Menacer: um belo primeiro passo

Resenha - Rise Up The Menace - Menacer

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos


O embrião desta banda começa em 2000, na cidade paulista de Tatuí, sob o nome Night Riders. Mas em função dos compromissos escolares de seus integrantes, este projeto ficou parado por quatro anos, e só depois de resolvido todas as pendências é que, agora se chamando definitivamente Menacer, o pessoal segue em frente.

Fotos de Infância: Cradle Of FilthLars Ulrich: As mulheres da vida do baterista

Em 2005 e com a formação estabilizada com Daniel Lotoy (voz), Gustavo Campos (guitarra), Dudu Del Ben (baixo) e Márcio Cafundó (bateria), o grupo começa a trabalhar no CD-Demo "Rise Up The Menace", que é liberado no ano seguinte. E, meus caros, o Menacer nem parece ter tão pouco tempo de estrada! O quarteto executa um Heavy Metal de arranjos que buscam a complexidade, com algumas mudanças de ritmos que os aproximam do progressivo, e tudo isso está muito bem amarrado a pitadas de Hard Rock e a alguns riffs Thrash Metal. E nem vou entrar em detalhes da influência que sofrem da pomposa música erudita...

Mas um dos grandes lances aqui é que o Menacer consegue transformar o velho em algo contemporâneo. O uso que fazem dos teclados, resgatando sonoridades lá dos anos 70, é misturado de tal forma com arranjos mais modernos que complicam a vida de quem procura por rótulos. Tudo é claramente planejado, mas nunca em detrimento do feeling, peça fundamental que impede que tudo se torne cansativo.

Outro ponto-chave na banda é a estranhamente bonita voz de Daniel - seu desempenho em "A Perfect Slave" ficou emocionante - que contribui em muito para a distinção no resultado final. São 22 minutos em quatro composições incríveis que mostram músicos versáteis e até mesmo audaciosos, com muitas idéias interessantes e bem estruturadas para um primeiro registro.

Vontade de vencer e competência para isso não falta, pois "Rise Up The Menace" se revela um belo primeiro passo, inclusive com um encarte que apresenta as letras das canções. E, pessoal do Menacer, o que vocês fizeram na "faixa-bônus-escondida-que-é-uma-apresentação" ficou demais!

... E fica a sugestão para o leitor acessar o site da banda. Todo este registro está disponível para download, inclusive com algumas regalias extras.

Contato:
menacer@menacer.com.br
http://www.menacer.com.br

Menacer - Rise Up The Menace
(2006 / CD-Demo - nacional)

01. Rise Up the Menace
02. A Perfect Slave
03. Sadness Kingdom
04. Through My Aim




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Menacer"


Fotos de Infância: Cradle Of FilthFotos de Infância
Cradle Of Filth

Lars Ulrich: As mulheres da vida do bateristaLars Ulrich
As mulheres da vida do baterista

Gorgoroth: As orientações sexuais e políticas de GaahlGorgoroth
As orientações sexuais e políticas de Gaahl

Fotos de Infância: Marilyn MansonFotos de Infância
Marilyn Manson

Mônica Guedes: seus heróis morreram de overdose, os meus morrem na estrada, trabalhandoMônica Guedes
"seus heróis morreram de overdose, os meus morrem na estrada, trabalhando"

Euronymous: o paradoxo do caos e da liberdadeEuronymous
O paradoxo do caos e da liberdade

Megadeth: Mustaine diz que novo álbum tem riffs do demônioMegadeth
Mustaine diz que novo álbum tem riffs do demônio


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336