The Answer: utilizando influências setentistas no seu som
Resenha - Everyday Demons - Answer
Por Fábio Cavalcanti
Postado em 08 de março de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Desde meados dos anos 90, o ato de procurar novas bandas de hard rock é sinônimo de "missão impossível". Que tal então qualquer banda fortemente influenciada pelo hard rock setentista? Pior ainda! Mas, nos últimos anos, novas bandas do gênero vêm utilizando mais influências setentistas no seu som. Entre elas, temos o The Answer, que acaba de lançar "Everyday Demons" (2009), seu segundo álbum.

O quarteto, formado na Irlanda do Norte, já havia lançado um álbum: o excelente "Rise", de 2006. Nesse meio tempo, ganharam maior visibilidade através do uso de uma faixa no novo Guitar Hero, e através de elogios de artistas como Paul Rodgers (Free, Bad Company, Queen + Paul Rodgers) e Joe Elliott (Def Leppard). De sobra, ainda conseguiram uma vaguinha preciosa como banda de abertura na nova turnê do AC/DC.
Mas, e quanto à música em si? Em "Everyday Demons", o The Answer optou pela total fidelidade ao estilo do seu debut, isso é, o mais puro hard rock! A abertura com a pesada e energética "Demon Eyes" não poderia ser mais conveniente, pois mantém o ouvinte preparado para receber outros petardos poderosos como "Too Far Gone" e a acelerada "On And On" (primeiro single do álbum). Até aqui, já podemos ver que as letras não trazem nada de muito chamativo, mas também não chegam a decepcionar.
Em "Cry Out", a batida cadenciada e as influências de blues rock, juntamente com o vocal de Cormac Neeson em um estilo à la Paul Rodgers, acabam lembrando o lado mais "rocker" do Free. Em "Why'd You Change Your Mind", a longa passagem lenta inicial funciona como um "teaser" para a parte mais pesada e marcante da música, no maior estilo Led Zeppelin. Já a semi-balada "Pride" soa um pouco mais moderninha e acessível, mas não deixa de ser uma ótima música!
Voltando às influências setentistas, "Walkin' Mat" lembra um mix de Black Crowes com o suíngue do Grand Funk Railroad, enquanto que "Tonight" mistura a batida direta do AC/DC com riffs e melodias que lembram os rocks mais bacanas do The Faces. A acelerada "Dead Of The Night" pode não trazer muitas referências ao hard rock clássico, por ser a faixa mais pesada do álbum, mas também não deixa o ouvinte esquecer que está ouvindo um legítimo álbum de rock 'n' roll!
E pra não dizer que faltam sons mais "light" neste novo trabalho, a balada "Comfort Zone" dá as caras com leves influências de rock psicodélico, mas sem fugir muito da "crueza" natural do som da banda. E fechando a track list com chave de ouro, o poderoso rock "Evil Man" destaca bem o guitarrista Paul Mahon, além de mostrar que, no cenário rock em geral, o The Answer ainda está apenas começando...
Ao final de "Everyday Demons", o ouvinte com certeza irá se perguntar se o The Answer é um possível novo gigante do rock ainda em fase de crescimento. Mas, tudo que o humilde autor desta resenha pode responder até o momento é apenas isso: divulgue bastante a banda, e faça suas apostas!
Músicas:
1. Demon Eyes
2. Too Far Gone
3. On And On
4. Cry Out
5. Why'd You Change Your Mind
6. Pride
7. Walkin' Mat
8. Tonight
9. Dead Of The Night
10. Comfort Zone
11. Evil Man
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O cantor de Yngwie Malmsteen que ajudou Edu Falaschi: "Posso tentar alguns contratos?"
O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
Adrian Smith revela música do Iron Maiden que deve tocar no Bangers Open Air
O estranho cover do Black Sabbath que Ozzy disse ser "a coisa mais assustadora" que ouviu
O melhor solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon
A música gravada pelo Whitesnake que só foi tocada ao vivo por Glenn Hughes
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna coil para "Enjoy the Silence"
As bandas que mais venderam discos no stand dentro do Rock in Rio 1985, segundo varejista
A música do Queen que Brian May diz ter sido "a mais bonita" que Freddie Mercury escreveu
O hit de Paul McCartney que foi rejeitado quando apresentado aos Beatles
A impagável reação de Carlinhos Brown ao ser convidado para álbum do Sepultura
O artista que obteve 25 vitórias consecutivas no lendário programa do Silvio Santos

Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Em "Attitude Adjustment", Buzzcocks segue firme como referência de punk rock com melodia
"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Iron Maiden: uma análise sincera de "Senjutsu"



