Resenha - Völkerball - Rammstein
Por Thiago Zanetti
Postado em 22 de dezembro de 2006
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Algumas bandas lançam diversos álbuns ao vivo em suas carreiras repetindo sempre as mesmas músicas. Outras bandas, como o Rammstein, lançam o suficiente e na hora certa - "Völkerball" foi lançado oito anos após o ótimo "Live Aus Berlin", de 1998.
A formação do Rammstein permanece a mesma do início da carreira: Till Lindemann no vocal, Richard Kruspe e Paul Landers nas guitarras, Oliver Riedel no baixo, Cristopher Shneider na bateria e Flake no teclado. Mas a diferença entre os dois DVDs é gritante.
"Völkerball" (que significa "festa do povo" ou "festa popular") traz como carro chefe um show completo gravado em Nimes, na França, durante a turnê do quarto álbum da banda, o ótimo "Reise Reise". Além disso, traz ainda quatro músicas executadas na Inglaterra, três no Japão e uma em Moscou, na Rússia. De lambuja, ao comprar o DVD, ganha-se ainda um CD com 16 (na verdade 15, pois o DVD não apresenta "intro") das 19 músicas do show de Nimes.
O setlist do show de Nimes traz em comum com o "Live Aus Berlin" apenas 5 músicas ("Asche zu Asche", "Du Riechst So Gut", "Du Hast", "Sehnsucht" e "Rammstein"). De resto, tudo material novo e muito bem executado. É visível a empolgação da platéia em todos os momentos do show (inclusive na balada "Ohne Dich").
A interpretação dos integrantes é um espetáculo à parte. Em "Feuer Frei!", por exemplo, Till, Richard e Paul usam máscaras com lança-chamas acoplados; na música "Mein Teil" (que fala sobre Armin Meiwes, o famoso canibal alemão), Till aparece todo sujo de "sangue", com um avental, um microfone em forma de faca e um chapéu de cozinheiro. Consigo, ele traz uma panela gigante e esfumaçante com o tecladista Flake dentro. Durante a performance, Till chega a aquecer a panela e o tecladista com um lança-chamas para depois persegui-lo com a faca na mão; enfim, cada música tem sua (muito bem executada) performance.
Musicalmente falando, o show também é de ótima qualidade. Embora o arranjo de algumas músicas tenha sido levemente alterado (principalmente no que se diz respeito à bateria), a execução é bem fiel às originais. E o DVD ainda conta com o cover de "Stripped", do Depeche Mode.
Um ótimo registro, tanto para fãs quanto para quem quiser conhecer a banda.
NIMES
1. Reise, Reise
2. Links 2 3 4
3. Keine Lust
4. Feuer Frei!
5. Asche zu Asche
6. Morgenstern
7. Mein Teil
8. Stein um Stein
9. Los
10. Du Riechst so Gut
11. Benzin
12. Du Hast
13. Sehnsucht
14. Amerika
15. Rammstein
16. Sonne
17. Ich Will
18. Ohne Dich
19. Stripped
LONDRES
1. Sonne
2. Rein Raus
3. Ohne Dich
4. Feuer Frei!
TOKYO
1. Mein Teil
2. Du Hast
3. Los (trailer)
MOSCOU
1. Moskau
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A conversa franca de Bruce Dickinson com Rod Smallwood antes do teste para o Iron Maiden
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
Os melhores álbuns lançados por artistas brasileiros em 2025, segundo Regis Tadeu
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford; "o som deles me abalou até o fundo"


Till Lindemann surpeende fãs com seu novo single natalino "Alles Ändert Sich"
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo


