Xystus: exagero e grandiloquência característicos às óperas
Resenha - Equilibrio - Xystus
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 03 de agosto de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Xystus não é exatamente uma banda, mas sim um projeto formado em 1999 pelo vocalista e guitarrista Bas Dolmans e pelo baterista Ivo van Djik, que desde o início do grupo procuraram fazer um som diferenciado dentro do heavy metal, grandioso, épico e único.

Após dois CDs - "Receiving Tomorrow" de 2004 e "Surreal" de 2007 - Dolmans e van Djik finalmente alcançaram o seu objetivo com "Equilibrio", novo álbum do Xystus. Além da formação habitual de uma banda de heavy metal, com vocal, guitarra, baixo, teclado e bateria, o disco conta com a participação de uma orquestra formada por oito músicos, trinta cantores e vários dançarinos, além da presença de nomes celebrados da cena metálica mundial, como Simone Simons (Epica), e outros menos falados, como George Oosthoek (Orphanage), John Vooijs (Tarzan) e Michelle Splietelhof (Les Miserables). Resumido: são 130 artistas envolvidos em toda a produção de "Equilibrio", uma ópera metal que tem a pretensão de ser algo nunca ouvido antes.
Ivo van Djik escreveu todas as composições em parceria com o tecladista Joris van de Kerhof, enquanto Bas Dolmans ficou responsável por todas as letras. O álbum foi gravado no Phoenix Productions Studios, na Holanda, e foi concebido como uma obra audiovisual completa, ou seja, onde som e imagem funcionam juntos. Dessa maneira, a experiência de ouvir apenas o CD acaba sendo muito menos marcante do que presenciar o espetáculo completo, diminuindo, e muito, o impacto da obra sobre o ouvinte.
Vale dizer que van Djik e Dolmans já apresentaram a ópera completa, com todos os envolvidos, em um show realizado no dia 04 de julho de 2008 na cidade holandesa de Utrecht, para uma audiência formada por mais de 4 mil pessoas. Esse show saiu recentemente em DVD, e certamente deve ser disponibilizado para o mercado brasileiro pela Hellion Records, responsável pelo lançamento do CD no Brasil.
O fato é que "Equilibrio" é uma obra incrivelmente dramática, épica ao extremo, que emociona quem se deixar envolver pelo seu enredo. Muito talentosos, os músicos participantes apresentam performances inspiradas e altamente técnicas, o que resulta em um trabalho final não menos que primoroso. Ainda que alguns exageros sejam percebidos em um momento ou outro isso não puxa para baixo a avaliação de "Equilibrio", já que o próprio exagero e a grandiloquência são características comuns às óperas, que é o que o Xystus se propôs a fazer.
Para quem gosta do estilo, "Equilibrio" é um lançamento mais que recomendável. Então, se essa é a sua praia, tire a bunda da cadeira e adquira já esse CD, porque ele irá lhe proporcionar grandes momentos de satisfação, com absoluta certeza.
Faixas:
1 Ouverture 3:02
2 My Song of Creation 3:40
3 Traveller's Theme 4:57
4 Last Breath-Death Enters 4:50
5 We Stand Divide 4:30
6 The Conlict 6:33
7 Questions Answered 5:27
8 My Time Of Need 4:11
9 Forever Bound 3:47
10 The Message 6:15
11 The Balance Restored 3:08
12 God of Symmetry 6:39
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
Taylor Hawkins sobre tocar no Foo Fighters: "Há coisas que faço que Dave Grohl não faria"
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Edu Falaschi atualiza sobre possível reunião do Angra ao estilo Helloween
O melhor disco de heavy metal lançado em 1990, de acordo com o Loudwire
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
A lição de Bruce Dickinson e Dave Murray do Iron Maiden que marcou Edu Falaschi
Os álbuns do Metallica que soaram "forçados", segundo James Hetfield
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
Stevie Ray Vaughan tocou como um monstro, mas a plateia simplesmente ignorou
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
Wacken Open Air anuncia mais 50 atrações e cartaz oficial fica complicado de se acompanhar
Traidores do movimento - bandas de rock que "se venderam" nos anos 80
Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden, chorou muito quando ouviu "Brave New World"
Padrinho de luxo: canal lista 5 bandas de hard rock que Bon Jovi deu "ajudinha" na carreira

Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



