The Answer: utilizando influências setentistas no seu som
Resenha - Everyday Demons - Answer
Por Fábio Cavalcanti
Postado em 08 de março de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde meados dos anos 90, o ato de procurar novas bandas de hard rock é sinônimo de "missão impossível". Que tal então qualquer banda fortemente influenciada pelo hard rock setentista? Pior ainda! Mas, nos últimos anos, novas bandas do gênero vêm utilizando mais influências setentistas no seu som. Entre elas, temos o The Answer, que acaba de lançar "Everyday Demons" (2009), seu segundo álbum.

O quarteto, formado na Irlanda do Norte, já havia lançado um álbum: o excelente "Rise", de 2006. Nesse meio tempo, ganharam maior visibilidade através do uso de uma faixa no novo Guitar Hero, e através de elogios de artistas como Paul Rodgers (Free, Bad Company, Queen + Paul Rodgers) e Joe Elliott (Def Leppard). De sobra, ainda conseguiram uma vaguinha preciosa como banda de abertura na nova turnê do AC/DC.
Mas, e quanto à música em si? Em "Everyday Demons", o The Answer optou pela total fidelidade ao estilo do seu debut, isso é, o mais puro hard rock! A abertura com a pesada e energética "Demon Eyes" não poderia ser mais conveniente, pois mantém o ouvinte preparado para receber outros petardos poderosos como "Too Far Gone" e a acelerada "On And On" (primeiro single do álbum). Até aqui, já podemos ver que as letras não trazem nada de muito chamativo, mas também não chegam a decepcionar.
Em "Cry Out", a batida cadenciada e as influências de blues rock, juntamente com o vocal de Cormac Neeson em um estilo à la Paul Rodgers, acabam lembrando o lado mais "rocker" do Free. Em "Why'd You Change Your Mind", a longa passagem lenta inicial funciona como um "teaser" para a parte mais pesada e marcante da música, no maior estilo Led Zeppelin. Já a semi-balada "Pride" soa um pouco mais moderninha e acessível, mas não deixa de ser uma ótima música!
Voltando às influências setentistas, "Walkin' Mat" lembra um mix de Black Crowes com o suíngue do Grand Funk Railroad, enquanto que "Tonight" mistura a batida direta do AC/DC com riffs e melodias que lembram os rocks mais bacanas do The Faces. A acelerada "Dead Of The Night" pode não trazer muitas referências ao hard rock clássico, por ser a faixa mais pesada do álbum, mas também não deixa o ouvinte esquecer que está ouvindo um legítimo álbum de rock 'n' roll!
E pra não dizer que faltam sons mais "light" neste novo trabalho, a balada "Comfort Zone" dá as caras com leves influências de rock psicodélico, mas sem fugir muito da "crueza" natural do som da banda. E fechando a track list com chave de ouro, o poderoso rock "Evil Man" destaca bem o guitarrista Paul Mahon, além de mostrar que, no cenário rock em geral, o The Answer ainda está apenas começando...
Ao final de "Everyday Demons", o ouvinte com certeza irá se perguntar se o The Answer é um possível novo gigante do rock ainda em fase de crescimento. Mas, tudo que o humilde autor desta resenha pode responder até o momento é apenas isso: divulgue bastante a banda, e faça suas apostas!
Músicas:
1. Demon Eyes
2. Too Far Gone
3. On And On
4. Cry Out
5. Why'd You Change Your Mind
6. Pride
7. Walkin' Mat
8. Tonight
9. Dead Of The Night
10. Comfort Zone
11. Evil Man
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Rock and Roll Hall of Fame inclui Blaze Bayley entre os indicados pelo Iron Maiden
Morre Ross "The Boss", membro fundador e ex-guitarrista do Manowar
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
Stanley Simmons lança segunda música, "Dancing While the World is Ending"
Tecladista não virá ao Brasil na próxima turnê do Guns N' Roses
O cantor que melhor interpretou Ozzy Osbourne, segundo Gastão Moreira
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A opinião de Lucas Inutilismo sobre o System of a Down e a arrogância no metal
Andreas Kisser: sim, Johnny Depp sabe tocar guitarra
Serj Tankian explica por que o System of a Down não lança um álbum há 20 anos


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



