Resenha - Solitude - Soturnus
Por Ricardo Seelig
Postado em 27 de janeiro de 2007
O Soturnus surgiu em 2000, em João Pessoa, fazendo um black metal com fortes influências de metal tradicional. A primeira demo dos caras, "Poems Of Love ... Poems Of Pain ...", foi lançada em 2001, e obteve certo destaque na mídia especializada. Após algumas mudanças de formação, o grupo lançou em 2006 "Solitude", apresentando duas novas composições.
A primeira delas é "Cry Of Dawn", que conta com um instrumental totalmente tradicional. A doce voz da Aline Basso contrasta com os excelentes vocais guturais de Rafael Basso (que também é guitarrista). A canção possui um arranjo interessante, com algumas mudanças de andamento, e, por ser baseada nos teclados, lembra em vários momentos o trabalho desenvolvido pelos britânicos do Cradle Of Filth. Devo confessar que gostei bastante do que ouvi.
"Solitude Chant", a segunda faixa da demo, possui uma bela introdução, caindo em um metal acelerado, com bateria muito rápida e excelentes riffs de guitarra. Algumas influências discretas de thrash acrescentam ainda mais qualidade ao black metal do conjunto. O destaque, mais uma vez, são os excelentes vocais de Rafael Basso, bem na linha de Dani Filth, e a belíssima voz de Aline Basso, com um timbre um pouco mais agudo que o de Tarja Turunem. "Solitude Chant" possui muitas variações, passeando do black metal rápido e insano a passagens atmosféricas, o que enriquece bastante o resultado final.
A formação do Soturnus é completada pelo guitarrista Márcio Quirino, pelo tecladista Jorj Monte, pelo baixista Guilherme Augusto e pelo baterista Eduardo Vieira. O release informa que o grupo já possui material finalizado para a gravação do primeiro álbum, então eu só posso desejar que o resultado deste debut seja tão bom quanto ao apresentado na demo "Solitude".
Vale a pena conhecer.
Faixas:
1. Cry Of Dawn
2. Solitude Chant
3. Multimedia Section (Biografia, fotos e letras)
http://www.soturnus.cjb.net
http://www.myspace.com/soturnus
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps