Resenha - Aurora Consurgens - Angra
Por Rafael Carnovale
Postado em 21 de outubro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Acho que estou mexendo num vespeiro... é isso que estou pensando agora no momento que redijo estas linhas resenhando o novo CD do Angra... afinal, estamos falando de uma banda importantíssima para o cenário heavy nacional, e uma banda que possui os fãs mais fiéis que você possa imaginar (só comparados aos do Iron Maiden). Mas trata-se de uma banda talentosíssima, que merece estar aonde está e que, após lançar um de seus mais ousados CD’s ("Temple Of Shadows") e divulgá-lo numa extensa (penso eu que mais do que deveria até) turnê, lança este novo "Aurora Consurgens", inspirado em textos medievais de São Tomás de Aquino e que basicamente lida com a loucura, insanidade, e diversos estados mentais. Apesar de não ser uma obra conceitual, o tema é abordado em várias faixas do CD.

Curiosamente (?) algumas semanas antes do lançamento, uma suposta versão pirata foi disponibilizada na net. Com qualidade inferior ao CD pronto, e com ordem de faixas trocadas, foi alvo de diversos comentários em todos os fóruns, locais de discussão e portais possíveis. Com o CD em mãos, podemos dizer que estamos diante de um Angra mais crú, mais direto e menos preocupado com experimentações. Se chamei "A Matter Of Life And Death" do Iron Maiden de PF (prato-feito), digo o mesmo deste Angra novo. Antes de me achincalhar de novo, leia pelo menos a resenha e tente entender o que planejo passar com tal designação.
"The Course Of Nature" (primeiro single) é uma faixa curta, direta, e interessante. Com introdução em ritmo brazuca, e vocais agressivos (afinal Edu Falaschi está em seu território, e consegue sua melhor performance em uma música do Angra, na opinião deste). "The Voice Commanding You" repete a proposta, com riffs speed, a bateria de Aquiles Priester em destaque e melodias que remetem a "Carry On". O começo lento de "Ego Painted Gray" esconde uma levada prog que remete ao Rush e Dream Theater, só que com uma pegada mais pesada, similar ao que o Angra usou e abusou em "Temple Of Shadows".
De fato quem se deliciou com "Temple Of Shadows" certamente irá se assustar com a crueza das canções aqui apresentadas. "Salvation Suicide", "Window To Nowhere" (excelente mudança de andamento) e "Scream Your Heart Out" estão entre as faixas mais pesadas mais cruas já gravadas pelo Angra. Já o lado experimental é satisfeito com "So Near So Far" (percussão, cordas, e um Edu inspirado) e na levada prog de "Passing By" (possivelmente resultado dos trabalhos de "Leave Now" do Karma, já que é assinada pelo baixista de ambas as bandas, Felipe Andreoli). Para encerrar o CD, uma belíssima balada, "Abandoned Fate", com voz e violão. Aliás, vale citar que além do bom trabalho de guitarras, Edu Falaschi é o destaque desse CD. Com vocais mais graves e uma interpretação soberba, ele se sobressai.
Ok, não é o melhor CD da banda... mas um PF bem azeitado, aonde o bife saiu muito bem passado, a farofa de alto nível, o arroz com feijão com um bom tempero e o cozinheiro em dia inspirado. Fica a sensação de que a banda aproveitou este CD para tomar fôlego para um projeto maior e mais ousado, será que estou certo? Só o futuro dirá...
2006 – Rock Brigade Records (NACIONAL)
Site Oficial: http://www.angra.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Derrick Green relembra rejeição às músicas novas do Sepultura na turnê de 1998 com o Slayer
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
O cantor que Glenn Hughes chama de "o maior de todos"


Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo


