Pain Of Salvation: conteúdo lírico e musical
Resenha - Scarsick - Pain Of Salvation
Por Rodrigo Simas
Postado em 28 de julho de 2007
A nova empreitada de Daniel Gildenlöw é a esperada continuação do disco "The Perfect Element" (de 2000), que na época alavancou o Pain Of Salvation à condição de banda cult dentro do fechado círculo do metal progressivo.
Pain Of Salvation - Mais Novidades
A verdade é que o grupo foi cada vez ficando mais complexo tematicamente, chegando ao ápice com "Be", obra conceitual que dissertava sobre a vida. Para muitos uma maravilha, para outros, pura chatice. Se em conceito Daniel se superava a cada lançamento, a composição não conseguiu evoluir da mesma forma. Até agora.
Muitos vão torcer o nariz para as primeiras músicas de "Scarsick". Mas a digestão pode demorar realmente algum tempo. O Pain Of Salvation conseguiu equilibrar o balanço entre letras e conceito com sua criação musical, fazendo o trabalho mais variado e condizente com sua proposta até o momento.
Pela primeira vez o encarte não é uma bagunça de camadas e texturas sem a menor noção de diagramação. Com fotos interessantes, aliadas às letras, é possível entender bastante do que Daniel quer nos contar, mas para perceber tudo que engloba "Scarsick" é necessário pesquisar no site oficial e nos fóruns de discussão da banda.
A produção está muito melhor que nos trabalhos anteriores, criando um ambiente ainda mais propício para os diversos estilos abordados, principalmente na primeira parte do CD (ele é dividido em duas partes, a segunda começando na sexta faixa, "Kingdom Of Loss"), que é a mais variada. Do metal ao rap/hip-hop, passando pelo rock, funk, soul e disco, o Pain Of Salvation desfila músicas como "Scarsick", "Spitfall", "Cribcaged" (a mais emocionante), "America" e "Disco Queen" com muita propriedade e personalidade.
Daí pra frente, tudo volta à "normalidade", mas sem perder a criatividade. Os mais radicais vão se sentir mais confortáveis com essa metade ("Kingdom Of Loss", "Mrs Modern Mother Mary", " Idiocracy", "Flame To The Moth" e "Enter Rain") que traz a banda menos experimental e mais centrada no seu estilo convencional.
"Scarsick" tem tudo para agradar todos os tipos de fãs. Desde os que não querem ver a banda parando no tempo aos que preferem não mexer em time que está ganhando, dos cabeças que procuram significado em cada palavra de Daniel Gildenlöw aos que só querem ouvir a música sem muitas preocupações.
Se o frenesi em torno do nome "Pain Of Salvation" é merecido ou não, só o tempo irá dizer. Mas é inegável que "Scarsick" é um passo consciente de uma banda que tem muito a dizer, tanto em conteúdo lírico quanto musical.
Outras resenhas de Scarsick - Pain Of Salvation
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
Anika Nilles conta como aprendeu partes de Neil Peart para turnê com o Rush
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Mikkey Dee conta como conheceu e passou a tocar com King Diamond
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
A música de um disco seminal do Metallica que James Hetfield nunca quis tocar ao vivo
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
Iron Maiden e tietagem: Steve Harris posa com membros de três bandas de metal sinfônico
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Em 1988, as críticas de Axl Rose, do Guns N' Roses, a bandas como Kiss e Iron Maiden
A banda que Axl Rose acusou de só fazer música para ganhar dinheiro
A resposta de Renato Russo quando tentavam diminuir o Barão Vermelho, segundo Frejat


11 bandas de metal progressivo cujo terceiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire



