Xystus: exagero e grandiloquência característicos às óperas
Resenha - Equilibrio - Xystus
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 03 de agosto de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Xystus não é exatamente uma banda, mas sim um projeto formado em 1999 pelo vocalista e guitarrista Bas Dolmans e pelo baterista Ivo van Djik, que desde o início do grupo procuraram fazer um som diferenciado dentro do heavy metal, grandioso, épico e único.

Após dois CDs - "Receiving Tomorrow" de 2004 e "Surreal" de 2007 - Dolmans e van Djik finalmente alcançaram o seu objetivo com "Equilibrio", novo álbum do Xystus. Além da formação habitual de uma banda de heavy metal, com vocal, guitarra, baixo, teclado e bateria, o disco conta com a participação de uma orquestra formada por oito músicos, trinta cantores e vários dançarinos, além da presença de nomes celebrados da cena metálica mundial, como Simone Simons (Epica), e outros menos falados, como George Oosthoek (Orphanage), John Vooijs (Tarzan) e Michelle Splietelhof (Les Miserables). Resumido: são 130 artistas envolvidos em toda a produção de "Equilibrio", uma ópera metal que tem a pretensão de ser algo nunca ouvido antes.
Ivo van Djik escreveu todas as composições em parceria com o tecladista Joris van de Kerhof, enquanto Bas Dolmans ficou responsável por todas as letras. O álbum foi gravado no Phoenix Productions Studios, na Holanda, e foi concebido como uma obra audiovisual completa, ou seja, onde som e imagem funcionam juntos. Dessa maneira, a experiência de ouvir apenas o CD acaba sendo muito menos marcante do que presenciar o espetáculo completo, diminuindo, e muito, o impacto da obra sobre o ouvinte.
Vale dizer que van Djik e Dolmans já apresentaram a ópera completa, com todos os envolvidos, em um show realizado no dia 04 de julho de 2008 na cidade holandesa de Utrecht, para uma audiência formada por mais de 4 mil pessoas. Esse show saiu recentemente em DVD, e certamente deve ser disponibilizado para o mercado brasileiro pela Hellion Records, responsável pelo lançamento do CD no Brasil.
O fato é que "Equilibrio" é uma obra incrivelmente dramática, épica ao extremo, que emociona quem se deixar envolver pelo seu enredo. Muito talentosos, os músicos participantes apresentam performances inspiradas e altamente técnicas, o que resulta em um trabalho final não menos que primoroso. Ainda que alguns exageros sejam percebidos em um momento ou outro isso não puxa para baixo a avaliação de "Equilibrio", já que o próprio exagero e a grandiloquência são características comuns às óperas, que é o que o Xystus se propôs a fazer.
Para quem gosta do estilo, "Equilibrio" é um lançamento mais que recomendável. Então, se essa é a sua praia, tire a bunda da cadeira e adquira já esse CD, porque ele irá lhe proporcionar grandes momentos de satisfação, com absoluta certeza.
Faixas:
1 Ouverture 3:02
2 My Song of Creation 3:40
3 Traveller's Theme 4:57
4 Last Breath-Death Enters 4:50
5 We Stand Divide 4:30
6 The Conlict 6:33
7 Questions Answered 5:27
8 My Time Of Need 4:11
9 Forever Bound 3:47
10 The Message 6:15
11 The Balance Restored 3:08
12 God of Symmetry 6:39
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
Gary Holt expõe crise das turnês na Europa e exigência para bandas de abertura
"IA é o demônio", opina Michael Kiske, vocalista do Helloween
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
Jimmy Page disponibiliza demo caseira inédita de clássico do Led Zeppelin
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
A música que Robert Smith fez para deixar de ser gótico, e afastar parte dos fãs do The Cure
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
Dani Filth promete Cradle of Filth mais pesado em novo disco
Os dois erros científicos eternizados na capa do "Dark Side of the Moon" do Pink Floyd
Sociedade Alternativa: Fama proporcional à escassez teórica
Cradle Of Filth: Dani Filth explica seu conceito de religião


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?



