Lifetimes: cada ser humano é seu próprio inimigo
Resenha - Self Enemy - Lifetimes
Por Giorgio Moraes
Postado em 27 de abril de 2009
Formada em 1998 em Ribeirão Preto, a Lifetimes libera seu 2º full lenght, "Self-Enemy", album que trabalha o conceito de que cada ser humano é seu próprio inimigo.

Quando "Self-Enemy" começa a rolar, o que se percebe é um instrumental que busca fundir Heavy, Thrash e uma pitadinha de "Nu-Metal" para gerar um "bolo" conciso e rico em diversidade rítmica. Tanto melhor para quem ouve, pois a vontade da banda me parece ser a de acabar com a estática de estilos que ainda impera em trabalhos com sonoridade mais extrema.
Em "I Bleed No Longer", música de abertura das festividades auto destrutivas, já temos tais elementos sendo usados em longa escala: o vocal de Leandro Novo indo do Heavy ao Thrash; as guitarras de Fabrício De Lima e Everton Lorenceti construindo riffs e solos que são verdadeiras bombas antimonotonia. Tudo isso com o auxilio luxuoso da bateria de Rafael Rissato e do baixo de Aurélio Moreira. "Now I'm Broken" surge imponente, com seu riff baseado na sujeira sonora e seu vocal que passeia com extrema desenvoltura entre Pantera e Iced Earth. Outra faixa emblemática é "Above", que quando parece enveredar por um caminho mais obscuro - a julgar pelo clima denso de sua abertura, que lembra um funeral - descanba para um Heavy bem tradicional, com vocais flertando com os médios agudos característicos do estilo, para só então "namorar" o estilo amalucado de Tom Araya à frente do Slayer. Contando com mais de uma hora de música, o cardápio de "Self-Enemy" é, sem sombra de dúvidas, bem amplo. E, o que é melhor, de sabor ímpar.
Outro espetáculo a parte fica por conta do encarte, que explora visualmente o conceito que vem embutido no título do CD: cigarros; drogas ilícitas; álcool. As fotos ficaram por conta de Evandro Lorenceti. Produzido por Rômulo Felicio e Fabrício De Lima, "Self-Enemy" foi mixado de forma competente por Thiago Bianchi (Shaman). Mais uma prova irrefutável de que a produção nacional vem crescendo e ganhando mais e mais corpo. E isso merece destaque sempre!
O Ministério da Saúde Musical adverte: ouça sem reservas.
Para conhecer mais:
http://www.myspace.com/lifetimesmetal
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
O erro que James Hetfield admite ter cometido com Jason Newsted no Metallica
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
Rudy Sarzo sobre Rhoads x Van Halen: "Pessoas não sabem diferença entre opinião e fato"
Dave Grohl toca "Highway to Hell" com o AC/DC em Nova Jersey
A música do U2 em que Bono precisou esconder que praticamente não conseguia cantar
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Alcione: "Peguei Axl Rose logo pela cintura, ele me abraçou, me chamou de 'amazing'"
O detalhe na letra que faz de "Vento no Litoral" uma música gay, segundo Renato Russo
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



