Subcyde: começo promissor embora sem diferencial
Resenha - Subcyde - Subcyde
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de novembro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Subcyde vem de Estocolmo, Suécia, e foi formado no final de 1997. Ao longo dos anos soltou três demos que foram mostrando uma grande mudança em sua sonoridade, passando de algo próximo ao Nu-Metal até atingir a sonoridade atual, totalmente voltada para Thrash Metal. Atualmente contando com Antonio da Silva (voz), Ola Englund (guitarra), Martin Anderson (baixo) e Johan Wikforss (bateria), o grupo enfim chega ao tão aguardado primeiro álbum, auto-intitulado, que está saindo lá fora pela Last Entertainment Productions.

E os suecos souberam aproveitar todo o tempo que tiveram – que não foi pouco, convenhamos – para preparar as canções de seu debut. São 11 faixas donas de um Thrash Metal bem moderno e repleto de groove, com alguns resquícios do que era feito na velha Bay Área, além de uns poucos riffs que adentram pelo lado mais extremo da música. O vocalista Antonio da Silva, mesmo com influências do mestre Chuck Billy (Testament), mostra um estilo próprio e bem brutal; os riffs e solos também são eficientes e sem demasiadas extravagâncias, mas quem impressiona mesmo é a seção rítmica, um coquetel explosivo que sustenta com muita convicção o restante do conjunto, como em "A Sea Of Serpents" e "Pitchblack".
Além da excelente produção, há muita coisa bem elaborada por aqui, como "Sentence Is Death" e a cadenciada "All For Extinction" (com os únicos teclados do disco), perfeitas para se bater cabeças. O Subcyde sabe fazer uso do legado que o Pantera deixou nas matadoras "Knives In The Dark" e "Power Smash", e se sai ainda melhor quando aumenta a velocidade em "War Infected" e "Testament".
Ainda que carente de certa individualidade, "Subcyde" é um começo bastante promissor. Se no futuro o grupo cumprir a difícil tarefa de apresentar algumas características próprias, aí sim, haverá maiores chances de se tornar um dos nomes vencedores dignos de exportação, coisa que a Suécia vem produzindo com certa regularidade. De qualquer forma, os headbangers fissurados em bandas como Exodus, Testament, Machine Head, Pantera e The Haunted poderão ter uma boa surpresa com este bom trabalho.
Subcyde - Subcyde
(2007 / Last Entertainment Productions - importado)
01. Knives In The Dark
02. War Infected
03. Power Smash
04. A Sea Of Serpents
05. Testament
06. Hollow Death
07. Sentence Is Death
08. Sacred Scars
09. Perfect Enema
10. Pitchblack
11. All For Extinction
Homepage: www.subcyde.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Live anuncia cancelamento de shows no Brasil
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
A música dos anos sessenta em que Ozzy Osbourne ouviu o começo do metal
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
A música em que Dio disse ter cantado "como uma garota"
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Aerosmith presta tributo a seu descobridor, Clive Davis, falecido aos 94 anos
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
Kurt Cobain não queria seguir o mesmo caminho de Eric Clapton
Dez covers que ficaram tão bons ou melhores que as versões originais, em lista da Metal Hammer
Cazuza e o duplo sentido perigoso escondido na letra de "Exagerado"
Regis Tadeu enumera cinco músicos que redefiniram a linguagem da guitarra


Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



