Xystus: exagero e grandiloquência característicos às óperas
Resenha - Equilibrio - Xystus
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 03 de agosto de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Xystus não é exatamente uma banda, mas sim um projeto formado em 1999 pelo vocalista e guitarrista Bas Dolmans e pelo baterista Ivo van Djik, que desde o início do grupo procuraram fazer um som diferenciado dentro do heavy metal, grandioso, épico e único.

Após dois CDs - "Receiving Tomorrow" de 2004 e "Surreal" de 2007 - Dolmans e van Djik finalmente alcançaram o seu objetivo com "Equilibrio", novo álbum do Xystus. Além da formação habitual de uma banda de heavy metal, com vocal, guitarra, baixo, teclado e bateria, o disco conta com a participação de uma orquestra formada por oito músicos, trinta cantores e vários dançarinos, além da presença de nomes celebrados da cena metálica mundial, como Simone Simons (Epica), e outros menos falados, como George Oosthoek (Orphanage), John Vooijs (Tarzan) e Michelle Splietelhof (Les Miserables). Resumido: são 130 artistas envolvidos em toda a produção de "Equilibrio", uma ópera metal que tem a pretensão de ser algo nunca ouvido antes.
Ivo van Djik escreveu todas as composições em parceria com o tecladista Joris van de Kerhof, enquanto Bas Dolmans ficou responsável por todas as letras. O álbum foi gravado no Phoenix Productions Studios, na Holanda, e foi concebido como uma obra audiovisual completa, ou seja, onde som e imagem funcionam juntos. Dessa maneira, a experiência de ouvir apenas o CD acaba sendo muito menos marcante do que presenciar o espetáculo completo, diminuindo, e muito, o impacto da obra sobre o ouvinte.
Vale dizer que van Djik e Dolmans já apresentaram a ópera completa, com todos os envolvidos, em um show realizado no dia 04 de julho de 2008 na cidade holandesa de Utrecht, para uma audiência formada por mais de 4 mil pessoas. Esse show saiu recentemente em DVD, e certamente deve ser disponibilizado para o mercado brasileiro pela Hellion Records, responsável pelo lançamento do CD no Brasil.
O fato é que "Equilibrio" é uma obra incrivelmente dramática, épica ao extremo, que emociona quem se deixar envolver pelo seu enredo. Muito talentosos, os músicos participantes apresentam performances inspiradas e altamente técnicas, o que resulta em um trabalho final não menos que primoroso. Ainda que alguns exageros sejam percebidos em um momento ou outro isso não puxa para baixo a avaliação de "Equilibrio", já que o próprio exagero e a grandiloquência são características comuns às óperas, que é o que o Xystus se propôs a fazer.
Para quem gosta do estilo, "Equilibrio" é um lançamento mais que recomendável. Então, se essa é a sua praia, tire a bunda da cadeira e adquira já esse CD, porque ele irá lhe proporcionar grandes momentos de satisfação, com absoluta certeza.
Faixas:
1 Ouverture 3:02
2 My Song of Creation 3:40
3 Traveller's Theme 4:57
4 Last Breath-Death Enters 4:50
5 We Stand Divide 4:30
6 The Conlict 6:33
7 Questions Answered 5:27
8 My Time Of Need 4:11
9 Forever Bound 3:47
10 The Message 6:15
11 The Balance Restored 3:08
12 God of Symmetry 6:39
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



U2 é confirmado como atração do Todo Mundo no Rio em 2026
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
As reações divergentes dos fãs ao anúncio do line-up do Bangers Open Air 2026
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
O gênero musical que tomou o lugar do rock, de acordo com Roger Daltrey
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Humberto Gessinger explica a grande diferença entre Engenheiros e Renato Russo
O que era o "camarim do vício" que Aerosmith construiu para usar drogas nos shows
Pink Floyd: as brincadeiras e enigmas nas capas dos álbuns
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



