Mastodon: para conquistar uma posição entre as melhores
Resenha - Crack the Skye - Mastodon
Por Diego Camara
Postado em 22 de junho de 2009
Nota: 9
Novamente a tão aclamada banda norte-americana de Heavy Metal MASTODON se coloca em posição privilegiada. Após ganhar o respeito, tanto do público quanto da mídia especializada, com "Leviathan" e "Blood Mountain", os metaleiros de Atlanta entram fundo no seu lado mais progressivo para lançar seu novo álbum, "Crack the Skye", e conquistar de vez uma posição dentre as melhores bandas da década.
Quem ouviu "Blood Mountain", terceiro álbum da banda, e pensava que eles não poderiam ir novamente além, se enganou redondamente. "Crack the Skye", o novo álbum do MASTODON, tem muito dos seus três antecessores e um pouco mais, adquirindo um tom místico e completamente imprevisível, aliado a músicas compridas que levam você da transcendência espacial até a Rússia czarista da década de 10.
A começar pela arte de capa do álbum. A ilustração continua impressionante, bela e cheia de detalhes minuciosos que te fazem viajar pela figura, extravagante. Chega a ser sombrio e assustador o modo como ela traz uma singularidade única com o que está contido dentro da caixa. O elemento retratado neste álbum é o éter, dito quinto elemento.
A história do álbum persegue algo realmente diferente e caótico como as músicas da banda. Basicamente o álbum trata de um tetraplégico que descobre como fazer viagens astrais. Em uma de suas viagens ele se aproxima demais do sol, queimando o cordão que o prende a seu corpo, caindo no mundo dos espíritos, sendo enviado ao culto de Rasputin na Rússia czarista. Lá o espírito do tetraplégico prevê a morte do místico russo, que pretende usurpar o trono do czar. Rasputin, após ser morto, tenta guiar o espírito do homem de volta para seu corpo, mas no final eles encontram o Demônio, que tenta roubar suas almas e os levar para o inferno.
A música segue o roteiro de maneira tortuosa, algo já característico no som da banda. Desta vez boa parte das fusões com o hardcore, punk e jazz são deixadas de lado, dando maior espaço ao metal progressivo, porém a banda ainda mostra muito do som característico dos álbuns anteriores. O experimentalismo do MASTODON chega a um novo nível com "Crack the Skye", e o grupo mostra mais uma vez sucesso.
Os grandes destaques do álbum ficam para as músicas "Oblivion" e "Divinations", lançadas como singles e com videoclipes de altíssima qualidade e ótima repercussão, que demonstram o sucesso do grupo também na área da produção e da fotografia.
"Crack the Skye", graças a sua qualidade e à ótima produção, se mostra um álbum forte e bastante consistente que merece ser ouvido do início ao fim. É difícil dizer se este é ou não o melhor álbum do grupo, porém é fácil perceber que o MASTODON mantem o nível de suas composições que já agradaram o público nos álbuns anteriores.
Formação:
Bill Kelliher – Guitarra e vocal secundário
Brann Dailor – Bateria e vocal secundário
Brent Hinds – Guitarra e vocal principal
Troy Sanders – Baixo e vocal principal
Faixas de "Crack the Skye":
01. Oblivion
02. Divinations
03. Quintessence
04. The Czar
I. Usurper
II. Escape
III. Martyr
IV. Spiral
05. Ghost of Karelia
06. Crack The Skye
07. The Last Baron
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps