Amorphis: depois de ótimos álbuns, um ainda melhor

Resenha - Skyforger - Amorphis

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Impressionante! Depois de uma espetacular seqüência de discos – “Eclipse” (06) e “Silent Waters” (07) – o Amorphis liberou um sucessor que poderá figurar como o melhor trabalho de uma carreira que está beirando os 20 anos – e, sim, superior a “Tales From The Thousand Lakes”, considerado por muitos como o clássico absoluto da primeira fase da banda, liberado em 1994.

6 acessosEm 15/02/2006: Amorphis lança o álbum Eclipse5000 acessosMotorhead: Lemmy conta seu segredo com as mulheres

“Skyforger” (Falsário do Céu) encerra uma espécie de trilogia iniciada com o já citado “Eclipse”, trilogia esta que se propõe a abordar a cada lançamento um dos personagens do folclore finlandês Kalevala. E o Heavy Metal do Amorphis, cuja desenvoltura progressiva aliada a sutis resquícios da música extrema, que gerou um estilo tão facilmente reconhecível nos últimos anos, está alcançando um patamar próximo da perfeição.

Sua música agora segue por um caminho oposto ao de seu sombrio antecessor, dando grande ênfase às melodias, que, mesmo com a grande importância que sempre tiveram, estão mais fortes do que nunca. “From The Heaven Of My Heart”, “Majestic Beast”, a própria faixa-título e “Course Of Fate” são tão especiais que garantem um repertório real e emocionalmente poderoso, mostrando parte dos motivos de a banda soar tão fantástica em “Skyforger”.

Há certa tendência ao mainstream, mas a habilidade com que se extravasam sentimentos, entrelaçando as linhas vocais limpas – os urros foram devidamente reduzidos – com atmosferas e solos belíssimos é qualquer coisa impressionante, o que põe em xeque aqueles que possam vir a argumentar que o Amorphis está procurando o respaldo das grandes massas.

Seja em maior ou menor grau, “Skyforger” foi elaborado com vários dos conhecidos elementos que ajudaram a construir a história do grupo, mas de forma tão carismática que possibilitou que o Amorphis novamente seja considerado estar no auge de sua criatividade. E são poucos os que conseguem esse feito duas vezes em sua carreira, convenhamos! Um discaço indispensável à coleção de quaisquer headbanger.

Formação:
Tomi Joutsen – voz
Esa Holopainen - guitarra
Tomi Koivusaari - guitarra
Niclas Etelävuori - baixo
Santeri Kallio - teclados
Jan Rechberger - bateria

Amorphis – Skyforger
(2009 – Nuclear Blast / Icarus Music – importado)

01. Sampo
02. Silver Bride
03. From The Heaven Of My Heart
04. Sky Is Mine
05. Majestic Beast
06. My Sun
07. Highest Star
08. Skyforger
09. Course Of Fate
10. From Earth I Rose

Homepage: www.amorphis.net

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Skyforger - Amorphis

1174 acessosAmorphis: união de elementos prog, death melódico e folk1313 acessosAmorphis: um ótimo trabalho com o álbum "Skyforger"


6 acessosEm 15/02/2006: Amorphis lança o álbum Eclipse0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Amorphis"

HailMetal.comHailMetal.com
Os cinqüenta melhores álbuns de Death Metal

FinlândiaFinlândia
As dez melhores bandas de Heavy Metal do país

Arte GráficaArte Gráfica
Designer brasileiro cria versões para clássicos

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Amorphis"


Lenda do SexoLenda do Sexo
Lemmy conta seu segredo para conquistar mulheres

Milho WonkaMilho Wonka
Quem são os Posers do Rock hoje em dia?

Rolling StonesRolling Stones
As 10 melhores segundo a... Rolling Stone

5000 acessosKiss: a mais longa e reveladora entrevista de Eric Singer5000 acessosNão é Jesus: Imagem de David Gilmour aparece no pescoço de Fernanda Souza5000 acessosMotorhead: destaques do funeral de Lemmy Kilmister5000 acessosMegadeth: que linda jaqueta... onde será que ela comprou?2902 acessosBlack Sabbath: Neil Murray confessa o quanto foi difícil substituir Geezer Butler.4090 acessosAnthrax: Joey Belladona nunca achou seu lugar na banda

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online