Lothlöryen: Heavy Metal que exala alguma modernidade
Resenha - Some Ways Back No More - Lothlöryen
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 29 de dezembro de 2008
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Com uma trajetória que se iniciou em 2002, o mineiro Lothlöryen encantou boa parte do público e mídia especializada com o CD-Demo "Thousand Ways To The Same Land" (03) e, principalmente, com o debut "... Of Bards And Madmen" (05). E se, paralelamente a esta boa recepção, as comparações com os trabalhos do conterrâneo Tuatha de Danann foram freqüentes, a situação com certeza agora poderá se reverter, pois os rumos tomados com "Some Ways Back No More" agora levam a caminhos bem diferentes.

A atmosfera européia e mística, típica do manjado J. R. R. Tolkien, ainda persiste. Mas o Lothlöryen sabiamente seguiu uma linha mais Heavy Metal, que exala alguma modernidade revigorante de tal espontaneidade que fatalmente fisga o ouvinte, em especial pela forma como explora – muito bem mesmo! – todas as camadas de vozes. E algo que reforça a pegada mais pesada é o resultado da gravação, que apresenta uma dose de sujeira que se contrapõe às tantas e bonitas melodias.
Neste esquema, suas canções são muito homogêneas, mas há alguns destaques óbvios como a abertura "My Mind In Mordor", que se caracteriza por ser bastante contemporânea; "Hobbits’ Song" é o grande hino do repertório, com letra inocente e tudo o mais; e fechando a audição, a longa "Unfinished Fairytale", que cativa pelo dinamismo e desenvoltura de sua estrutura.
O projeto gráfico também é digno de menção. Além de a embalagem slipcase garantir um atrativo a mais para a aquisição do CD, a arte novamente ficou aos cuidados do talentoso Robson Piccin (Eternal Malediction, Symmetrya, Laudany); e as letras das canções, obviamente em inglês, possuem sua respectiva tradução para o nosso bom e velho português.
"Some Ways Back No More" é um disco muito agradável e tem tudo para atrair um público bastante amplo dentro de tantos dos subgêneros que o Heavy Metal gerou nos últimos anos. Talvez somente aquele headbanger mais radical, devoto da música extrema, consiga escapar de ser contagiado com a enxurrada de melodias que o disco despeja sobre o ouvinte. Um ótimo trabalho!
Formação:
Leonaldo Oliveira - voz
Wesley Martins Soares - guitarra
Alan Wagner - guitarra
Michel Aguiar - baixo
Dênnis de Souza Paiva - teclados
Marcelo Benelli - bateria
Lothloryen - Some Ways Back No More
(2008 / Die Hard Records – nacional)
01. My Mind In Mordor
02. We’ll Never Be The Same
03. Hobbitcon (intro)
04. Hobbit´s Song
05. Some Way Back No More
06. A Secret Time
07. White Lies (Take Me Home)
08. My Grimoire
09. Unfinished Fairytale
Homepage: www.lothloryen.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
A reação de rockstars ao batismo de Aquiles Priester: "Deus continue te abençoando"
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
Nervosa anuncia turnê como atração principal na América do Norte para 2027
Amon Amarth anuncia novo álbum de estúdio, "The Allfather Awakens"
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
Iron Maiden publica vídeo retrospectivo oficial do Eddfest
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
Forbidden anuncia seu novo álbum de estúdio, primeiro em 16 anos
Ringo Starr relembra a curiosa regra que os Beatles tinham para lidar com peidos na van
O sucesso dos Beatles que a banda quase abandonou pois não estava conseguindo gravar
Ian Gillan diz qual foi o primeiro disco que comprou em sua vida
Aerosmith: As 20 frases mais ultrajantes de Steven Tyler

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



