sem solos de guitarra e com baterias bem marcadas o albúm do começo ao fim põe à vista a homogeneidade dentre as faixas, tanto instrumentalmente como das letras de suas canções.

"Backspacer" que em português pode ser traduzido como "retrocessador", pode simbolizar uma tentativa de reflexão e volta às origens. O produtor do disco foi ninguém menos que Brendan O’ Brien o mesmo que produziu o clássico albúm "Ten", o primeiro e mais famoso do Pearl Jam. Na faixa "Got Some" é nítida a semelhança com a música "Rear View Mirror" do albúm "VS", este também produzido por O’ Brien. Declaradamente fanáticos por Ramones, a música "Supersonic" parece até uma releitura. A sequência "The Fixer" e "Johnny Guitar" mostram o nível de entrosamento da banda, simples e eficiente guitarra, baixo e bateria são uma única coisa que dá suporte para a voz rasgada de Eddie Vedder, este que apesar dos seus quarenta e poucos... continua gritando como se tivesse 20 anos. As faixas lentas "Just Breath" e "The End" têm um clima bem "Into the Wild". Talvez a repercussão do filme, ou melhor, da trilha sonora, tenha afetado a banda, principalmente Vedder.

No campo das composições, as letras à primeira vista dão uma impressão um tanto quanto depressiva porém depois de escutar e prestar mais atenção, elas parecem uma declaração de terem alcançado maturidade e que isso não é nem bom nem ruim. Você simplesmente agora entende algumas coisas da vida mas ainda tem dúvidas sobre outras, tem consciência que acertou e errou, que às vezes é necessário voltar atrás, pedir perdão e que com o tempo algumas coisas se vão e nós devemos continuar. Essa mensagem fica bem clara em "Amongst The Waves", particularmente a minha preferida.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Rumo aos seus 20 anos de carreira o Pearl Jam atinge a maioridade e lança seu primeiro albúm independente. Um disco de 11 faixas distribuidas em pouco mais de 30 minutos. Enquanto para alguns a maturidade significa segurança, para outros significa eficiência.

BACKSPACER
1 - Gonna See my Friend
2 - Got Some
3 - The Fixer
4 - Johnny Guitar
5 - Just Breath
6 - Amongst the Waves
7 - Unthought Known
8 - Supersonic
9 - Speed of Sound
10 - Force of Nature
11 - The End


Cli336x280 CliIL Cli336x280