Amorphis: um ótimo trabalho com o álbum "Skyforger"
Resenha - Skyforger - Amorphis
Por Diego Camara
Postado em 28 de junho de 2009
Nota: 9
Após os ótimos lançamentos com boa repercussão da crítica em "Silent Waters" e "Eclipse", a banda finlandesa Amorphis vem com mais um ótimo lançamento. "Skyforger" é, sem sombra de dúvidas, o álbum da banda que alcançou maior notoriedade em toda sua carreira, ao alcançar o topo das paradas em sua terra natal e alcançar pela primeira vez as paradas da Billboard nos Estados Unidos.
A banda, que se mostra indiferente a rótulos e conotações sobre o estilo de música que toca, evolui a cada álbum lançado, buscando novas perspectivas, principalmente no som. A temática do álbum continua sendo a mesma, com a obra épica finlandesa "Kalevala" como principal fonte de inspiração para as letras das músicas, que combinam o ar sombrio de seus tons de death melódico com o progressivo e o folk metal.
Em "Skyforger", porém, é visível que a banda seguiu em suas músicas um tom mais light, utilizando menos os vocais guturais e mais o som característico do progressivo. As músicas "Sampo" e "Silver Bride" seguem um tempo médio, com uma melodia bem marcante firmada nos teclados e guitarra, com refrões pegajosos, daqueles que grudam de primeira e não saem da cabeça.
"From the Heaven of my Heart" vem logo depois, trazendo uma balada mais lenta, com alguns tons épicos e com a voz de Joutsen ainda mais melódica. "Majestic Beast" vem no caminho contrário, com guitarras mais pesadas e o vocal gutural como marca registrada. "My Sun" e "Highest Star" trazem uma levada mais folk, com um mix de sons mais forte, no melhor do experimentalismo já comum do Amorphis.
"Skyforger", no caso, acaba até fugindo um pouco deste experimentalismo comum da banda, mostrando uma linha de raciocínio bem mais clara. Apesar disso, ele não perde em nada para seus antecessores, e pelo contrário, mostra mais consistência tanto na música quanto nas composições, independente do estilo praticado.
O grupo fez um ótimo trabalho com "Skyforger", onde as músicas se fundem de uma forma marcante, em um conjunto memorável e bastante significativo. É um álbum que sem dúvidas merece ser ouvido e experimentado.
Formação:
Tomi Joutsen – vocal
Tomi Koivusaari – guitarra
Esa Holopainen – guitarra
Niclas Etelävuori – baixo
Santeri Kallio – teclado
Jan Rechberger – bateria
Faixas de "Skyforger":
01. Sampo
02. Silver Bride
03. From the Heaven of My Heart
04. Sky Is Mine
05. Majestic Beast
06. My Sun
07. Highest Star
08. Skyforger
09. Course of Fate
10. From Earth I Rose
Outras resenhas de Skyforger - Amorphis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps