Lifetimes: cada ser humano é seu próprio inimigo
Resenha - Self Enemy - Lifetimes
Por Giorgio Moraes
Postado em 27 de abril de 2009
Formada em 1998 em Ribeirão Preto, a Lifetimes libera seu 2º full lenght, "Self-Enemy", album que trabalha o conceito de que cada ser humano é seu próprio inimigo.

Quando "Self-Enemy" começa a rolar, o que se percebe é um instrumental que busca fundir Heavy, Thrash e uma pitadinha de "Nu-Metal" para gerar um "bolo" conciso e rico em diversidade rítmica. Tanto melhor para quem ouve, pois a vontade da banda me parece ser a de acabar com a estática de estilos que ainda impera em trabalhos com sonoridade mais extrema.
Em "I Bleed No Longer", música de abertura das festividades auto destrutivas, já temos tais elementos sendo usados em longa escala: o vocal de Leandro Novo indo do Heavy ao Thrash; as guitarras de Fabrício De Lima e Everton Lorenceti construindo riffs e solos que são verdadeiras bombas antimonotonia. Tudo isso com o auxilio luxuoso da bateria de Rafael Rissato e do baixo de Aurélio Moreira. "Now I'm Broken" surge imponente, com seu riff baseado na sujeira sonora e seu vocal que passeia com extrema desenvoltura entre Pantera e Iced Earth. Outra faixa emblemática é "Above", que quando parece enveredar por um caminho mais obscuro - a julgar pelo clima denso de sua abertura, que lembra um funeral - descanba para um Heavy bem tradicional, com vocais flertando com os médios agudos característicos do estilo, para só então "namorar" o estilo amalucado de Tom Araya à frente do Slayer. Contando com mais de uma hora de música, o cardápio de "Self-Enemy" é, sem sombra de dúvidas, bem amplo. E, o que é melhor, de sabor ímpar.
Outro espetáculo a parte fica por conta do encarte, que explora visualmente o conceito que vem embutido no título do CD: cigarros; drogas ilícitas; álcool. As fotos ficaram por conta de Evandro Lorenceti. Produzido por Rômulo Felicio e Fabrício De Lima, "Self-Enemy" foi mixado de forma competente por Thiago Bianchi (Shaman). Mais uma prova irrefutável de que a produção nacional vem crescendo e ganhando mais e mais corpo. E isso merece destaque sempre!
O Ministério da Saúde Musical adverte: ouça sem reservas.
Para conhecer mais:
http://www.myspace.com/lifetimesmetal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
David Ellefson explica porque perdeu o interesse em Kiss e AC/DC; "Foda-se, estou fora"
Jeff Scott Soto não acha que Yngwie Malmsteen falou dele em recente desabafo
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Os 15 melhores álbuns de metal de 2025 segundo a Rolling Stone
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Slash e a banda com o maior estoque de riffs matadores; "os caras tinham riff pra dar e vender"
Como surgiu o nome do AC/DC a partir de trocadilho com força da banda no palco?
Queen: As dez letras mais profundas da banda
Rita Lee e a inspiração pra "Menino Bonito": o amor por João Ricardo, do Secos & Molhados

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



