Raconteurs: menos um projeto e mais uma grande banda
Resenha - Consolers of the Lonely - Raconteurs
Por ms
Fonte: The Raconteurs Brasil
Postado em 15 de dezembro de 2008
O que diferencia as lendas do blues? Uma boa história, Jack White sabe como dizer a um. Em 2005 Jack White se une à Brendan Benson (cantor/compositor), Jack Lawrence (baixista) e Patrick Keeler (baterista) para formar "THE RACONTEURS".

O review abaixo foi publicado na revista Rolling Stone.
"Consolers of the Lonely" vem como uma conversa entre Jack White e Brendan Benson, com influências de suas bandas favoritas, tais como: Led Zeppelin, The Who, Badfinger. Cada um dos riffs, a harmonia entre versos e violão leva uma série de histórias incontestáveis.
Um clássico ocidental em "The Switch and the Spur", uma parábola bíblica em "These Stones Will Shout", a lenta e épica "Carolina Drama". Jack White e Benson se "ligam" à uma harmonia de piano-led em "Pull This Blanket Off". "Salute Your Solution" uma inspiração dos velhos tempos, garageiros. Juntam seus estilos em "Consoler of the Lonely", que coloca todos os possíveis pontos de exclamação com: guitarras explosivas, mudanças bruscas de tempo, ritmo e um ponto culminante quando o conjunto inicia.
A principal música (do título e do álbum) vem de uma inscrição em um posto de correio em Washington: "Mensageiro da simpatia e do amor, servo de partida para amigos, "consoler of the lonely", o vínculo de famílias espalhadas, enlarguecer a vida comum". Se isso é um carteiro do serviço - para ligar as pessoas -, então isso é o que essas canções são destinadas a fazer também.
Este sistema bipartidário de compor as músicas não funciona bem em "Broken Boy Soldiers". A fim de não ofuscar Benson, White tornou-se quase anônimo, abandonando seus acordes clássico. Como resultado, o Raconteurs tornou-se o primeiro projeto secundário na história que realmente soa fortemente. Mas em "Consoler of the Lonely" White abre espaço para sua grande personalidade. Isso é uma boa, pois para todos os pontos fortes de Benson (guitarra brilhantes, melodias, etc..), personalidade não é o que falta à um deles. A matéria-prima da guitarra começa em "Five on the Five".
Benson e White da liberdade e da obsessão com o controle. Nada menos que três canções - "Hold Up", "The Switch and the Spur" e "Attention" - que mencionam a ser preso ou em local fechado à chaves. Em "Old Enough" é várias influências de folk e blues. (Para terminar, Benson adverte: "Vocês não falam, então eu tenho que adivinhar, você não estiá livre" - você ouviu isso, Meg?)
Consolers soa menos como um projeto e mais como uma grande banda. É divertido assistir White fazer as coisas como ele faz. Em destaque do álbum, "Carolina Drama", White canta a lenda de um menino chamado Billy, que tem uma vingança contra o namorado de sua mãe, White conclui que: Billy mata o namorado com uma garrafa de leite. Mas nada está resolvido - no fim uma trapalhada de inexplicável detalhes (quem é este pastor que entregou a garrafa?).
"Não se incomode" - White avisa que no início ele não iria empurrar tudo para cima. "Não tenho certeza de que há um ponto para a história/ Mas eu vou dizer a ele outra vez", ele canta. "Tantas outras pessoas tentam dizer o conto/ Nem um deles sabe o final." Adivinhe, o ponto da história é o expressivo!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Banda dinamarquesa perde grande parte de seus equipamentos em incêndio
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
Mark Morton, do Lamb of God, celebra sobriedade e explica por que ainda aborda o assunto
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional


