John Mayer: muito além de qualquer estereótipo
Resenha - Where The Light Is - John Mayer
Por Rafael Tavares
Postado em 17 de outubro de 2008
Nota: 10
"O que acontece quando as pessoas já sabem tudo a seu respeito mesmo antes de você conhecê-las, é que você precisa trabalhar pra que elas voltem a não saber mais nada a seu respeito."
É com esta frase que John Mayer abre seu novo DVD, "Where The Light Is". Muita gente o conhece como um músico que faz música pop radiofônica, porém agradável aos ouvidos, e de ser capaz de pegar todas as mulheres de Hollywood pelas quais o resto da humanidade anseia (sua lista conta com nomes como Cameron Diaz, Jessica Simpson e, atualmente, Jennifer Aniston). Porém ele é um artista que vai muito além de qualquer estereótipo que podem ser utilizados para tachá-lo do que bem entenderem, e a prova disso é o que se vê em "Where The Light Is".
O show é dividido em três atos: um acústico, um com o "John Mayer Trio" e o último com sua banda de apoio. Todas as três "encarnações" de Mayer são apresentadas neste trabalho. Esta divisão, além de mostrar a versatilidade de John, dá um gás extra ao DVD que, em momento algum, dá sinais de cansaço.
O set acústico começa mostrando toda a habilidade de John ao violão enquanto ele toca "Neon", do EP "Inside Wants Out". A partir daí segue-se um desfile de grandes performances baseadas apenas na pureza do som do violão, contando com, talvez, a melhor performance já registrada de "Daughters", música que lhe rendeu um Grammy de "Música do Ano" em 2005, além de uma ótima versão de "Free Fallin’" do Tom Petty.
O segundo ato, meu favorito, é a apresentação do "John Mayer Trio". Como é bom ver o "John Mayer Trio"! John Mayer na guitarra/voz, Steve Jordan na bateria e Pino Palladino no baixo tocam um blues de altíssima qualidade que não deixa nada a dever aos grandes nomes do estilo. Destaque para "Wait Until Tomorrow" e "Bold as Love", ótimas versões de músicas do Jimi Hendrix, "Who Did You Think I Was" (que pode ser vista por três cameras diferentes), "Good Love is on The Way" e "Vultures". A energia que domina o palco quando esses três estão juntos é contagiante.
O último ato, com a banda de apoio de John Mayer, abre com "Waiting on the World to Change", do disco "Continuum", que, além de ser a tônica do DVD, domina este terceiro ato, que conta com mais seis faixas deste disco. Ainda são executadas "Why Georgia", do "Room for Squares" e "I Don’t Need No Doctor", música de Ray Charles que caiu com uma luva na interpretação de John Mayer.
"Where The Light Is" mostra um John Mayer muito mais a vontade no palco e tecnicamente melhor, tanto na guitarra/violão quanto vocalmente falando, em relação ao seu primeiro DVD, "Any Given Thursday" de 2003. Se a expectativa por um show dele no Brasil já era grande, ela aumentou muito após o lançamento deste excelente trabalho no mercado brasileiro.
1º Ato: Set Acústico
Neon
Stop This Train
In Your Atmosphere
Daughters
Free Fallin’
2º Ato: John Mayer Trio
Everyday I Have The Blues
Wait Until Tomorrow
Who Did You Think I Was
Come When I Call
Good Love Is On The Way
Out Of My Mind
Vultures
Bold As Love
3º Ato: John Mayer e banda
Waiting On The World To Change
Slow Dancing In A Burning Room
Why Georgia
The Heart Of Life
I Don’t Need No Doctor
Gravity
I Don’t Trust Myself (With Loving You)
Belief
I’m Gonna Find Another You
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps