Sabre: Hard Rock simples mas repleto de carisma
Resenha - Burning Wheels - Sabre
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 16 de março de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Há algumas bandas que executam suas canções de forma extremamente simples, mas repletas de carisma. Assim funciona a coisa toda com o Sabre, banda natural de Videira, lá do oeste catarinense, e que está na ativa desde 2004. Elias ‘Scopel’ Liebl (voz e guitarra), Wagner ‘Maschio’ (baixo) e Mario ‘Oliva’ (bateria) já haviam liberado os EPs "Boemia" (05) e "Estrada de Rosas" (07) com ótima recepção entre o público amante do Hard Rock, e agora estréiam com seu primeiro CD, "Burning Wheels".

Como já foi citado, a banda prima pela simplicidade, mas possui uma seção instrumental interessante o suficiente para se sustentar sozinha e tem como acabamento linhas vocais totalmente convincentes. É como se o Sabre nascesse para fazer Hard Rock, nada soa forçado e capta com folgas muito da euforia e inocência que ajudaram o estilo a sobreviver por amargos períodos, onde se tornou comercialmente inviável em tantos países.
Esqueça o excesso de distorção... Muito do que se escuta em "Burning Wheels" segue por arranjos mais suaves, por vezes introspectivos e beirando o pop; e nem mesmo a maioria das canções sendo relativamente longas para o estilo – sete delas estão entre os cinco e sete minutos – compromete a audição, tal o nível de espontaneidade alcançado.
O repertório traz faixas para todos os gostos, se destacando "Burning Wheels", "Never Ending Road" e "Searching For A Moment", donas de bonitas melodias e ótimo trabalho de voz; além de "Breaking The Door", com aquele jeitão típico das trilhas sonoras de filmes do velho-oeste. Em um disco deste tipo é importante a presença de baladas, que ficam representadas pelas semi-acústicas "When The Woman Sun Shine" e "Children Of The Rock".
Quem diria que, lá da pequena Videira, terra de honrados colonos, iria surgir um trio fazendo um som tão simpático? Guardadas as devidas proporções, dá para traçar alguns (somente alguns!) paralelos entre o Sabre e bandas norte-americanas como Firehouse e Bon Jovi. Se você é afeito ao Hard Rock, fica a recomendação de conhecer este grupo!
Contato: www.sabrerock.com.br
Sabre - Burning Wheels
(2007 / independente – nacional)
01. Seven Nights Seven Girls
02. Burning Wheels
03. Never Ending Road
04. Hey You F.D.P.
05. Searching For A Moment
06. Oriental Montain (instrumental)
07. When The Woman "Sun Shine"
08. Breaking The Door
09. Children Of The Rock
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
O clássico do Judas Priest em que Rob Halford alcançou a nota mais alta da carreira
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
A música que tirou o Yes do esquecimento e atingiu o topo das paradas
"Passem mais tempo com a guitarra do que com mulheres", aconselha Richie Sambora a guitarristas
A música do Megadeth que se aproxima do death metal, segundo Dave Mustaine
A banda que ofereceu algo novo para o metal, segundo Andreas Kisser
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
Yngwie Malmsteen anuncia detalhes do novo álbum, "Hell or High Water"
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
O melhor solo do guitarrista Eddie Van Halen, segundo a Classic Rock
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
Os sete discos essenciais do Grave Digger
Jason Newsted é melhor que Cliff Burton, mas Lars e James ferraram ele no Metallica
10 subgêneros do heavy metal que precisam ser explicados, segundo a Loudwire
A música do Maiden que Bruce considera a mais desafiadora para cantar ao vivo



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



