Sunblaze: por ironia do destino ainda desconhecidos
Resenha - Illuminating Heights - Sunblaze
Por Júlio Oliveira
Fonte: SunBlaze website
Postado em 22 de abril de 2008
O Sunblaze é mais uma daquelas bandas de excelente qualidade mas que por ironia do destino, passam desapercebidas do grande público. Formada na Alemanha ainda nos anos 90, a banda gravou apenas um registro (de acordo com Jörg Enke, estão trabalhando no próximo há cerca de 5 anos pois todos os músicos têm empregos regulares) no ano de 1997 – Illuminating Heights que é o CD do review que segue-se abaixo.

Apesar de já conhecer a banda desde os anos 90 quando eles tinham samples disponíves em www.mp3.com, fiquei desconfiado logo que recebi o CD pelos coreios (o tecladista Jörg Enke vende pelo Website por US$10.00) por conter apenas duas músicas: "Sunblaze" (14:09) e "Distant Reaches" (10:06). Entretanto eu não poderia acreditar que, com uma arte gráfica de alto nível, impressa ainda em um papel de maior qualidade, a música pudesse ficar em segundo plano, e eu estava certo.
O que escutamos no inicio ao fim é um primor do metal sinfônico capaz de transportar o ouvinte a batalhas medievais e que poderia facilmente ser a trilha sonora de filmes como os de Conan e afins.
"Sunblaze" é dividida em 5 atos e a abertura dá-se com "Origin" que em sua suavidade é facilmente capaz de estimular a imaginação criando cenários onde exércitos preparam-se para uma batalha. O interessante é saber que os compositores queriam justamente causar essa sensação. "Alive" traz as primeiras guitarras a serem escutadas e elas vêm na medida certa, como um chamado às tropas a avançarem à guerra. Então um violino os conduz de fato à luta e em determinado momento, passados alguns minutos, é como se os guerreiros tivessem uma pausa antes de voltarem a guerrear de forma ainda mais brava, conquistando finalmente a vitoria.
Chegamos então à "Sea Of Silk", terceiro ato que começa de forma melancólica, como uma lamentação. A letra também transmite o mesmo sentimento que abrange morte e a transcendência para uma possível outra vida, que tem no próximo ato, "Scent Of A Blossom" a já mencionada passagem que é concluída no ultimo ato, "Illuminating", que começa de forma bastante intricada, orientada pelo teclado de Enke que mais próximo do fim, recebe a companhia da guitarra do seu irmão Mertin Enke, retomando o tema de "Alive" até o final da faixa.
Começa então a segunda faixa, "Distant Reaches", com mais uma vez o tecladista Enke conduzindo a banda até que a guitarra entra e me lembra bastante o Pink Floyd até a chegada do peso da distorção da guitarra que se funde aos instrumentos de corda produzindo um efeito áudio-visual raro. Dessa vez o conteúdo lírico retrata o avanço tecnológico a qualquer custo e que, de acordo com a letra da música, muitas vezes se dá de forma contestável.
O disco vai chegando ao seu final e, apesar de ser curto, as melodias nele encontradas, valem cada centavo. Destaque também para o pioneirismo da banda que no início da década de 90 já fazia esse tipo de som que hoje pode ser facilmente encontrado em vários gêneros do metal.
Formação:
Matthias Pfaff - Voz
Martin Enke - Guitarra
Michèl Kalifa - Baixo
Jörg Enke - Teclado
Jochen Donauer - Bateria
Sunblaze – Illuminating Heights
(1997 – Underground Empire)
1. Sunblaze
I. Origin
II. Alive
III. Sea Of Silk
IV. Scent Of A Blossom
V. Illuminatin
2. Distant Reaches
http://www.sunblaze.de/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
O clássico álbum ao vivo "At Budokan" que não foi gravado no Budokan
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos
Queen: Bowie, Mercury e a história de Under Pressure
Os álbuns dos Beatles mais possuídos (e os mais cobiçados) pelos colecionadores de discos
Dave Grohl explica porque não toca clássicos do Nirvana ao vivo


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



