Amorphis: depois de ótimos álbuns, um ainda melhor
Resenha - Skyforger - Amorphis
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 08 de julho de 2009
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Impressionante! Depois de uma espetacular seqüência de discos – "Eclipse" (06) e "Silent Waters" (07) – o Amorphis liberou um sucessor que poderá figurar como o melhor trabalho de uma carreira que está beirando os 20 anos – e, sim, superior a "Tales From The Thousand Lakes", considerado por muitos como o clássico absoluto da primeira fase da banda, liberado em 1994.
Amorphis - Mais Novidades
"Skyforger" (Falsário do Céu) encerra uma espécie de trilogia iniciada com o já citado "Eclipse", trilogia esta que se propõe a abordar a cada lançamento um dos personagens do folclore finlandês Kalevala. E o Heavy Metal do Amorphis, cuja desenvoltura progressiva aliada a sutis resquícios da música extrema, que gerou um estilo tão facilmente reconhecível nos últimos anos, está alcançando um patamar próximo da perfeição.
Sua música agora segue por um caminho oposto ao de seu sombrio antecessor, dando grande ênfase às melodias, que, mesmo com a grande importância que sempre tiveram, estão mais fortes do que nunca. "From The Heaven Of My Heart", "Majestic Beast", a própria faixa-título e "Course Of Fate" são tão especiais que garantem um repertório real e emocionalmente poderoso, mostrando parte dos motivos de a banda soar tão fantástica em "Skyforger".
Há certa tendência ao mainstream, mas a habilidade com que se extravasam sentimentos, entrelaçando as linhas vocais limpas – os urros foram devidamente reduzidos – com atmosferas e solos belíssimos é qualquer coisa impressionante, o que põe em xeque aqueles que possam vir a argumentar que o Amorphis está procurando o respaldo das grandes massas.
Seja em maior ou menor grau, "Skyforger" foi elaborado com vários dos conhecidos elementos que ajudaram a construir a história do grupo, mas de forma tão carismática que possibilitou que o Amorphis novamente seja considerado estar no auge de sua criatividade. E são poucos os que conseguem esse feito duas vezes em sua carreira, convenhamos! Um discaço indispensável à coleção de quaisquer headbanger.
Formação:
Tomi Joutsen – voz
Esa Holopainen - guitarra
Tomi Koivusaari - guitarra
Niclas Etelävuori - baixo
Santeri Kallio - teclados
Jan Rechberger - bateria
Amorphis – Skyforger
(2009 – Nuclear Blast / Icarus Music – importado)
01. Sampo
02. Silver Bride
03. From The Heaven Of My Heart
04. Sky Is Mine
05. Majestic Beast
06. My Sun
07. Highest Star
08. Skyforger
09. Course Of Fate
10. From Earth I Rose
Homepage: www.amorphis.net
Outras resenhas de Skyforger - Amorphis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
Brasileiros superestimam o Sepultura? Canal disseca mudança do show de despedida
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
Fábio Laguna fará expedição de mais de 700 quilômetros de bicicleta pela Estrada Real
Kreator confirma show em Curitiba no Tork 'n' Roll em dezembro
After Forever cancela turnê sul-americana que passaria pelo Brasil
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
O disco gravado por Bruce Dickinson que a Metal Hammer considera o pior do Iron Maiden
Kiss anuncia box-set super deluxe do álbum "Rock and Roll Over"
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
Garotos Podres lança clipe animado "Tá Na Hora di Naná"
O cantor jovem que assustava Freddie Mercury e a quem ele não tinha nada a ensinar
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo

Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?


