Amorphis: um ótimo trabalho com o álbum "Skyforger"
Resenha - Skyforger - Amorphis
Por Diego Camara
Postado em 28 de junho de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após os ótimos lançamentos com boa repercussão da crítica em "Silent Waters" e "Eclipse", a banda finlandesa Amorphis vem com mais um ótimo lançamento. "Skyforger" é, sem sombra de dúvidas, o álbum da banda que alcançou maior notoriedade em toda sua carreira, ao alcançar o topo das paradas em sua terra natal e alcançar pela primeira vez as paradas da Billboard nos Estados Unidos.
A banda, que se mostra indiferente a rótulos e conotações sobre o estilo de música que toca, evolui a cada álbum lançado, buscando novas perspectivas, principalmente no som. A temática do álbum continua sendo a mesma, com a obra épica finlandesa "Kalevala" como principal fonte de inspiração para as letras das músicas, que combinam o ar sombrio de seus tons de death melódico com o progressivo e o folk metal.
Em "Skyforger", porém, é visível que a banda seguiu em suas músicas um tom mais light, utilizando menos os vocais guturais e mais o som característico do progressivo. As músicas "Sampo" e "Silver Bride" seguem um tempo médio, com uma melodia bem marcante firmada nos teclados e guitarra, com refrões pegajosos, daqueles que grudam de primeira e não saem da cabeça.
"From the Heaven of my Heart" vem logo depois, trazendo uma balada mais lenta, com alguns tons épicos e com a voz de Joutsen ainda mais melódica. "Majestic Beast" vem no caminho contrário, com guitarras mais pesadas e o vocal gutural como marca registrada. "My Sun" e "Highest Star" trazem uma levada mais folk, com um mix de sons mais forte, no melhor do experimentalismo já comum do Amorphis.
"Skyforger", no caso, acaba até fugindo um pouco deste experimentalismo comum da banda, mostrando uma linha de raciocínio bem mais clara. Apesar disso, ele não perde em nada para seus antecessores, e pelo contrário, mostra mais consistência tanto na música quanto nas composições, independente do estilo praticado.
O grupo fez um ótimo trabalho com "Skyforger", onde as músicas se fundem de uma forma marcante, em um conjunto memorável e bastante significativo. É um álbum que sem dúvidas merece ser ouvido e experimentado.
Formação:
Tomi Joutsen – vocal
Tomi Koivusaari – guitarra
Esa Holopainen – guitarra
Niclas Etelävuori – baixo
Santeri Kallio – teclado
Jan Rechberger – bateria
Faixas de "Skyforger":
01. Sampo
02. Silver Bride
03. From the Heaven of My Heart
04. Sky Is Mine
05. Majestic Beast
06. My Sun
07. Highest Star
08. Skyforger
09. Course of Fate
10. From Earth I Rose
Outras resenhas de Skyforger - Amorphis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
O álbum do Sepultura que a Classic Rock não recomenda aos ouvintes
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Ex-vocalista do Uriah Heep, Steff Fontaine morre aos 70 anos
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Mãe de Olivia Rodrigo deixou de ver seu show no Lollapalooza para assistir o Korn
3 clássicos do rock nacional que todo mundo que foi criança nos anos 1980 sabe de cor
Jesse Leach (Killswitch Engage) não se considera mais cristão
Os erros de Fernando Deluqui como membro do Engenheiros do Hawaii, segundo o próprio
A nojenta iguaria que cônsul em Taiwan ofereceu ao Angra e apenas Rafael Bittencourt comeu
Os Raimundos traíram os Titãs? Sérgio Britto comenta e conta a versão dele



Amorphis divulga vídeo da música "The Lantern", faixa de seu disco novo



