Trivium: riffs inspirados e solos repletos de melodia
Resenha - Trivium - Shogun
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 21 de janeiro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Passados quase dez anos de sua formação (o grupo nasceu em Orlando, na Flórida, em 2000), não é exagero algum apontar o Trivium como uma das principais bandas de heavy metal do cenário atual. Grandes vendedores de discos e donos de uma reputação sólida devido aos seus animalescos shows, o quarteto chega agora ao quarto álbum, "Shogun", que sucede os muito bem sucedidos "Ascendancy" e "The Crusader".
Trivium - Mais Novidades
Musicalmente, o que fica claro nas onze faixas do trabalho é que o Trivium encontrou a sua personalidade, o seu som. As influências de sempre - o thrash da Bay Area (notadamente dos primeiros discos do Metallica) e a New Wave Of British Heavy Metal (principalmente a fase inicial do Iron Maiden) - continuam presentes, mas, diferentemente dos álbuns anteriores, que forneceram munição para alguns críticos apontarem o grupo como mera reciclagem desses dois gigantes da história da música pesada, em "Shogun" elas se unem de maneira sólida na construção de uma sonoridade avassaladora e contagiante, que tem tudo para agradar tanto fãs saudosistas do metal oitentista quanto as gerações mais jovens de headbangers.
Matt Heafy, seguindo o que havia feito em "The Crusader", alterna vocais guturais com passagens limpas nos refrões, causando um contraste muito legal e que já é uma marca registrada do Trivium. As guitarras de Heafy e de Corey Beaulieu honram toda a tradição de quase quarenta anos de som pesado entregando riffs inspirados (ah, como é bom ouvir canções baseadas em riffs, em um cenário dominado por guitarras afinadas em tons baixos e instrumentistas que tocam, ad infinitum, as mesmas passagens) e solos repletos de melodia. Resumindo, o que Heafy e Beaulieu fazem, com precisão cirúrgica, é unir os riffs certeiros do thrash metal às melodias intrincadas e inspiradas da NWOBHM, gerando um som contagiante.
A cozinha do Trivium, formada por Paolo Gregoletto e Travis Smith, mostra domínio técnico invejável, aliado a uma pegada feroz e precisa. Gregoletto alterna momentos em que segue as linhas de guitarra de Heafy e Beaulileu a outros em que cria as bases seguras para as viradas inspiradas de Smith, que evoluiu mais ainda nesse novo álbum, mostrando um trabalho seguro nos dois bumbos e muita criatividade na construção de batidas que dão ainda mais peso às composições.
Entre os destaques estão a abertura selvagem com "Kirisute Gomen", a empolgante "Torn Between Scylla and Charybdis", a melodiosa "Into the Mouth of Hell We March", o arregaço de "Throes of Perdition", a energia de "Like Callisto to a Star in Heaven" e os quase doze minutos de riffs e mudanças de andamento da faixa-título.
"Shogun" mantém o Trivium com uma das principais bandas de heavy metal da última década, e dá um passo importantíssimo na carreira do grupo, com um som repleto de personalidade e inspiração.
Faixas:
1. Kirisute Gomen - 6:26
2. Torn Between Scylla and Charybdis - 6:49
3. Down from the Sky - 5:34
4. Into the Mouth of Hell We March - 5:51
5. Throes of Perdition - 5:53
6. Insurrection - 4:56
7. The Calamity - 4:57
8. He Who Spawned the Furies - 4:40
9. Of Prometheus and the Crucifix - 4:40
10. Like Callisto to a Star in Heaven - 5:25
11. Shogun - 11:53
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Mike Browning, baterista e vocalista original do Morbid Angel, morre aos 62 anos
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Blaze Bayley se apresentará na América Latina em janeiro de 2027
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A música do Smashing Pumpkins em que Billy Corgan expõe mágoa dos pais
Steve Howe (Yes) conta como foi tocar em "Innuendo", do Queen
O artista que Bono considera responsável pela verdadeira estética do punk rock
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
De onde veio o nome "Marvin", título de um dos grandes hits dos Titãs
Mustaine já se referiu a três ex-Megadeth como "melhores amigos que um cara poderia desejar"
Os dois motivos que levaram Renato Russo a recusar parceria musical que Cazuza ofereceu

As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
Matt Heafy acredita que próximo disco pode ser o melhor do Trivium
Trivium queria ter contratado seu atual baterista há 10 anos, diz Matt Heafy
O disco do Behemoth que revolucionou o black metal, segundo vocalista do Trivium
Primeira música que o Trivium tocou ao vivo foi um clássico do Slipknot
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



