Asia: carisma que traz algo de atemporal

Resenha - Fantasia Live In Tokyo - Asia

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 7

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Heh! Até hoje me lembro da reação dos fãs do King Crimson, Yes, ELP – grupos de rock progressivo de onde vieram respectivamente o vocalista e baixista John Wetton, o guitarrista Steve Howe e o baterista Carl Palmer, além do tecladista Geoffrey Downes (Buggles) – ao escutarem o Asia com sua sonoridade totalmente pop rock... Todo o inconformismo era justificado, afinal, as novas canções eram totalmente 'anti-progressivas'. Mas este fato não impediu que a nova banda explodisse com seu debut auto-intitulado de 1982, vendendo 15 milhões de álbuns por todo o mundo.
1752 acessosGuitarras: As mais icônicas do Rock - Parte 135000 acessosMike Portnoy: o cara trabalha pra kct, será que ganha bem?

Os hits continuaram por mais dois discos e a banda encerrou suas atividades em 1985. Geoff Downes até levou o projeto adiante com outros músicos e liberou mais cinco álbuns, mas nunca chegou nem perto do estrondoso sucesso do passado.

Em 2006 os quatro membros da formação original se reuniram pela primeira vez em 20 anos para uma série de shows nos EUA e Reino Unido, e a boa repercussão destas apresentações os levou a outra turnê em 2007, agora mundial (inclusive passando pelo Brasil), para comemorar o aniversário de 25 anos do Asia. O resultado destas apresentações culminou em "Fantasia Live In Tokyo", DVD e CD duplo gravado durante parte da tour japonesa, na cidade de Tóquio em 8 de março deste ano, no Shinjuku Koseinenkin-Hall.

A gravação, como não poderia deixar de ser, é muito boa e há um fato curioso na execução de algumas canções: geralmente as músicas tocadas ao vivo tendem a ficar mais velozes, mas não é o que acontece por aqui. Algumas versões estão até mais lentas que as gravações de estúdio, em especial “Roundabout”. É um bom show, hit atrás de hit, com momentos acústicos e ainda há espaço para Howe e Downes mostrarem o que sabem fazer com seus instrumentos, valendo mencionar as bonitas guitarras de "Intersection Blues", do álbum-solo de Steve Howe, "Natural Timbre". E o público nipônico, que sempre amou o Asia, mostra toda sua satisfação de forma bem descontraída.

A escolha das canções que fazem parte do repertório é que chega a ser frustrante... Afinal, se o Asia se prontificou a excursionar pelo mundo e lançar um registro ao vivo para comemorar uma data festiva, então seria razoável que fizessem uma seleção de canções de, pelo menos, todos os seus três primeiros discos, não é mesmo? Mas não é o que acontece. A coisa está desequilibrada, com a presença de todas as faixas de seu platinado debut auto-intitulado. "The Smile Has Left Your Eyes", "Don't Cry" e "The Heat Goes On" são as que faziam parte do "Alpha" (83), mas não há nenhuma do "Astra" (85)! Não dá para entender alguns critérios, realmente...

Ponto positivo para a inclusão de faixas de suas ex-bandas. A excelente "In The Court Of The Crimson King" (King Crimson), “Roundabout” (Yes), "Fanfare For The Common Man", (Emerson, Lake e Palmer), agora com mais guitarras, e a apenas mediana "Video Killed The Radio Star" (Buggles) dão um tempero extra ao CD.

Embora a seleção das canções comprometa parte do objetivo de um real item comemorativo, a maioria das músicas soa tão bem quanto há mais duas décadas. E agradarão não somente aos velhos fãs, pois em seus arranjos há um carisma que traz algo de atemporal, podendo se tornar uma viagem interessante a qualquer geração que curta rock acessível, bem explorado e da mais alta qualidade.

Asia - Fantasia Live In Tokyo
(2007 / ST2 - nacional)

Disco 1
01. Time Again
02. Wildest Dreams
03. One Step Closer
04. Roundabout
05. Without You
06. Cutting It Fine
07. Intersection Blues
08. Fanfare For The Common Man
09. The Smile Has Left Your Eyes

Disco 2
01. Don't Cry
02. In The Court Of The Crimson King
03. Here Comes The Feeling
04. Video Killed The Radio Star
05. The Heat Goes On
06. Only Time Will Tell
07. Sole Survivor
08. Ride Easy
09. Heat Of The Moment

Homepage: www.originalasia.com

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

GuitarrasGuitarras
As mais icônicas do Rock - Parte 13

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Asia"

AsiaAsia
O nome de disco que gera duplo sentido

Sem imaginação?Sem imaginação?
Os nomes de bandas mais estúpidos da história

Asia e YesAsia e Yes
Roger Dean processa criadores de Avatar

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Asia"

Mike PortnoyMike Portnoy
O cara trabalha pra kct, será que ganha bem?

Thrash MetalThrash Metal
Dicas de dez ótimas bandas underground

John LennonJohn Lennon
A versão de Marco Feliciano sobre a morte do Beatle

5000 acessosOzzy Osbourne: "tive ressaca contínua durante 40 anos"5000 acessosOs Simpsons: bandas de Rock na versão amarela5000 acessosOito razões pra dormir com um baterista5000 acessosFotos de banda: você acha aquela clássica do Manowar esquisita?5000 acessosNapalm Death: "Religião não serve para nada!"5000 acessosNikki Sixx: "transei com a mulher do Bruce Dickinson"

Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online