Amorphis: união de elementos prog, death melódico e folk
Resenha - Skyforger - Amorphis
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 02 de dezembro de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E eis um grande disco. "Skyforger", nono álbum do grupo finlandês Amorphis, é um dos melhores álbuns de metal de 2009. Executando um som único forjado pela união de elementos do prog, death melódico e folk metal, o sexteto natural de Helsinki gravou um dos melhores trabalhos de sua carreira.
Amorphis - Mais Novidades
O fato é que a trajetória do Amorphis deu uma guinada em 2005 com a entrada do vocalista Tomi Joutsen. O novo cantor rejuvenesceu a sonoridade do grupo, como ficou claro nos álbuns "Eclipse" (2006) e "Silent Waters" (2007), que tiraram a banda do limbo que ela estava prestes a entrar e a reapresentaram para uma nova geração de ouvintes.
"Skyforger" segue o mesmo caminho dos dois discos anteriores, mas é ainda melhor. Melodias cativantes e originais saem dos alto-falantes, devidamente emolduradas pelos vocais repletos de personalidade de Joutsen. A principal referência que vem à cabeça ao seu ouvir o play são os também suecos do Opeth, principalmente pela união bem azeitada entre elementos progressivos e o death metal.
Entre as faixas, destaques para a abertura com "Sampo", "From the Heaven of My Heart", "Majestic Beast" (a melhor do disco), "Skyforger", "Course of Fate" - onde o Hammond dá um clima bem anos sessenta - e o encerramento exemplar com "From Earth I Rose".
É impressionante como o Amorphis conseguiu se reinventar nos últimos anos, e "Skyforger" é, sem dúvida, o ponto mais alto dessa nova fase da banda. Que o ótimo momento continue e novos grandes álbuns venham pela frente!
Faixas:
1 Sampo 6:08
2 Silver Bride 4:13
3 From the Heaven of My Heart 5:20
4 Sky Is Mine 4:20
5 Majestic Beast 4:19
6 My Sun 4:04
7 Highest Star 4:44
8 Skyforger 5:15
9 Course of Fate 4:15
10 From Earth I Rose 5:04
Outras resenhas de Skyforger - Amorphis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 bandas que superaram tragédia e fizeram mais sucesso após perder um integrante
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
Judas Priest inicia a turnê Faithkeepers; confira setlist e vídeos
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
Dave Mustaine já afirmou que foi demitido do Metallica por causa do ciúme de James Hetfield
Os 3 artistas que se queimaram com os Beatles, segundo George Harrison
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A canção do Pink Floyd que Roger Waters acha que teria cantado melhor que David Gilmour
Novo guitarrista do King Diamond, Gus G. revela que Andy LaRocque lhe desejou boa sorte
Alcest anuncia três shows no Brasil em fevereiro de 2027
A famosa banda brasileira que Rafael Bittencourt quase foi linchado por não conhecer
Raul Seixas: qual a origem da música "Gita"?
Steve Vai comenta suas cinco músicas preferidas de todos os tempos


Amorphis divulga vídeo da música "The Lantern", faixa de seu disco novo



