Amorphis: união de elementos prog, death melódico e folk
Resenha - Skyforger - Amorphis
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 02 de dezembro de 2009
Nota: 9
E eis um grande disco. "Skyforger", nono álbum do grupo finlandês Amorphis, é um dos melhores álbuns de metal de 2009. Executando um som único forjado pela união de elementos do prog, death melódico e folk metal, o sexteto natural de Helsinki gravou um dos melhores trabalhos de sua carreira.
O fato é que a trajetória do Amorphis deu uma guinada em 2005 com a entrada do vocalista Tomi Joutsen. O novo cantor rejuvenesceu a sonoridade do grupo, como ficou claro nos álbuns "Eclipse" (2006) e "Silent Waters" (2007), que tiraram a banda do limbo que ela estava prestes a entrar e a reapresentaram para uma nova geração de ouvintes.
"Skyforger" segue o mesmo caminho dos dois discos anteriores, mas é ainda melhor. Melodias cativantes e originais saem dos alto-falantes, devidamente emolduradas pelos vocais repletos de personalidade de Joutsen. A principal referência que vem à cabeça ao seu ouvir o play são os também suecos do Opeth, principalmente pela união bem azeitada entre elementos progressivos e o death metal.
Entre as faixas, destaques para a abertura com "Sampo", "From the Heaven of My Heart", "Majestic Beast" (a melhor do disco), "Skyforger", "Course of Fate" - onde o Hammond dá um clima bem anos sessenta - e o encerramento exemplar com "From Earth I Rose".
É impressionante como o Amorphis conseguiu se reinventar nos últimos anos, e "Skyforger" é, sem dúvida, o ponto mais alto dessa nova fase da banda. Que o ótimo momento continue e novos grandes álbuns venham pela frente!
Faixas:
1 Sampo 6:08
2 Silver Bride 4:13
3 From the Heaven of My Heart 5:20
4 Sky Is Mine 4:20
5 Majestic Beast 4:19
6 My Sun 4:04
7 Highest Star 4:44
8 Skyforger 5:15
9 Course of Fate 4:15
10 From Earth I Rose 5:04
Outras resenhas de Skyforger - Amorphis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps