Amorphis: um ótimo trabalho com o álbum "Skyforger"
Resenha - Skyforger - Amorphis
Por Diego Camara
Postado em 28 de junho de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após os ótimos lançamentos com boa repercussão da crítica em "Silent Waters" e "Eclipse", a banda finlandesa Amorphis vem com mais um ótimo lançamento. "Skyforger" é, sem sombra de dúvidas, o álbum da banda que alcançou maior notoriedade em toda sua carreira, ao alcançar o topo das paradas em sua terra natal e alcançar pela primeira vez as paradas da Billboard nos Estados Unidos.
Amorphis - Mais Novidades
A banda, que se mostra indiferente a rótulos e conotações sobre o estilo de música que toca, evolui a cada álbum lançado, buscando novas perspectivas, principalmente no som. A temática do álbum continua sendo a mesma, com a obra épica finlandesa "Kalevala" como principal fonte de inspiração para as letras das músicas, que combinam o ar sombrio de seus tons de death melódico com o progressivo e o folk metal.
Em "Skyforger", porém, é visível que a banda seguiu em suas músicas um tom mais light, utilizando menos os vocais guturais e mais o som característico do progressivo. As músicas "Sampo" e "Silver Bride" seguem um tempo médio, com uma melodia bem marcante firmada nos teclados e guitarra, com refrões pegajosos, daqueles que grudam de primeira e não saem da cabeça.
"From the Heaven of my Heart" vem logo depois, trazendo uma balada mais lenta, com alguns tons épicos e com a voz de Joutsen ainda mais melódica. "Majestic Beast" vem no caminho contrário, com guitarras mais pesadas e o vocal gutural como marca registrada. "My Sun" e "Highest Star" trazem uma levada mais folk, com um mix de sons mais forte, no melhor do experimentalismo já comum do Amorphis.
"Skyforger", no caso, acaba até fugindo um pouco deste experimentalismo comum da banda, mostrando uma linha de raciocínio bem mais clara. Apesar disso, ele não perde em nada para seus antecessores, e pelo contrário, mostra mais consistência tanto na música quanto nas composições, independente do estilo praticado.
O grupo fez um ótimo trabalho com "Skyforger", onde as músicas se fundem de uma forma marcante, em um conjunto memorável e bastante significativo. É um álbum que sem dúvidas merece ser ouvido e experimentado.
Formação:
Tomi Joutsen – vocal
Tomi Koivusaari – guitarra
Esa Holopainen – guitarra
Niclas Etelävuori – baixo
Santeri Kallio – teclado
Jan Rechberger – bateria
Faixas de "Skyforger":
01. Sampo
02. Silver Bride
03. From the Heaven of My Heart
04. Sky Is Mine
05. Majestic Beast
06. My Sun
07. Highest Star
08. Skyforger
09. Course of Fate
10. From Earth I Rose
Outras resenhas de Skyforger - Amorphis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
Rob Halford, do Judas Priest, acha que Phil Lynott foi um gênio
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
O guitarrista que Brian May lamenta nunca ter conhecido e chamou de monstro elemental
O baterista que Phil Collins considerava "tecnicamente muito superior a mim"
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
O dia que Andre Matos convidou amigo muito folgado para churrasco de Luis Mariutti
Kerry King revela seu álbum favorito do Black Sabbath; "todos são legais, mas esse é especial"
Nicko McBrain: pedal duplo é pra caras como Aquiles Priester

Amorphis divulga vídeo da música "The Lantern", faixa de seu disco novo
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



