Resenha - Home - Oliver Hartmann
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 23 de junho de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Apesar de ficar mundialmente conhecido por trabalhos voltados ao Heavy Metal no At Vance ou em projetos como "Avantasia" e "Genius - A Rock Opera", o alemão Oliver Hartmann surpreendeu a todos com as melodias do Hard Rock intimista de seu primeiro álbum-solo "Out In The Cold" (05). E, convenhamos, todo o reconhecimento foi pra lá de merecido dada à versatilidade e sensibilidade empregada nos arranjos deste trabalho.

Seu novo registro, "Home", continua seguindo a linha musical de seu antecessor, com composições bem próximas do que era feito pelas bandas européias na década de 80. Porém não teme em agregar alguns pequenos elementos modernos e deixar as guitarras mais evidentes, como em "The Sun's Still Rising" e "Higher Than Me". Mesmo ficando deslocadas em relação ao restante do repertório, é inegável que são ótimas canções.
O restante do CD oscila entre temas bem Hard Rock como a bem escolhida faixa de abertura "Coming Home To You" e ainda "Somewhere Someday", com refrões ‘chiclete’ e energia de sobra. Ainda sobre refrões, há um bem esquisito na interessante "Millionare". E as baladas... São várias inseridas pelo disco, algumas totalmente românticas, tendo como grande destaque a belíssima "I Don´t Want To Know". "My Everything Is You" também ficou ótima por flertar com a música gospel, e ainda dá para citar a acústica "Lay All Your Love On Me".
Como um todo, "Home" pode não ser tão espetacular como "Out In The Cold", mas quase chega lá. De qualquer forma, Oliver se mostra um cantor que merece figurar entre os grandes nomes da atualidade. A forma como se entrega às canções e, principalmente, a emoção que transmite ao ouvinte... Bom, são poucos os vocalistas que conseguem tal feito e com aparente facilidade. Além disso, Hartmann se revelou há tempos um ótimo compositor e, como se isso não bastasse, novamente se envolveu na produção com o requisitado Sascha Paeth.
O probleminha é que nós, residentes do limbo, teremos que importar esta bolachinha, pelo menos até alguma distribuidora resolver se mexer. Ô limbo! Enquanto isso, o consumidor menos abonado que não conhece o trabalho deste carismático artista pode conferir seu primeiro álbum, o já citado "Out In The Cold", que, este sim, saiu em versão nacional. Não haverá arrependimentos.
Formação:
Oliver Hartmann - voz e guitarra
Mario Reck - guitarra
Armin Donderer - baixo
Juergen Wuest - teclados
Dario Ciccioni - bateria
Hartmann – Home
(2007 / Frontiers Records – importado)
01. Coming Home To You
02. The Sun's Still Rising
03. My Everything Is You
04. Somewhere Someday
05. Just For You
06. I Don't Want To Know
07. Higher Than Me
08. Why Do I
09. Millionaire
10. Crying
11. Lay All Your Love On Me
Homepage: www.oliverhartmann.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Andreas Kisser diz que não tem a "mínima vontade" de voltar a tocar com irmãos Cavalera
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A pior banda que Mick Jagger já ouviu: "Horrível, lixo, estúpido, porcaria nauseante"
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Geezer Butler e Tony Iommi homenageiam Ozzy Osbourne, que faria 77 anos nesta quarta-feira
Como o novato Chris Dovas fez o Testament soar mais pesado, segundo Chuck Billy
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A inesperada reação de Belchior ao ser kibado pelo Mamonas Assassinas
A resposta de Fernanda Lira para quem pergunta por que ela faz caretas para cantar
Lista: os piores álbuns de 10 bandas brilhantes


"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



