Pain Of Salvation: conteúdo lírico e musical
Resenha - Scarsick - Pain Of Salvation
Por Rodrigo Simas
Postado em 28 de julho de 2007
A nova empreitada de Daniel Gildenlöw é a esperada continuação do disco "The Perfect Element" (de 2000), que na época alavancou o Pain Of Salvation à condição de banda cult dentro do fechado círculo do metal progressivo.
Pain Of Salvation - Mais Novidades
A verdade é que o grupo foi cada vez ficando mais complexo tematicamente, chegando ao ápice com "Be", obra conceitual que dissertava sobre a vida. Para muitos uma maravilha, para outros, pura chatice. Se em conceito Daniel se superava a cada lançamento, a composição não conseguiu evoluir da mesma forma. Até agora.
Muitos vão torcer o nariz para as primeiras músicas de "Scarsick". Mas a digestão pode demorar realmente algum tempo. O Pain Of Salvation conseguiu equilibrar o balanço entre letras e conceito com sua criação musical, fazendo o trabalho mais variado e condizente com sua proposta até o momento.
Pela primeira vez o encarte não é uma bagunça de camadas e texturas sem a menor noção de diagramação. Com fotos interessantes, aliadas às letras, é possível entender bastante do que Daniel quer nos contar, mas para perceber tudo que engloba "Scarsick" é necessário pesquisar no site oficial e nos fóruns de discussão da banda.
A produção está muito melhor que nos trabalhos anteriores, criando um ambiente ainda mais propício para os diversos estilos abordados, principalmente na primeira parte do CD (ele é dividido em duas partes, a segunda começando na sexta faixa, "Kingdom Of Loss"), que é a mais variada. Do metal ao rap/hip-hop, passando pelo rock, funk, soul e disco, o Pain Of Salvation desfila músicas como "Scarsick", "Spitfall", "Cribcaged" (a mais emocionante), "America" e "Disco Queen" com muita propriedade e personalidade.
Daí pra frente, tudo volta à "normalidade", mas sem perder a criatividade. Os mais radicais vão se sentir mais confortáveis com essa metade ("Kingdom Of Loss", "Mrs Modern Mother Mary", " Idiocracy", "Flame To The Moth" e "Enter Rain") que traz a banda menos experimental e mais centrada no seu estilo convencional.
"Scarsick" tem tudo para agradar todos os tipos de fãs. Desde os que não querem ver a banda parando no tempo aos que preferem não mexer em time que está ganhando, dos cabeças que procuram significado em cada palavra de Daniel Gildenlöw aos que só querem ouvir a música sem muitas preocupações.
Se o frenesi em torno do nome "Pain Of Salvation" é merecido ou não, só o tempo irá dizer. Mas é inegável que "Scarsick" é um passo consciente de uma banda que tem muito a dizer, tanto em conteúdo lírico quanto musical.
Outras resenhas de Scarsick - Pain Of Salvation
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Último álbum do Black Sabbath não rolou por conta de Bill Ward, diz produtor
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
Responsável pela mixagem de "...And Justice for All" considerou "estúpido" limar o baixo
Quando Keith Richards se apaixonou por uma música - e pela vocalista que a cantava
A música gravada pelo Slayer que Kerry King odeia
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
O disco do Genesis que fez uma paródia dos Beatles, mas quase ninguém entendeu a piada
A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
O recado sem-vergonha que Raimundos escondia no material que ia para rádios populares
A impagável resposta de Bruce Dickinson sobre motivo de não tocar "Alexander The Great"


O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



