New York Dolls: bem mais polido e acessível
Resenha - One Day It Will Please Us To Remember Even This - New York Dolls
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 02 de junho de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quem nunca ouviu falar do New York Dolls? O leitor pode nem ter escutado sua música, mas com certeza já ouviu falar da banda. Os poucos anos em que estiveram tocando e gravando na década de 70 foram mais do que suficientes para causar grande influência no Punk e Glam Rock dos anos posteriores. Marc Bolan (T Rex), Ramones, Blondie, The Clash, Aerosmith e Guns N´Roses, para citar alguns, são seus fãs declarados.
New York Dolls - Mais Novidades
Seus dois álbuns, "New York Dolls" (73) e "For Too Much Too Soon" (74), não deram em nada na época de seus lançamentos, tanto que em seguida o grupo debandou para outros projetos e alguns dos caras morreram pelo caminho por conta dos excessos. De qualquer forma, o estrago já estava feito: seu visual de travestis barbados e a sujeira destes registros resistiram ao tempo e deixaram sua marca no mundo do rock n´roll.
E eis que em 2004 o New York Dolls mostra as caras novamente, tocando no festival inglês Meltdown, organizado pelo fã Jim Morrissey, e contando com três dos músicos da formação original: o vocalista David Johansen, o guitarrista Sylvain Sylvain e ainda o baixista Arthur Kane, que acabou falecendo por causa de uma leucemia um mês depois.
Bom, mas a idéia é levada adiante e agora o New York Dolls é um sexteto. Além de Johansen e Sylvain, o grupo se completa com Sami Yaffa (baixo, ex-Hanoi Rocks), Steve Conte (guitarra), Brian Koonin (teclados) e Brian Delaney (bateria), todos com um visual bem mais comportado. E esta turma toda deu à luz "One Day It Will Please Us To Remember Even This", chegando ao mercado depois de 32 anos da banda encerrar suas atividades.
Só não espere que a música deste registro seja uma continuação dos tempos idos. O rock cru e esporrento de outrora se perdeu com o passar do tempo. A grande maioria das faixas é creditada ao guitarrista Sylvain, cujas composições ainda mantém algumas características que evocam o velho espírito do grupo, mas em geral tudo está bem mais polido e acessível. Saca aquele rock n´roll repleto de ingenuidade? Pois é, assim são estas canções, mas com convicção e carisma de sobra para prender a atenção do ouvinte e deixá-lo querendo mais.
Para enriquecer ainda mais o disco, há algumas presenças ilustres. Iggy Pop em "Gimme Luv And Turn On The Light", Michael Stipe na bonita balada "Dancing On The Lip Of A Volcano" e Tom Gabel em "Punishing World". Todos dividem as vozes com Johansen em ótimos momentos de rock n´roll. Importante mencionar que várias destas novas canções trazem muita influência de Rolling Stones, sendo que até mesmo a voz de David Johansen é similar a de Mick Jagger. De qualquer forma, é tanta energia boa que não há nem mesmo faixas medianas neste álbum.
Geralmente estas reuniões de retorno são um pé-no-saco, visando somente faturar uns trocados à custa dos saudosistas. Não há certeza se esta segunda fase é uma armação ou não... Aliás, tenho somente duas certezas aqui. A primeira é que "One Day It Will Please Us To Remember Even This" é um dos álbuns mais bacanas de rock n´roll que escutei neste ano. A segunda é que o mesmo tem características tão distintas das que fizeram esta banda ser cultuada, que as opiniões dos fãs serão compreensivelmente divididas. Confiram e tirem suas próprias conclusões.
New York Dolls - One Day It Will Please Us To Remember Even This
(2006 / Roadrunner Records – 2007 / Hellion Records – nacional)
01. We're All In Love
02. Runnin' Around
03. Plenty Of Music
04. Dance Like A Monkey
05. Punishing World
06. Maimed Happiness
07. Fishnets And Cigarettes
08. Gotta Get Away From Tommy
09. Dancing On The Lip Of A Volcano
10. I Ain't Got Nothin
11. Rainbow Store
12. Gimme Luv And Turn On The Light
13. Take A Good Look At My Good Looks
Homepage: www.nydolls.org
Outras resenhas de One Day It Will Please Us To Remember Even This - New York Dolls
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
As seis músicas mais importantes do Judas Priest, segundo K.K. Downing
Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
Igor Cavalera conta quem deu o empurrão para sua saída do Sepultura
A banda de metal que Jerry Cantrell considera a maior e melhor de todos os tempos
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
Pitty começa uma nova fase pela "Sobremesa" - e não parece estar a fim de pegar leve
O clipe que estragou um dos maiores hits dos anos 80, segundo Humberto Gessinger
Kirk Hammett diz que melhores partes do "Black Album" surgiram "do nada"
O disco que o Alice in Chains lançou esperando que quase ninguém soubesse
Fotos de Infância: Kurt Cobain, do Nirvana
As duas únicas bandas que era impossível pra Judas Priest superar no palco, segundo K.K.
O significado de "estátuas e cofres e paredes pintadas" na letra de "Pais e Filhos" da Legião

Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
A banda que influenciou Sex Pistols e Mötley Crüe ao mesmo tempo e marcou o fim dos anos 60
A banda à frente de seu tempo, influenciada pelos Stones, que teria sido rejeitada por Jagger
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



