Slipknot: a esperança está de volta com o novo álbum
Resenha - All Hope Is Gone - Slipknot
Por Fernão Silveira
Postado em 18 de setembro de 2008
Desde que estourou, na segunda metade dos anos 90, o SLIPKNOT mostra repetidamente que chegou para renovar a cara do metal pesado. E agora, quatro anos após a concepção do diferenciado "Vol. 3: The Subliminal Verses", os nove de Des Moines (cidadezinha no Estado americano de Iowa) entregam aos fãs um novo trabalho: "All Hope is Gone", que mantém em alta a categoria da banda.
Slipknot - Mais Novidades
No hiato de quatro anos entre "Vol. 3..." e "All Hope...", que foi parcialmente preenchido pelo lançamento do registro ao vivo "9.0: Live" (2005), muito se discutiu na mídia a respeito dos rumos do SLIPKNOT. Os próprios integrantes se diziam cansados da rotina e da responsabilidade de usar as máscaras e os macacões. Proliferavam os projetos paralelos de alguns dos membros da banda, com maior destaque para o STONE SOUR, de Corey Taylor (vocal) e James Root (guitarra).
Para contribuir com a polêmica, muitos fãs e críticos enxergaram a profundidade (meio depressiva, completamente brutal) de "Vol. 3..." como um presságio para o fim, um canto de cisne, um ponto de ruptura aparentemente sem volta. Felizmente, tivemos outro desfecho para a história – embora o título do novo álbum avise que "toda a esperança se foi".
"All Hope is Gone", lançado em 26 de agosto de 2008 nos Estados Unidos, configura-se como uma feliz síntese dos trabalhos anteriores do SLIPKNOT. Na escala evolutiva da banda, que começou com o quase juvenil (porém extremamente vigoroso e inovador) "Slipknot" e desembarcou no amadurecido "Vol. 3..." (violento de forma única, profundo como o BLACK SABBATH dos melhores tempos de Ozzy), passando pelo irretocável "Iowa" (que estabeleceu novos padrões para a porradaria e chamou a atenção inclusive dos fãs mais xiitas de death metal), "All Hope..." mostra que a banda aprendeu a conhecer bem o seu público e teve inteligência para aproveitar tudo de bom que fez no passado.
A bateria de Joey Jordison (#1) continua primorosa. As guitarras de James Root (#4) e Mick Thomson (#7) seguem entrosadas e muito pesadas, assim como o restante da galera instrumental. E Corey Taylor (#8) tem incorporado um pouco mais de STONE SOUR em seus vocais de SLIPKNOT, mas isso está longe de ser um problema. Portanto, o banquete está servido!
Como não poderia faltar, ".Execute." é a breve introdução para o espetáculo de violência que está por vir nos próximos 70 e poucos minutos. "Gematria (The Killing Name)" dá as boas-vindas, mostrando que os nove rapazes estão em ponto de bala, com a mão pesada que lhes tornou famosos e notáveis.
Em "Vendetta", Corey Taylor procura deixar sua voz mais limpa, em contraposição aos coros de Chris Fehn e Shawn Crahan ao fundo, o que confere um resultado bem legal à música. Mas para quem curte brutalidade em seu estado mais puro, "Wherein Lies Continue" e "All Hope Is Gone" são excelentes exemplares do "death à moda do SLIPKNOT" que conquistou tanta gente ao redor do mundo.
"Psychosocial", "Dead Memories" e "'Til We Die" são os momentos em que "All Hope..." se aproxima mais de "Vol 3...". Mas o diálogo com o trabalho anterior em estúdio se escancara em "Vermilion Part. 2", um remix interessante de uma das melhores faixas dos "versos subliminares".
"All Hope is Gone", em resumo, é um trabalho de primeira, mais facilmente digerível que o complexo "Vol. 3..." e tão impactante quanto "Iowa". Se você é desprovido de preconceitos – pois, infelizmente, muitos bangers radicais acham sacrilégio curtir o que classificam de "nü metal" (como assim!!!???) do SLIPKNOT -, tenho certeza que não conseguirá concluir a audição deste último álbum sem proferir um surpreso e satisfeito "CA-CE-TE!".
Isso sem falar no trampo altamente caprichado da versão gringa, em digipack e com DVD bônus, em que "All Hope is Gone" foi lançado nos EUA. Nem seria preciso falar sobre a qualidade da embalagem, das artes e do encarte, mas estes truques da indústria fonográfica estrangeira não podem passar isentos de merecidos elogios - e se você considerar que este CD foi lançado a US$14 (pouco mais de R$23,50) na Amazon.com, chega a dar pena (para não falar raiva...) dos lançamentos pelos quais nós, infelizmente, temos de pagar fortunas para comprar aqui no Brasil.
All Hope Is Gone - SLIPKNOT
1 - .Execute.
2- Gematria (The Killing Name)
3 - Súlfur
4 - Psychosocial
5 - Dead Memories
6 - Vendetta
7 - Butcher's Hook
8 - Gehenna
9 - This Cold Black
10 - Wherein Lies Continue
11 - Snuff
12 - All Hope Is Gone
13 - Child of Burning Time
14 - Vermilion, Pt. 2 (Bloodstone Mix)
15 - 'Til We Die
Gravadora: Roadrunner Records
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
O melhor guitarrista vivo do mundo, segundo o lendário Eric Clapton
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
A canção dos anos 50 que unia George Harrison e David Gilmour; "Cada parte é perfeita"
David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page
A reação de rockstars ao batismo de Aquiles Priester: "Deus continue te abençoando"
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
Iron Maiden publica vídeo retrospectivo oficial do Eddfest
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
Nervosa anuncia turnê como atração principal na América do Norte para 2027
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
Amon Amarth anuncia novo álbum de estúdio, "The Allfather Awakens"
Oh, não!: clássicos do Rock Heavy Metal e que foram "estragados" pelo tempo
O hit progressivo dos Mutantes que mistura Yes com samba e encantou Flávio Venturini
As bandas que não têm nenhuma música ruim, segundo o crítico musical Regis Tadeu

4 músicas de heavy metal que têm exatamente 4min44 de duração
Jim Root explica semelhança do novo álbum do Slipknot com Pink Floyd
Slipknot confirma produtor com o qual está trabalhando em novas músicas
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
Corey Taylor fala sobre importância de buscar ajuda terapêutica
Corey Taylor explica uso de barris e tacos na percussão do Slipknot
O álbum do Slipknot que Shawn Crahan não gosta
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer



