Resenha - Whips And Roses - Tommy Bolin
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 14 de fevereiro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Nascido em 1951, este norte-americano da cidade de Iowa passou por inúmeras bandas entre 1964 e 1975, e sua participação em discos como "Spectrum" (73), de Billy Cobham; "Bang" (73) e "Miami" (74), com James Gang, são comentadas frequentemente. Quando Tommy Bolin lançou seu primeiro álbum-solo, "Teaser" (75), sua fama como guitarrista já era grande, tanto que neste mesmo ano Bolin teve o privilégio de substituir o "insubstituível" Ritchie Blackmore no Deep Purple, e ainda teve fôlego para liberar "Private Eyes" (76), seu segundo e último disco-solo.

Mas, além de ótimo guitarrista, Bolin era também usuário de todo o tipo de drogas que se possa imaginar, e acabou por ter uma overdose fatal com heroína no final de 1976, o que ajudou o Deep Purple a dar uma longa parada em suas atividades. De qualquer forma, sua morte prematura foi uma grande perda para o mundo da música, mas de tempos em tempos a família Bolin, herdeira dos direitos do artista, descola algumas gravações perdidas em seus arquivos e as liberam em coletâneas, como é o caso deste "Whips And Roses", que, segundo dizem por aí, foi um título considerado para seu segundo disco-solo, o já citado "Private Eyes".
"Whips And Roses" apresenta 10 canções entupindo todo o espaço do CD e que resgatam parte da história deste virtuoso guitarrista. São versões alternativas para músicas que constavam em seu primeiro álbum-solo, experimentos que o guitarrista fazia nos arranjos, que consequentemente ficaram diferentes dos originais e com resultado muito bom, como é o caso da própria faixa "Teaser" e "Savannah Woman".
As seis canções instrumentais podem ser consideradas como o ponto alto do registro. Algumas oscilando entre 10 e 15 minutos, mostram o talento instintivo de Tommy Bolin em seus improvisos que percorriam os mais variados estilos, do rock´n roll ao jazz. Além de ser um compositor bastante reconhecido, estes improvisos ao vivo naturalmente contaram muitos pontos para seu merecido sucesso.
Mas a adoção de alguns critérios não fica clara por aqui. Por que alterar o nome de algumas canções? Para dar a impressão de algo novo, enquanto está apenas bem diferente? Para citar algumas destas distorções, temos a instrumental "Fandango", originalmente "Crazed Fandango"; e duvido que "Cookoo" nada mais seja do que uma jam de "Homeward Strut"... A instrumental "inédita" foi batizada como "Blowin Your Cookie", mas na realidade não é uma canção no sentido literal da palavra, e sim uma jam do guitarrista com membros da banda G.I.T. tocada no Seven Seas Lounge Bar em Miami, Flórida, em 2 de dezembro de 1976, ou seja, dois dias antes de sua morte.
O encarte traz muitas outras informações interessantes sobre as canções que aqui constam, além de uma coleção de fotografias do finado Bolin com as cores alteradas por computador, com resultado final apenas razoável. Os envolvidos neste projeto, o produtor Greg Hampton e o irmão de Tommy, John Bolin, também poderiam enriquecer ainda mais esta compilação se colocassem algumas músicas de "Private Eyes", além de informações sobre os músicos que tocaram nestas antigas gravações. Claro que, em função das circunstâncias, poderia não haver registros destes nomes, o que seria lamentável.
As canções são excelentes e, mesmo com o fã um pouco mais exigente tendo a ligeira sensação de que tentaram ludibriá-lo, não dá para negar que este é um item indispensável para colecionadores. Fica também um conselho à garotada que está aprendendo a curtir o rock´n roll agora, e que reclamará que tudo aqui soa por demais datado: dê uma chance a "Whips And Roses". Pode ter aquele cheirão de mofo, mas que este mofo fornece uma fantástica viagem musical depois de compreendido, ah, isso é fato...
Tommy Bolin - Whips And Roses
(2005 – SPV Records / Hellion Records – nacional)
01. Teaser
02. Fandango
03. Wild Dogs
04. Cookoo
05. Savannah Woman
06. Marching Powder
07. Flyin' Fingers
08. Dreamer
09. Just Don't Fall Down
10. Blowin Your Cookie
Homepage: www.tbolin.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"
"Todo mundo está tentando sobreviver": vídeo viral defende Angraverso e cutuca fã saudosista
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Babymetal e "Resident Evil" fazem parceria para celebrar 30 anos do game
Megadeth confirma show extra no Chile e praticamente mata esperança de nova data no Brasil
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Dave Grohl comenta sobre o funeral de Kurt Cobain, do Nirvana
Youtuber expõe miséria que Spotify repassa a bandas de metal brasileiro
A reveladora última entrevista de Chester Bennington, do Linkin Park, antes de sua morte


Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



