Amorphis: depois de ótimos álbuns, um ainda melhor
Resenha - Skyforger - Amorphis
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 08 de julho de 2009
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Impressionante! Depois de uma espetacular seqüência de discos – "Eclipse" (06) e "Silent Waters" (07) – o Amorphis liberou um sucessor que poderá figurar como o melhor trabalho de uma carreira que está beirando os 20 anos – e, sim, superior a "Tales From The Thousand Lakes", considerado por muitos como o clássico absoluto da primeira fase da banda, liberado em 1994.
Amorphis - Mais Novidades
"Skyforger" (Falsário do Céu) encerra uma espécie de trilogia iniciada com o já citado "Eclipse", trilogia esta que se propõe a abordar a cada lançamento um dos personagens do folclore finlandês Kalevala. E o Heavy Metal do Amorphis, cuja desenvoltura progressiva aliada a sutis resquícios da música extrema, que gerou um estilo tão facilmente reconhecível nos últimos anos, está alcançando um patamar próximo da perfeição.
Sua música agora segue por um caminho oposto ao de seu sombrio antecessor, dando grande ênfase às melodias, que, mesmo com a grande importância que sempre tiveram, estão mais fortes do que nunca. "From The Heaven Of My Heart", "Majestic Beast", a própria faixa-título e "Course Of Fate" são tão especiais que garantem um repertório real e emocionalmente poderoso, mostrando parte dos motivos de a banda soar tão fantástica em "Skyforger".
Há certa tendência ao mainstream, mas a habilidade com que se extravasam sentimentos, entrelaçando as linhas vocais limpas – os urros foram devidamente reduzidos – com atmosferas e solos belíssimos é qualquer coisa impressionante, o que põe em xeque aqueles que possam vir a argumentar que o Amorphis está procurando o respaldo das grandes massas.
Seja em maior ou menor grau, "Skyforger" foi elaborado com vários dos conhecidos elementos que ajudaram a construir a história do grupo, mas de forma tão carismática que possibilitou que o Amorphis novamente seja considerado estar no auge de sua criatividade. E são poucos os que conseguem esse feito duas vezes em sua carreira, convenhamos! Um discaço indispensável à coleção de quaisquer headbanger.
Formação:
Tomi Joutsen – voz
Esa Holopainen - guitarra
Tomi Koivusaari - guitarra
Niclas Etelävuori - baixo
Santeri Kallio - teclados
Jan Rechberger - bateria
Amorphis – Skyforger
(2009 – Nuclear Blast / Icarus Music – importado)
01. Sampo
02. Silver Bride
03. From The Heaven Of My Heart
04. Sky Is Mine
05. Majestic Beast
06. My Sun
07. Highest Star
08. Skyforger
09. Course Of Fate
10. From Earth I Rose
Homepage: www.amorphis.net
Outras resenhas de Skyforger - Amorphis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A noite em que Noel Gallagher ouviu "a melhor música de sua vida"
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
O limite que João Gordo estabeleceu para se aposentar do Ratos de Porão: "Prefiro parar"
Tony Iommi admite estar pensando cada vez mais na própria morte
Yngwie Malmsteen explica "não" a David Lee Roth e por que não trabalharia com Dio
O que aconteceu no túmulo de Ozzy Osbourne que levou Kelly a uma prática milenar
As duas bandas históricas que quase ficaram com João Gordo antes do Ratos de Porão
A banda de rock que multiplicou cachê por 20 após viralizar
A canção dos Beatles em que Paul McCartney já enxergava o fim da banda
Angra realizará primeiro show da carreira na Finlândia
Dave Lombardo ainda escuta thrash metal? O próprio responde
A opinião nada lisonjeira de Ronnie James Dio sobre o Blackmore's Night
Por que o Rush passou a ensaiar os próprios erros antes de voltar aos palcos



Shows que vão agitar São Paulo no segundo semestre de 2026.
Vocalista do Amorphis diz que dedicar quase tudo à banda pode compensar
Amorphis traz turnê Bordeland ao Brasil em outubro; confira datas, cidades e mais informações
Iron Maiden: Review do novo álbum publicado na revista Kerrang


