Amorphis: união de elementos prog, death melódico e folk

Resenha - Skyforger - Amorphis

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collector´s Room
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


E eis um grande disco. "Skyforger", nono álbum do grupo finlandês Amorphis, é um dos melhores álbuns de metal de 2009. Executando um som único forjado pela união de elementos do prog, death melódico e folk metal, o sexteto natural de Helsinki gravou um dos melhores trabalhos de sua carreira.
5000 acessosBatanga: seis roqueiros que fizeram do rock nacional uma decepção5000 acessosFotos de Infância: Janis Joplin

O fato é que a trajetória do Amorphis deu uma guinada em 2005 com a entrada do vocalista Tomi Joutsen. O novo cantor rejuvenesceu a sonoridade do grupo, como ficou claro nos álbuns "Eclipse" (2006) e "Silent Waters" (2007), que tiraram a banda do limbo que ela estava prestes a entrar e a reapresentaram para uma nova geração de ouvintes.

"Skyforger" segue o mesmo caminho dos dois discos anteriores, mas é ainda melhor. Melodias cativantes e originais saem dos alto-falantes, devidamente emolduradas pelos vocais repletos de personalidade de Joutsen. A principal referência que vem à cabeça ao seu ouvir o play são os também suecos do Opeth, principalmente pela união bem azeitada entre elementos progressivos e o death metal.

Entre as faixas, destaques para a abertura com "Sampo", "From the Heaven of My Heart", "Majestic Beast" (a melhor do disco), "Skyforger", "Course of Fate" - onde o Hammond dá um clima bem anos sessenta - e o encerramento exemplar com "From Earth I Rose".

É impressionante como o Amorphis conseguiu se reinventar nos últimos anos, e "Skyforger" é, sem dúvida, o ponto mais alto dessa nova fase da banda. Que o ótimo momento continue e novos grandes álbuns venham pela frente!

Faixas:
1 Sampo 6:08
2 Silver Bride 4:13
3 From the Heaven of My Heart 5:20
4 Sky Is Mine 4:20
5 Majestic Beast 4:19
6 My Sun 4:04
7 Highest Star 4:44
8 Skyforger 5:15
9 Course of Fate 4:15
10 From Earth I Rose 5:04

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Skyforger - Amorphis

1548 acessosAmorphis: depois de ótimos álbuns, um ainda melhor1293 acessosAmorphis: um ótimo trabalho com o álbum "Skyforger"

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Amorphis"

Arte GráficaArte Gráfica
Designer brasileiro cria versões para clássicos

HailMetal.comHailMetal.com
Os cinqüenta melhores álbuns de Death Metal

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Amorphis"

BatangaBatanga
Seis roqueiros que fizeram do rock nacional uma decepção

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Janis Joplin muito antes da fama

TraduçãoTradução
O clássico Somewhere In Time, do Iron Maiden

5000 acessosAlessandro Silveira: Colecionador de bootlegs do Dream Theater5000 acessosMetal contra o câncer: festival aceita "cabelo" como ingresso5000 acessosIron Maiden: veja capa original não lançada do álbum "Virtual XI"5000 acessosVanusa: cantora comenta música "plagiada" pelo Black Sabbath5000 acessosDee Snider: Frontman rebate Paul Stanley e o desafia para duelo4956 acessosMetallica: negando comentários sobre uso de músicas em tortura

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online