Kataklism: boa banda, bom som e péssima imagem no DVD
Resenha - Live in Deutschland; The Devastation Begins - Kataklysm
Por Clóvis Eduardo
Postado em 04 de novembro de 2008
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se pudesse dar notas distintas para este primeiro DVD dos canadenses do Kataklysm, separaria a qualidade de imagem como desprezível. Porém justiça seja feita com a sonoridade que o quarteto faz em seus shows. Apenas de ouvido, "Live In Deutschland – The Devastation Begins", merece nota máxima.
Mas, infelizmente, o maior atrativo de um DVD é realmente conferir o desempenho da banda no palco, nos extras, nos documentários, entrevistas, e por aí vai. Mas já de cara, o vídeo gravado no Party-San, Bad Berka, na Alemanha, decepciona. Com apenas quatro câmeras, a imagem do palco é muito escura e granulada em praticamente todo o show, com efeitos de sobreposição de imagem que mais parecem uma edição amadora. Para piorar, fumaça e pirotecnias diversas durante a apresentação, o que dificulta ainda mais o trabalho de captação das imagens.
Sem dúvida, estamos exagerando na reclamação. Afinal, uma banda de Death Metal tão prestigiada como o Kataklysm pode tocar em qualquer lugar, e em quaisquer condições, que nunca deixará de ser prestigiada por nós fãs. Até por isso mesmo, o público alemão deu um belo exemplo de como se portar no show, interagindo em cada música de maneira única, a exemplo de em "Where The Enemy Sleeps", que ficou extraordinária ao vivo.
É neste ponto que o Kataklysm acertou com este DVD. A qualidade sonora está animal. Dá até para duvidar que somente Jean-Francois Dagenais na guitarra consegue montar uma coluna de riffs tão pesada. É lógico que, com a parceria de Stephane Barbe, no baixo, o show ficaria ainda mais intenso.
O show principal do DVD do Kataklysm trás aproximadamente 50 minutos em 12 faixas. Nada muito além da média de um show de Death Metal, ainda mais da qualidade com que os canadenses realizam. Músicas como "The Ressurected", "As I Silther", "Manipulator Of Souls" e "In Shadows & Dust", só conduzem a real situação do Kataklysm hoje em dia: uma banda experiente, com músicas marcantes e integrantes entrosados e ainda capitaneados pelo ogro Maurizio Iacono e os vocais urrados e gritados. Não espere descanso, já que a banda agita a cada momento possível do show.
Como material extra, o DVD trás quatro músicas de um show realizado no Canadá, terra natal da banda, em 26 de maio de 2006. O material também não tem boa qualidade na iluminação e na filmagem, sendo captado também com apenas quatro câmeras, mas a sonoridade continua impecável, inclusive pela atuação do baterista Max Duhamel.
Acompanha o DVD um CD com as músicas executadas no festival alemão, realizado em 11 de agosto de 2006. Uma boa chance para quem, a exemplo de tantos outros, não gostou da qualidade de vídeo do show, mas ficou boquiaberto com a qualidade do som que os caras conseguiram captar nesta apresentação na Alemanha.
Nuclear Blast – Laser Company – Rock Brigade
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Bruno Sutter aposta alto e aluga o Carioca Club para celebrar 50 anos de Iron Maiden em São Paulo
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
A música inspirada em Soundgarden que virou um hit do Metallica - não é "Enter Sandman"
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Sweden Rock Festival anuncia line-up com Iron Maiden e Volbeat entre os headliners
Fabio Lione se despede do Angra e Alirio Netto assume os vocais em momento histórico
"Fade to Black" causou revolta na comunidade do metal, segundo Lars Ulrich

"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva


