Subcyde: começo promissor embora sem diferencial
Resenha - Subcyde - Subcyde
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de novembro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Subcyde vem de Estocolmo, Suécia, e foi formado no final de 1997. Ao longo dos anos soltou três demos que foram mostrando uma grande mudança em sua sonoridade, passando de algo próximo ao Nu-Metal até atingir a sonoridade atual, totalmente voltada para Thrash Metal. Atualmente contando com Antonio da Silva (voz), Ola Englund (guitarra), Martin Anderson (baixo) e Johan Wikforss (bateria), o grupo enfim chega ao tão aguardado primeiro álbum, auto-intitulado, que está saindo lá fora pela Last Entertainment Productions.

E os suecos souberam aproveitar todo o tempo que tiveram – que não foi pouco, convenhamos – para preparar as canções de seu debut. São 11 faixas donas de um Thrash Metal bem moderno e repleto de groove, com alguns resquícios do que era feito na velha Bay Área, além de uns poucos riffs que adentram pelo lado mais extremo da música. O vocalista Antonio da Silva, mesmo com influências do mestre Chuck Billy (Testament), mostra um estilo próprio e bem brutal; os riffs e solos também são eficientes e sem demasiadas extravagâncias, mas quem impressiona mesmo é a seção rítmica, um coquetel explosivo que sustenta com muita convicção o restante do conjunto, como em "A Sea Of Serpents" e "Pitchblack".
Além da excelente produção, há muita coisa bem elaborada por aqui, como "Sentence Is Death" e a cadenciada "All For Extinction" (com os únicos teclados do disco), perfeitas para se bater cabeças. O Subcyde sabe fazer uso do legado que o Pantera deixou nas matadoras "Knives In The Dark" e "Power Smash", e se sai ainda melhor quando aumenta a velocidade em "War Infected" e "Testament".
Ainda que carente de certa individualidade, "Subcyde" é um começo bastante promissor. Se no futuro o grupo cumprir a difícil tarefa de apresentar algumas características próprias, aí sim, haverá maiores chances de se tornar um dos nomes vencedores dignos de exportação, coisa que a Suécia vem produzindo com certa regularidade. De qualquer forma, os headbangers fissurados em bandas como Exodus, Testament, Machine Head, Pantera e The Haunted poderão ter uma boa surpresa com este bom trabalho.
Subcyde - Subcyde
(2007 / Last Entertainment Productions - importado)
01. Knives In The Dark
02. War Infected
03. Power Smash
04. A Sea Of Serpents
05. Testament
06. Hollow Death
07. Sentence Is Death
08. Sacred Scars
09. Perfect Enema
10. Pitchblack
11. All For Extinction
Homepage: www.subcyde.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Michael Sweet, vocalista e guitarrista do Stryper, é diagnosticado com câncer
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Como foi a reconciliação dos irmãos Cavalera, segundo eles mesmos
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Os três guitarristas que Jerry Cantrell do Alice in Chains considera "extraterrestes"
A banda de metal dos anos 2000 que foi elogiada por Lars Ulrich e Steve Harris
Dave Mustaine cantarola Jorge Ben Jor e diz que não conhece nenhuma música do Sepultura
Os dois rockstars que influenciaram Casagrande a entrar no mundo das drogas


"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional
"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme



