Sabre: Hard Rock simples mas repleto de carisma
Resenha - Burning Wheels - Sabre
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 16 de março de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Há algumas bandas que executam suas canções de forma extremamente simples, mas repletas de carisma. Assim funciona a coisa toda com o Sabre, banda natural de Videira, lá do oeste catarinense, e que está na ativa desde 2004. Elias ‘Scopel’ Liebl (voz e guitarra), Wagner ‘Maschio’ (baixo) e Mario ‘Oliva’ (bateria) já haviam liberado os EPs "Boemia" (05) e "Estrada de Rosas" (07) com ótima recepção entre o público amante do Hard Rock, e agora estréiam com seu primeiro CD, "Burning Wheels".

Como já foi citado, a banda prima pela simplicidade, mas possui uma seção instrumental interessante o suficiente para se sustentar sozinha e tem como acabamento linhas vocais totalmente convincentes. É como se o Sabre nascesse para fazer Hard Rock, nada soa forçado e capta com folgas muito da euforia e inocência que ajudaram o estilo a sobreviver por amargos períodos, onde se tornou comercialmente inviável em tantos países.
Esqueça o excesso de distorção... Muito do que se escuta em "Burning Wheels" segue por arranjos mais suaves, por vezes introspectivos e beirando o pop; e nem mesmo a maioria das canções sendo relativamente longas para o estilo – sete delas estão entre os cinco e sete minutos – compromete a audição, tal o nível de espontaneidade alcançado.
O repertório traz faixas para todos os gostos, se destacando "Burning Wheels", "Never Ending Road" e "Searching For A Moment", donas de bonitas melodias e ótimo trabalho de voz; além de "Breaking The Door", com aquele jeitão típico das trilhas sonoras de filmes do velho-oeste. Em um disco deste tipo é importante a presença de baladas, que ficam representadas pelas semi-acústicas "When The Woman Sun Shine" e "Children Of The Rock".
Quem diria que, lá da pequena Videira, terra de honrados colonos, iria surgir um trio fazendo um som tão simpático? Guardadas as devidas proporções, dá para traçar alguns (somente alguns!) paralelos entre o Sabre e bandas norte-americanas como Firehouse e Bon Jovi. Se você é afeito ao Hard Rock, fica a recomendação de conhecer este grupo!
Contato: www.sabrerock.com.br
Sabre - Burning Wheels
(2007 / independente – nacional)
01. Seven Nights Seven Girls
02. Burning Wheels
03. Never Ending Road
04. Hey You F.D.P.
05. Searching For A Moment
06. Oriental Montain (instrumental)
07. When The Woman "Sun Shine"
08. Breaking The Door
09. Children Of The Rock
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
O cantor que Axl Rose admitiu ter medo de conhecer; "escuto o tempo todo"
"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
Clown diz que Joey Jordison poderia ter voltado ao Slipknot
Os motivos que levam pessoas como Kurt Cobain a ir para as drogas, segundo Renato Russo
Rodolfo deu entrevistas e falou sobre planos do Raimundos no mesmo dia que deixou o grupo


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo



