Ben Harper: evitando os caminhos fáceis
Resenha - Lifeline - Ben Harper
Por Ricardo Seelig
Postado em 19 de setembro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ben Harper não gosta de caminhos fáceis. Seu novo álbum, "Lifeline", é mais uma prova disso. Basta olhar a história desse americano para perceber isso. Após construir uma sólida carreira e conquistar uma fiel legião de fãs, Harper estourou para o grande público com "Diamonds On The Inside", lançado em 2003 e que o transformou em figura fácil na mídia. Ele poderia ligar o piloto-automático e entregar apenas aquilo que o seu novo público queria, mas não: ele decidiu ousar.

O resultado foi o álbum duplo "Both Sides Of The Gun", lançado em 2006, dividido em dois discos que explicitavam os caminhos sonoros característicos de Ben: as baladas construídas no violão, e o rock temperado com pitadas funk. Uma obra-prima.
Agora, depois de rodar o Brasil e inclusive gravar ao lado da chatinha Vanessa da Matta, Ben Harper coloca no mercado seu novo trabalho, e surpreende de novo. Em uma primeira audição, a característica mais marcante é a grande quantidade de baladas, e o ritmo mais lento do disco. "Lifeline" é um disco extremamente emocional, e que consegue, como poucos, transpor para o ouvinte todo o sentimento de seu autor.
Canções carismáticas, que agradam de imediato, podem ser ouvidas em "Fight Outta You", "In The Colors" e "Fool For A Lonesome Train". As raízes calcadas na música negra nos levam aos tempos da Motown em músicas como ""Needed You Tonight", "Say You Will" e "Put It On Me". "Having Wings" é um single instantâneo.
Mas a principal faixa de "Lifeline" é mesmo a música que dá nome ao disco. Construída sobre acordes simples de violão, "Lifeline" é daquelas canções que faz você parar o que está fazendo e se deixar transportar para outro lugar sem sair de onde está. Lindíssima, figura, com certeza, entre as melhores canções já escritas por Ben.
Mais um grande disco, mais uma prova do talento aparentemente inesgotável deste músico americano. Perfeito para quem busca música verdadeira e feita com alma.
Faixas:
1. Fight Outta You
2. In The Colors
3. Fool For A Lonesome Train
4. Needed You Tonight
5. Say You Will
6. Younger Than Today
7. Put It On Me
8. Heart Of Matters
9. Paris Sunrise #7
10. Lifeline
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Adrian Smith detona uso de Inteligência Artificial na música: "É o começo do fim!"
O pior disco do Judas Priest, segundo o Loudwire
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Ex-membros do Live pedem que vocalista pare de usar nome da banda
Baterista explica ausência de discos do Judas Priest da "fase Ripper" nos streamings
Membros do Avenged Sevenfold comentam sobre a música que levou décadas para ser finalizada
Regis Tadeu revela por que Sepultura decidiu lançar trabalho de estúdio antes de encerrar
As 10 bandas com fãs mais tristes, segundo estudo (quase metade é de rock/metal)
O significado de "pedras que choram no mesmo lugar" em "Medo da Chuva" de Raul Seixas
Freddie Mercury: com raiva dele, artistas brasileiros destruíram seu camarim no RIR



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



