The Answer: utilizando influências setentistas no seu som
Resenha - Everyday Demons - Answer
Por Fábio Cavalcanti
Postado em 08 de março de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde meados dos anos 90, o ato de procurar novas bandas de hard rock é sinônimo de "missão impossível". Que tal então qualquer banda fortemente influenciada pelo hard rock setentista? Pior ainda! Mas, nos últimos anos, novas bandas do gênero vêm utilizando mais influências setentistas no seu som. Entre elas, temos o The Answer, que acaba de lançar "Everyday Demons" (2009), seu segundo álbum.

O quarteto, formado na Irlanda do Norte, já havia lançado um álbum: o excelente "Rise", de 2006. Nesse meio tempo, ganharam maior visibilidade através do uso de uma faixa no novo Guitar Hero, e através de elogios de artistas como Paul Rodgers (Free, Bad Company, Queen + Paul Rodgers) e Joe Elliott (Def Leppard). De sobra, ainda conseguiram uma vaguinha preciosa como banda de abertura na nova turnê do AC/DC.
Mas, e quanto à música em si? Em "Everyday Demons", o The Answer optou pela total fidelidade ao estilo do seu debut, isso é, o mais puro hard rock! A abertura com a pesada e energética "Demon Eyes" não poderia ser mais conveniente, pois mantém o ouvinte preparado para receber outros petardos poderosos como "Too Far Gone" e a acelerada "On And On" (primeiro single do álbum). Até aqui, já podemos ver que as letras não trazem nada de muito chamativo, mas também não chegam a decepcionar.
Em "Cry Out", a batida cadenciada e as influências de blues rock, juntamente com o vocal de Cormac Neeson em um estilo à la Paul Rodgers, acabam lembrando o lado mais "rocker" do Free. Em "Why'd You Change Your Mind", a longa passagem lenta inicial funciona como um "teaser" para a parte mais pesada e marcante da música, no maior estilo Led Zeppelin. Já a semi-balada "Pride" soa um pouco mais moderninha e acessível, mas não deixa de ser uma ótima música!
Voltando às influências setentistas, "Walkin' Mat" lembra um mix de Black Crowes com o suíngue do Grand Funk Railroad, enquanto que "Tonight" mistura a batida direta do AC/DC com riffs e melodias que lembram os rocks mais bacanas do The Faces. A acelerada "Dead Of The Night" pode não trazer muitas referências ao hard rock clássico, por ser a faixa mais pesada do álbum, mas também não deixa o ouvinte esquecer que está ouvindo um legítimo álbum de rock 'n' roll!
E pra não dizer que faltam sons mais "light" neste novo trabalho, a balada "Comfort Zone" dá as caras com leves influências de rock psicodélico, mas sem fugir muito da "crueza" natural do som da banda. E fechando a track list com chave de ouro, o poderoso rock "Evil Man" destaca bem o guitarrista Paul Mahon, além de mostrar que, no cenário rock em geral, o The Answer ainda está apenas começando...
Ao final de "Everyday Demons", o ouvinte com certeza irá se perguntar se o The Answer é um possível novo gigante do rock ainda em fase de crescimento. Mas, tudo que o humilde autor desta resenha pode responder até o momento é apenas isso: divulgue bastante a banda, e faça suas apostas!
Músicas:
1. Demon Eyes
2. Too Far Gone
3. On And On
4. Cry Out
5. Why'd You Change Your Mind
6. Pride
7. Walkin' Mat
8. Tonight
9. Dead Of The Night
10. Comfort Zone
11. Evil Man
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Para guitarrista, produtor é 99% responsável por sucesso do Def Leppard
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
Após recentes cirurgias, Bret Michaels anuncia pausa na carreira
Qual é o sentido da vida? Geezer Butler, do Black Sabbath, responde
A proposta que Wolf Hoffmann fez para Udo seguir como vocalista do Accept
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
O caótico dia que David Lee Roth foi acusado de ter sequestrado Ozzy Osbourne em 1978
Falece Barry Mitchell, ex-baixista do Queen
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
Rob Zombie lança videoclipe para a faixa "Black Rat Coffin"
O mega-clássico do Led Zeppelin que Robert Plant passou a considerar menos relevante
Serj Tankian, do System Of A Down, elege o maior álbum de Nu-Metal de todos os tempos
O artista que representa a linhagem mais rica da MPB, segundo Humberto Gessinger
O hit diferentão do Led Zeppelin que John Bonham detestava: "Muito chato"



Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



