Asia: carisma que traz algo de atemporal
Resenha - Fantasia Live In Tokyo - Asia
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 30 de setembro de 2007
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Heh! Até hoje me lembro da reação dos fãs do King Crimson, Yes, ELP – grupos de rock progressivo de onde vieram respectivamente o vocalista e baixista John Wetton, o guitarrista Steve Howe e o baterista Carl Palmer, além do tecladista Geoffrey Downes (Buggles) – ao escutarem o Asia com sua sonoridade totalmente pop rock... Todo o inconformismo era justificado, afinal, as novas canções eram totalmente 'anti-progressivas'. Mas este fato não impediu que a nova banda explodisse com seu debut auto-intitulado de 1982, vendendo 15 milhões de álbuns por todo o mundo.
Asia - Mais Novidades
Os hits continuaram por mais dois discos e a banda encerrou suas atividades em 1985. Geoff Downes até levou o projeto adiante com outros músicos e liberou mais cinco álbuns, mas nunca chegou nem perto do estrondoso sucesso do passado.
Em 2006 os quatro membros da formação original se reuniram pela primeira vez em 20 anos para uma série de shows nos EUA e Reino Unido, e a boa repercussão destas apresentações os levou a outra turnê em 2007, agora mundial (inclusive passando pelo Brasil), para comemorar o aniversário de 25 anos do Asia. O resultado destas apresentações culminou em "Fantasia Live In Tokyo", DVD e CD duplo gravado durante parte da tour japonesa, na cidade de Tóquio em 8 de março deste ano, no Shinjuku Koseinenkin-Hall.
A gravação, como não poderia deixar de ser, é muito boa e há um fato curioso na execução de algumas canções: geralmente as músicas tocadas ao vivo tendem a ficar mais velozes, mas não é o que acontece por aqui. Algumas versões estão até mais lentas que as gravações de estúdio, em especial "Roundabout". É um bom show, hit atrás de hit, com momentos acústicos e ainda há espaço para Howe e Downes mostrarem o que sabem fazer com seus instrumentos, valendo mencionar as bonitas guitarras de "Intersection Blues", do álbum-solo de Steve Howe, "Natural Timbre". E o público nipônico, que sempre amou o Asia, mostra toda sua satisfação de forma bem descontraída.
A escolha das canções que fazem parte do repertório é que chega a ser frustrante... Afinal, se o Asia se prontificou a excursionar pelo mundo e lançar um registro ao vivo para comemorar uma data festiva, então seria razoável que fizessem uma seleção de canções de, pelo menos, todos os seus três primeiros discos, não é mesmo? Mas não é o que acontece. A coisa está desequilibrada, com a presença de todas as faixas de seu platinado debut auto-intitulado. "The Smile Has Left Your Eyes", "Don't Cry" e "The Heat Goes On" são as que faziam parte do "Alpha" (83), mas não há nenhuma do "Astra" (85)! Não dá para entender alguns critérios, realmente...
Ponto positivo para a inclusão de faixas de suas ex-bandas. A excelente "In The Court Of The Crimson King" (King Crimson), "Roundabout" (Yes), "Fanfare For The Common Man", (Emerson, Lake e Palmer), agora com mais guitarras, e a apenas mediana "Video Killed The Radio Star" (Buggles) dão um tempero extra ao CD.
Embora a seleção das canções comprometa parte do objetivo de um real item comemorativo, a maioria das músicas soa tão bem quanto há mais duas décadas. E agradarão não somente aos velhos fãs, pois em seus arranjos há um carisma que traz algo de atemporal, podendo se tornar uma viagem interessante a qualquer geração que curta rock acessível, bem explorado e da mais alta qualidade.
Asia - Fantasia Live In Tokyo
(2007 / ST2 - nacional)
Disco 1
01. Time Again
02. Wildest Dreams
03. One Step Closer
04. Roundabout
05. Without You
06. Cutting It Fine
07. Intersection Blues
08. Fanfare For The Common Man
09. The Smile Has Left Your Eyes
Disco 2
01. Don't Cry
02. In The Court Of The Crimson King
03. Here Comes The Feeling
04. Video Killed The Radio Star
05. The Heat Goes On
06. Only Time Will Tell
07. Sole Survivor
08. Ride Easy
09. Heat Of The Moment
Homepage: www.originalasia.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
Tears for Fears anuncia reedição deluxe do álbum "The Seeds of Love"
O disco que resume o que é o Black Sabbath, na opinião de Rob Halford
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
O baterista que disse não ao Led Zeppelin e percebeu tarde demais o tamanho do erro
Tony Iommi confirma que vai remixar um dos álbuns mais criticados do Black Sabbath
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
O amigo que Ozzy Osbourne sentia falta de ter por perto e chamava de cara definitivo do metal
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
O motivo que impediu a reunião dos Beatles segundo Ringo Starr
A maior conquista do Megadeth de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A queixa que Tony Iommi ouviu de Ozzy Osbourne na véspera da morte do cantor
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Tobias Forge desabafa sobre pressão e não garante que o Ghost voltará
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
O refrão de hit dos Beatles que letra é resposta a críticas que receberam de Frank Sinatra
Pink Floyd: Clare Torry processou a banda por direitos autorais e venceu
Sepultura e Nightwish fizeram sucesso no Metal pelo mesmo motivo, afirma Regis Tadeu

Asia lança vídeo de "Echo of You", faixa de seu próximo disco
Os 20 melhores supergrupos da história segundo a Classic Rock
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



