Hatred: Death Metal brutal lembrando bandas brasileiras
Resenha - Blasphemous Deliverance - Hatred
Por Maurício Dehò
Postado em 04 de dezembro de 2008
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Como é simples notar, a cena do Metal Extremo passa por uma fase áurea e cheia de bons trabalhos e bandas de qualidade surgindo, dos mais diversos gêneros, locais e especialidades. Um exemplo que chegou a estas mãos foi de um grupo holandês chamado Hatred. Se o nome mostra completa falta de criatividade, o som compensa com um Death Metal brutal, lembrando em alguns momentos bandas brasileiras.

O primeiro registro do quarteto, fundado em 1999, foi em 2000, com a demo auto-intitulada e apenas oito anos mais tarde foi lançado este debut, "Blasphemous Deliverance". O título já indica que a religião é bem maltratada durante as dez faixas de "porrada na orelha", que devem satisfazer os amantes do estilo.
Com letras boas em relação a muito que se vê hoje em dia – na maioria das vezes, simples adorações ao capeta sem maiores reflexões -, o Hatred junta isso a um instrumental matador, em que imperam os 'blast beats', uma boa dose de groove e riffs certeiros, afiados. Basta ouvir a trinca inicial "Christian Dogma", a ignorante "Religion = War" e "The Atheist" para comprovar.
Outro elemento atrativo é a variação dentro de cada faixa, que sempre tem trechos velozes, outros cadenciados e boas "paradinhas", para o headbanger chacoalhar a cabeça no ritmo dos blast beats. Devido a esta característica e a algumas linhas mais quebradas, chega a lembrar algumas vezes os brazucas do Torture Squad – os paulistas ainda mandam melhor!
Na parte final dos quase 37 minutos de som, chama a atenção a instrumental "Transition", mais cadenciada. Ela dá uma quebra na bordoada que é o disco, mas funciona como uma preparação (uma transição, como o nome diz) para a violenta "Enslaved By a Living Deity".
A produção soa bem limpa, mas eficiente para que toda a rajada de Metal seja entendida e apreciada, principalmente para fãs de nomes como Dismember, Vader – para quem já abriram – e tantos outros do Death Metal mundial. Fica um recado final de que o disco é bom, mas que não é necessário recorrer aos gringos para achar Metal Extremo de qualidade. Tem muita coisa tão boa quanto, ou até melhor, abaixo da linha do Equador!
Track List:
1. Christian Dogma
2. Religion = War
3. The Atheist
4. Involution
5. Beholder of Hate
6. Transition
7. Enslaved By a Living Deity
8. Blessed By Possession
9. Reflected In Dead Eyes
10. Blasphemous Deliverance
Formação:
Koen Dingemans – vocal
Peter de Jonge – baixo
Peter van der Schraaf – guitarra
Rob de Waardt – bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Cavaleras no último show do Sepultura? Andreas diz que chance é "50% sim, 50% não"
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
O aspecto do novo disco do Soulfly que Max Cavalera considera o mais legal
O hit que fez Jimmy Page e Jeff Beck esfriarem amizade: "Falta de comunicação"
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
A música escrita nos últimos minutos que virou hino e salvou carreira de banda lendária
Arctic Monkeys: o significado de 505
Inutilismo explica por que metal é intragável para sociedade: "Metaleiros não contribuem"
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



