Ben Harper: evitando os caminhos fáceis
Resenha - Lifeline - Ben Harper
Por Ricardo Seelig
Postado em 19 de setembro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ben Harper não gosta de caminhos fáceis. Seu novo álbum, "Lifeline", é mais uma prova disso. Basta olhar a história desse americano para perceber isso. Após construir uma sólida carreira e conquistar uma fiel legião de fãs, Harper estourou para o grande público com "Diamonds On The Inside", lançado em 2003 e que o transformou em figura fácil na mídia. Ele poderia ligar o piloto-automático e entregar apenas aquilo que o seu novo público queria, mas não: ele decidiu ousar.

O resultado foi o álbum duplo "Both Sides Of The Gun", lançado em 2006, dividido em dois discos que explicitavam os caminhos sonoros característicos de Ben: as baladas construídas no violão, e o rock temperado com pitadas funk. Uma obra-prima.
Agora, depois de rodar o Brasil e inclusive gravar ao lado da chatinha Vanessa da Matta, Ben Harper coloca no mercado seu novo trabalho, e surpreende de novo. Em uma primeira audição, a característica mais marcante é a grande quantidade de baladas, e o ritmo mais lento do disco. "Lifeline" é um disco extremamente emocional, e que consegue, como poucos, transpor para o ouvinte todo o sentimento de seu autor.
Canções carismáticas, que agradam de imediato, podem ser ouvidas em "Fight Outta You", "In The Colors" e "Fool For A Lonesome Train". As raízes calcadas na música negra nos levam aos tempos da Motown em músicas como ""Needed You Tonight", "Say You Will" e "Put It On Me". "Having Wings" é um single instantâneo.
Mas a principal faixa de "Lifeline" é mesmo a música que dá nome ao disco. Construída sobre acordes simples de violão, "Lifeline" é daquelas canções que faz você parar o que está fazendo e se deixar transportar para outro lugar sem sair de onde está. Lindíssima, figura, com certeza, entre as melhores canções já escritas por Ben.
Mais um grande disco, mais uma prova do talento aparentemente inesgotável deste músico americano. Perfeito para quem busca música verdadeira e feita com alma.
Faixas:
1. Fight Outta You
2. In The Colors
3. Fool For A Lonesome Train
4. Needed You Tonight
5. Say You Will
6. Younger Than Today
7. Put It On Me
8. Heart Of Matters
9. Paris Sunrise #7
10. Lifeline
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
A primeira música que o Queen tocou quatro anos antes de transformá-la em clássico
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
O disco que transformou o Iron Maiden em uma banda realmente global
Festival de metal é interrompido pelas autoridades por estar "barulhento demais"
Wacken Open Air está próximo e confirma 172 atrações em 4 dias de shows
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
Até 70% de desconto em vinil, CDs, acessórios e celulares em ofertas selecionadas na Amazon
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
Tudo melhorou ao largar vegetarianismo e passar a comer animais selvagens, diz Kiedis
A condição imposta pelo Rush para aceitar que Dinho Ouro Preto entrevistasse a banda
A inesperada maneira como pai de Chester descobriu abuso que filho sofria na infância


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



