Resenha - Whips And Roses - Tommy Bolin
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 14 de fevereiro de 2007
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Nascido em 1951, este norte-americano da cidade de Iowa passou por inúmeras bandas entre 1964 e 1975, e sua participação em discos como "Spectrum" (73), de Billy Cobham; "Bang" (73) e "Miami" (74), com James Gang, são comentadas frequentemente. Quando Tommy Bolin lançou seu primeiro álbum-solo, "Teaser" (75), sua fama como guitarrista já era grande, tanto que neste mesmo ano Bolin teve o privilégio de substituir o "insubstituível" Ritchie Blackmore no Deep Purple, e ainda teve fôlego para liberar "Private Eyes" (76), seu segundo e último disco-solo.

Mas, além de ótimo guitarrista, Bolin era também usuário de todo o tipo de drogas que se possa imaginar, e acabou por ter uma overdose fatal com heroína no final de 1976, o que ajudou o Deep Purple a dar uma longa parada em suas atividades. De qualquer forma, sua morte prematura foi uma grande perda para o mundo da música, mas de tempos em tempos a família Bolin, herdeira dos direitos do artista, descola algumas gravações perdidas em seus arquivos e as liberam em coletâneas, como é o caso deste "Whips And Roses", que, segundo dizem por aí, foi um título considerado para seu segundo disco-solo, o já citado "Private Eyes".
"Whips And Roses" apresenta 10 canções entupindo todo o espaço do CD e que resgatam parte da história deste virtuoso guitarrista. São versões alternativas para músicas que constavam em seu primeiro álbum-solo, experimentos que o guitarrista fazia nos arranjos, que consequentemente ficaram diferentes dos originais e com resultado muito bom, como é o caso da própria faixa "Teaser" e "Savannah Woman".
As seis canções instrumentais podem ser consideradas como o ponto alto do registro. Algumas oscilando entre 10 e 15 minutos, mostram o talento instintivo de Tommy Bolin em seus improvisos que percorriam os mais variados estilos, do rock´n roll ao jazz. Além de ser um compositor bastante reconhecido, estes improvisos ao vivo naturalmente contaram muitos pontos para seu merecido sucesso.
Mas a adoção de alguns critérios não fica clara por aqui. Por que alterar o nome de algumas canções? Para dar a impressão de algo novo, enquanto está apenas bem diferente? Para citar algumas destas distorções, temos a instrumental "Fandango", originalmente "Crazed Fandango"; e duvido que "Cookoo" nada mais seja do que uma jam de "Homeward Strut"... A instrumental "inédita" foi batizada como "Blowin Your Cookie", mas na realidade não é uma canção no sentido literal da palavra, e sim uma jam do guitarrista com membros da banda G.I.T. tocada no Seven Seas Lounge Bar em Miami, Flórida, em 2 de dezembro de 1976, ou seja, dois dias antes de sua morte.
O encarte traz muitas outras informações interessantes sobre as canções que aqui constam, além de uma coleção de fotografias do finado Bolin com as cores alteradas por computador, com resultado final apenas razoável. Os envolvidos neste projeto, o produtor Greg Hampton e o irmão de Tommy, John Bolin, também poderiam enriquecer ainda mais esta compilação se colocassem algumas músicas de "Private Eyes", além de informações sobre os músicos que tocaram nestas antigas gravações. Claro que, em função das circunstâncias, poderia não haver registros destes nomes, o que seria lamentável.
As canções são excelentes e, mesmo com o fã um pouco mais exigente tendo a ligeira sensação de que tentaram ludibriá-lo, não dá para negar que este é um item indispensável para colecionadores. Fica também um conselho à garotada que está aprendendo a curtir o rock´n roll agora, e que reclamará que tudo aqui soa por demais datado: dê uma chance a "Whips And Roses". Pode ter aquele cheirão de mofo, mas que este mofo fornece uma fantástica viagem musical depois de compreendido, ah, isso é fato...
Tommy Bolin - Whips And Roses
(2005 – SPV Records / Hellion Records – nacional)
01. Teaser
02. Fandango
03. Wild Dogs
04. Cookoo
05. Savannah Woman
06. Marching Powder
07. Flyin' Fingers
08. Dreamer
09. Just Don't Fall Down
10. Blowin Your Cookie
Homepage: www.tbolin.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



K.K. Downing se manifesta sobre aposentadoria de Ian Hill (Judas Priest)
Led Zeppelin licencia "Stairway to Heaven" pela primeira vez na história
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
Iron Maiden adia pausa e estende turnê "Run for Your Lives" até 2027
O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
A única característica que Dave Mustaine não suportava em Cliff Burton
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
Silas Fernandes critica fala de James Hetfield: "Era melhor ele ter ficado quieto"
Roger Taylor (Queen) admite que não conversa mais com John Deacon
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
"Yesterdays" do Guns N' Roses e a compreensão do significado do passado
Por que o Iron Maiden "esticou" a sua turnê atual, segundo Steve Harris
A influente banda que acabou causando a "separação" do Guns N' Roses
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
A honesta visão de Humberto Gessinger sobre saída de Augustinho Licks em 1993


Kiss - há 44 anos, "Creatures of the Night" marcou o retorno da banda ao hard rock pesado
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A Tempestade (ou O Livro dos Dias): 30 anos da despedida
"Se o Rádio Não Toca", o raro registro ao vivo de Raul Seixas que ganhou edição definitiva
Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Alice In Chains: Sete músicas, que podem mudar a vida de uma pessoa



