Resenha - Safety in Numbers - Umphrey's McGee
Por Rodrigo Simas
Postado em 20 de setembro de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ainda bastante desconhecidos em terras brasileiras, o Umphrey's McGee volta com seu terceiro trabalho em estúdio. Seguindo a evolução natural dos dois antecessores, os excelentes "Local Band Does OK" (2002) e "Anchor Drops" (2004), "Safety In Numbers" já mostra na primeira faixa, "Believe The Lie", que a banda soube trabalhar ainda mais a mistura que formou seu estilo, ainda inrotulável e imprevisível.

A influência do progressivo da decada de 70, lembrando Rush e Yes em diversos aspectos, unida ao modernismo do Dream Theater ou das gigantes jam bands americanas, como o Phish e a própria Dave Matthews Band, faz do quinteto uma jóia rara nos tempos atuais. Transforma "Safety in Numbers" em uma obra diversa, onde cada música se completa e ajuda a compreender como os diversos estilos – do folk ao heavy metal – são unidos de forma tão distinta.
Se a já citada "Believe The Lie" inicia os trabalhos em tom progressivo e "Women Wine Song" mostra a veia blues, Intentions Clear esbanja o lado jazz e fusion. Kris Myers parece ainda melhor com as baquetas, quebrando tudo em passagens intrincadas. Jake Cinninger controla sua guitarra com maestria: solos, riffs e texturas na medida certa.
Quando The Weigh Around acaba, fica a vontade de ouvir Safety in Numbers novamente e contemplar uma das poucas bandas do planeta que ainda consegue passear por tantos estilos livremente, sem se prender a rótulos ou concepções pré-definidas. Uma pena para quem ainda não conhece, já que o Umphrey's McGee caminha a passos largos para se tornar uma das maiores surpresas musicais dos últimos anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
O cara que, com David Bowie, fazia a dupla ser como Axl Rose e Slash
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O lendário guitarrista que Keith Richards odiava: "Por anos eu não podia nem olhar para o cara"
Slash: Um dia Michael Jackson ficou puto com ele?
Dimebag Darrell: namorada fala sobre a vida e a morte do músico


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



