Amorphis: depois de ótimos álbuns, um ainda melhor
Resenha - Skyforger - Amorphis
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 08 de julho de 2009
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Impressionante! Depois de uma espetacular seqüência de discos – "Eclipse" (06) e "Silent Waters" (07) – o Amorphis liberou um sucessor que poderá figurar como o melhor trabalho de uma carreira que está beirando os 20 anos – e, sim, superior a "Tales From The Thousand Lakes", considerado por muitos como o clássico absoluto da primeira fase da banda, liberado em 1994.
"Skyforger" (Falsário do Céu) encerra uma espécie de trilogia iniciada com o já citado "Eclipse", trilogia esta que se propõe a abordar a cada lançamento um dos personagens do folclore finlandês Kalevala. E o Heavy Metal do Amorphis, cuja desenvoltura progressiva aliada a sutis resquícios da música extrema, que gerou um estilo tão facilmente reconhecível nos últimos anos, está alcançando um patamar próximo da perfeição.
Sua música agora segue por um caminho oposto ao de seu sombrio antecessor, dando grande ênfase às melodias, que, mesmo com a grande importância que sempre tiveram, estão mais fortes do que nunca. "From The Heaven Of My Heart", "Majestic Beast", a própria faixa-título e "Course Of Fate" são tão especiais que garantem um repertório real e emocionalmente poderoso, mostrando parte dos motivos de a banda soar tão fantástica em "Skyforger".
Há certa tendência ao mainstream, mas a habilidade com que se extravasam sentimentos, entrelaçando as linhas vocais limpas – os urros foram devidamente reduzidos – com atmosferas e solos belíssimos é qualquer coisa impressionante, o que põe em xeque aqueles que possam vir a argumentar que o Amorphis está procurando o respaldo das grandes massas.
Seja em maior ou menor grau, "Skyforger" foi elaborado com vários dos conhecidos elementos que ajudaram a construir a história do grupo, mas de forma tão carismática que possibilitou que o Amorphis novamente seja considerado estar no auge de sua criatividade. E são poucos os que conseguem esse feito duas vezes em sua carreira, convenhamos! Um discaço indispensável à coleção de quaisquer headbanger.
Formação:
Tomi Joutsen – voz
Esa Holopainen - guitarra
Tomi Koivusaari - guitarra
Niclas Etelävuori - baixo
Santeri Kallio - teclados
Jan Rechberger - bateria
Amorphis – Skyforger
(2009 – Nuclear Blast / Icarus Music – importado)
01. Sampo
02. Silver Bride
03. From The Heaven Of My Heart
04. Sky Is Mine
05. Majestic Beast
06. My Sun
07. Highest Star
08. Skyforger
09. Course Of Fate
10. From Earth I Rose
Homepage: www.amorphis.net
Outras resenhas de Skyforger - Amorphis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Sanctuary anuncia show inédito no Brasil após 40 anos de espera
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
Após ausência em registros prévios, Aquiles Priester surge em foto com membros do Angra
O dia que Phil Campbell viu Lemmy Kilmister chapadão cuidando do jardim na madrugada
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
YouTube ameaça deletar canal do Exodus por clipe violento e banda cria site próprio
Masterplan lança "Through the Storm", faixa de seu próximo disco
O presente estranho que Lemmy Kilmister deu para produtor do disco "Inferno"
Ginger Wildheart é diagnosticado com tipo "raro e agressivo" de câncer
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
A letra de Cazuza que Frejat murchou ao descobrir a verdade: "Jurava que eu era inspiração"
Keith Richards: colocando Justin Bieber em seu devido lugar
A crítica de fã a Bruno Sutter que foi tão embasada que ele aceitou e mudou postura
Slash explica porque o Guns N' Roses recusou música para série que virou fenômeno cultural


Amorphis retornará ao Brasil em outubro; confira as datas
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis



