Chimaira: tradição de soar distinto de trabalhos anteriores
Resenha - Infection - Chimaira
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 25 de junho de 2009
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Chimaira sempre conseguiu boa repercussão em seu país elaborando uma música com várias daquelas características inacessíveis do underground. E agora os norte-americanos estão disponibilizando seu quinto álbum, "The Infection", que continua mantendo a tradição de soar distinto de seus trabalhos anteriores.

Tanto que o Thrash Metal, tão bem explorado em "Resurrection" (07), foi praticamente abolido por aqui. Mas aquela conhecida atmosfera sinistra permanece, e ainda mais forte. Obscura mesmo, e os teclados de Chris Spicuzza são um fator importante para aumentar esta sensação – atentem para "Secrets Of The Dead", por exemplo. Isso, somado a todo o groove que as composições exalam, gerou um novo elemento mais apocalíptico que se distingue na sonoridade do Chimaira.
A distorção é enorme a ponto de este novo disco poder ser considerado como o menos mainstream já liberado pela banda. Mas, ao contrário do que esse processo camaleônico resultou no passado, "The Infection" possui um repertório que se mostra enfadonho em várias ocasiões. Individualmente, cada faixa é bastante eficaz, mas sequencialmente a audição não funciona tão bem assim – e a própria gritaria nada versátil de Mark Hunter influencia neste sentido.
De qualquer forma, há algumas canções que compensam a aquisição do disco. "The Venom Inside" é uma ótima abertura, com guitarras melódicas iniciais muito bem conduzidas, para depois explodir em puro peso; "Frozen In Time" se saiu estranhamente grudenta (quem diria...!) e com ótimos refrões; além da longa instrumental "The Heart Of It All", novamente com um excelente trabalho nas guitarras, encerrar o álbum mostrando o quanto os instrumentistas do Chimaira são capazes.
Ainda que a capacidade que o Chimaira sempre apresentou, de se reinventar disco após disco, deva ser respeitada e valorizada, infelizmente "The Infection" deixou algo a desejar. Mas, além dos reais fãs da banda, esse trabalho também pode ser conferido por aqueles headbangers que geralmente dão preferência ao groove e vocalizações rosnadas.
Formação:
Mark Hunter - voz
Rob Arnold - guitarra
Matt Devries - guitarra
Jim LaMarca - baixo
Chris Spicuzza - teclados e sampler
Andols Herrick - bateria
Chimaira - The Infection
(2009 - Nuclear Blast / Icarus Music - importado)
01. The Venom Inside
02. Frozen In Time
03. Coming Alive
04. Secrets Of The Dead
05. The Disappearing Sun
06. Impending Doom
07. On Broken Glass
08. Destroy And Dominate
09. Try To Survive
10. The Heart Of It All
Homepage: www.chimaira.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Ozzfest confirma segundo país que receberá o evento em 2027
Seven Crossroads Festival anuncia oito atrações, seis delas inéditas no Brasil
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
Família de Brent Hinds publica manifesto sobre disputa com o Mastodon
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
James Hetfield explica o que faz de Tony Iommi a sua maior referência
Metallica já era chamado de "vendido" nos anos 80, segundo Lars Ulrich
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
Como o fim de um dos maiores supergrupos abriu caminho para um clássico que antecipou o metal
Axl Rose estaria ajudando cantora country em projeto voltado ao rock
A melhor música que o Slayer lançou no século XXI, de acordo com a Metal Injection
O grande vocalista que recusou o Metallica e preferiu ficar na sua banda
Qual seria o line-up do hipotético "Regis Fest", segundo o crítico Regis Tadeu
Álcool, drogas e intrigas nos primórdios do Guns N' Roses

Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



