Lifetimes: cada ser humano é seu próprio inimigo
Resenha - Self Enemy - Lifetimes
Por Giorgio Moraes
Postado em 27 de abril de 2009
Formada em 1998 em Ribeirão Preto, a Lifetimes libera seu 2º full lenght, "Self-Enemy", album que trabalha o conceito de que cada ser humano é seu próprio inimigo.

Quando "Self-Enemy" começa a rolar, o que se percebe é um instrumental que busca fundir Heavy, Thrash e uma pitadinha de "Nu-Metal" para gerar um "bolo" conciso e rico em diversidade rítmica. Tanto melhor para quem ouve, pois a vontade da banda me parece ser a de acabar com a estática de estilos que ainda impera em trabalhos com sonoridade mais extrema.
Em "I Bleed No Longer", música de abertura das festividades auto destrutivas, já temos tais elementos sendo usados em longa escala: o vocal de Leandro Novo indo do Heavy ao Thrash; as guitarras de Fabrício De Lima e Everton Lorenceti construindo riffs e solos que são verdadeiras bombas antimonotonia. Tudo isso com o auxilio luxuoso da bateria de Rafael Rissato e do baixo de Aurélio Moreira. "Now I'm Broken" surge imponente, com seu riff baseado na sujeira sonora e seu vocal que passeia com extrema desenvoltura entre Pantera e Iced Earth. Outra faixa emblemática é "Above", que quando parece enveredar por um caminho mais obscuro - a julgar pelo clima denso de sua abertura, que lembra um funeral - descanba para um Heavy bem tradicional, com vocais flertando com os médios agudos característicos do estilo, para só então "namorar" o estilo amalucado de Tom Araya à frente do Slayer. Contando com mais de uma hora de música, o cardápio de "Self-Enemy" é, sem sombra de dúvidas, bem amplo. E, o que é melhor, de sabor ímpar.
Outro espetáculo a parte fica por conta do encarte, que explora visualmente o conceito que vem embutido no título do CD: cigarros; drogas ilícitas; álcool. As fotos ficaram por conta de Evandro Lorenceti. Produzido por Rômulo Felicio e Fabrício De Lima, "Self-Enemy" foi mixado de forma competente por Thiago Bianchi (Shaman). Mais uma prova irrefutável de que a produção nacional vem crescendo e ganhando mais e mais corpo. E isso merece destaque sempre!
O Ministério da Saúde Musical adverte: ouça sem reservas.
Para conhecer mais:
http://www.myspace.com/lifetimesmetal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Heart pretende gravar mais um álbum e dizer adeus em 2027
Alex Skolnick (Testament) lembra audição para o Spin Doctors
Evan Dando (Lemonheads) é internado para tratar problemas mentais após assédio a fã
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
A música de novo disco do Megadeth que lembra o Metallica, de acordo com Gastão Moreira
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
Chuck Billy diz que vinil "tem um som diferente", mas aponta um detalhe que muda tudo
Os dois motivos que levaram Renato Russo a recusar parceria musical que Cazuza ofereceu
A forte cena que Ney Matogrosso viu quando trabalhou em laboratório de anatomia
A música do Led Zeppelin que Noel Gallagher escolheu como uma das melhores de todos os tempos


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



