Loudness: banda muito conhecida mas pouco ouvida
Resenha - Metal Mad - Loudness
Por Igor Natusch
Postado em 22 de abril de 2008
Nota: 7
O Loudness é, para muitos, uma banda conhecida mas não ouvida, se é que me entendem. Trata-se, com certeza, da banda japonesa que mais sucesso fez fora do seu país natal – e para muitos é um nome citado automaticamente, sem que na verdade se conheça muito bem sua música ou sua carreira. Mas os nipônicos merecem muito mais do que vagas lembranças: a carreira da banda é extensa, muitos de seus discos são de altíssimo nível – e, mais importante, a banda segue ativa, vendendo horrores em seu país natal e gravando discos como se não houvesse amanhã.
"Metal Mad" é o mais novo item de uma carreira que já soma cerca de quarenta títulos, entre álbuns de estúdio, discos ao vivo e coletâneas. E, embora a banda tenha modificado um pouco seu som com o passar dos anos, nunca virou as costas para o Heavy Metal que a caracteriza e que garantiu a sua fama. O disco abre com um tema instrumental, chamado "Fire of Spirit", que de certo modo escancara o que é o Loudness 2008: sonoridade moderna – com direito a guitarras pesadíssimas e uma timbragem bastante aguda de bateria – a serviço de um tema bastante pesado, mas marcante e que gruda na cabeça sem muita dificuldade.
A formação é a clássica, a mesma que caiu na estrada no início dos anos 80 e conquistou o mundo com discos como "Thunder In the East" e "Hurricane Eyes". Akira Takasaki segue comandando tudo, com seu espírito de liderança e sua guitarra pesada, dotada de riffs marcantes e solos altamente inventivos. A cozinha de Masayoshi Yamashita (B) e Munetaka Higuchi (D) é precisa e segura, com destaque para a pegada impressionante do segundo, que nada deixa a dever ao material de vinte anos atrás. E na voz, o velho Minoru Niihara, que gravou o material mais clássico da banda, antes de ser substituído por Mike Vescera (sim, o mesmo que tocou até com o Dr. Sin) no final dos anos 80. De volta à banda desde 2001, o cantor conseguiu se adaptar bem à sonoridade modernizada do Loudness, e em temas como "Whatsoever" e "Crimson Paradox" a versatilidade do homem chega a ser impressionante, segurando todas sem deixar a peteca cair.
Mas, no fundo, o que interessa é o som, certo? Bem, as músicas mais imediatas, por assim dizer, são sem dúvida a faixa-título e "Call of the Reaper" – duas pauladas com levada bem tradicional, belos riffs e linhas vocais das mais grudentas. Canções não tão típicas, mas igualmente boas, estão presentes, como por exemplo "High Flyer" e a dramática "Can’t Find A Way". No mais, temos uma série de sons experimentais, com influências que vão desde o jazz até o new metal, mas que quase sempre trabalham a favor da boa música, sem exageros ou bizarrices demasiadas. Talvez os que conhecem os trabalhos mais antigos do quarteto estranhem músicas como "Spellbound #9" ou "Gravity", mas acredito que um pouco de paciência revelará que se tratam de boas composições, dignas de respeito e atenção dos fãs de um bom Heavy Metal – frutos de uma banda que não se repete, mas também não vira as costas para as glórias do passado.
As últimas notícias dão conta de que o baterista Higuchi está com câncer no fígado, o que torna o futuro imediato do Loudness bastante incerto. Seja como for, nos resta torcer pela plena recuperação do músico – e para que logo ele esteja em condições de retornar aos palcos e estúdios, mantendo viva a chama do que já são mais de 25 anos de Heavy Metal.
LOUDNESS – Metal Mad (2008)
01. Fire of Spirit
02. Metal Mad
03. High Flyer
04. Spellbound #9
05. Crimson Paradox
06. Black and White
07. Whatsoever
08. Call of the Reaper
09. Can’t Find a Way
10. Gravity
11. Transformation
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