Clenched Fist: heavy clássico sem misturebas infrutíferas
Resenha - Tribute To The Brave Ones - Clenched Fist
Por Glauco Silva
Postado em 18 de outubro de 2008
Mais que uma pequena jóia do mais tradicional Heavy, esse lançamento é uma verdadeira conquista para o Clenched Fist, uma das mais conhecidas - e queridas - bandas de nosso undergound. O quinteto paulistano estava com esse debut gravado já há algum tempo, mas coube à Marquee a louvável iniciativa de lançar este CD.

Pouquíssima coisa mudou desde que lançaram a demo "Into The Fire", resenhada aqui na Whiplash por este mesmo escriba - e se tratando de uma banda que louva o metal de raiz, sem concessões ou modernices, isso já é um ótimo sinal. A novidade mais marcante é a inclusão de 2 faixas cantadas em nossa língua pátria: nem sempre dá certo essa mistura, mas aqui ficou ótimo.
15 faixas compõem o CD, sendo as 7 últimas a demo acima citada, como bônus. "Adaga (Cravando o Mastro Oitentista)" abre o play com pique total e letras em português que fogem bastante do lugar-comum, rimas de bom gosto. Segue "Into the Fire" que cola imediatamente no ouvido, impossível não escutar e já sair cantando o refrão depois de escutar pela primeira vez.
Na pesadíssima "Bang Your Head" dá pra sacar melhor as diferenças entre a demo e o que gravaram aqui: além da óbvia qualidade superior de gravação, o Vagner trabalhou bem as linhas de vocal, deixando de lado flertes perigosos com tons mais altos. Essa segurança transparece também em "Clenched Fist" (com participação de outro notório ícone under, o Cavalo Bathory do Amazarak) e "Death's Words".
"Valhalla" já nasceu simplesmente clássica, um verdadeiro hino de Heavy Metal em sua mais pura concepção: refrão memorável, melodias épicas e ritmo marcante - perfeita, enfim. A segunda incursão de bom gosto na língua de Camões rola na excelente "Trombetas da Destruição", que já tocam há um bom tempo ao vivo… que refrão é esse?!? Pra fechar a parte inédita, um corretíssimo cover de "Divine Victim" do Manilla Road encaixou como uma luva em toda a concepção do Clenched.
Aí entra a demo de bônus, que só pela inclusão da maravilhosa "Hates Of Dogmas" já valeria a pena. No fim das contas, "Tribute To The Brave Ones " é um verdadeiro mimo aos ouvidos dos fãs do heavy clássico, sem misturebas infrutíferas ou que seguem o que "está na moda" - e justamente nessa dedicação e honestidade todas as qualidades do grupo ficam latentes. Essencial para lembrar de onde viemos, e celebrar um grupo com tanta identidade e talento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
O hit do Angra que Rafael Bittencourt fez para namorada: "Me apaixonei e fiquei triste"
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Phil Collins revela estar sob cuidado de equipe de enfermeiros 24 horas por dia
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Dedo x Palheta: Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate
Regis Tadeu e o desconcertante vício que Angus Young não consegue largar
As regras de Sharon na relação de Ozzy Osbourne com as groupies


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



