Resenha - Safety in Numbers - Umphrey's McGee
Por Rodrigo Simas
Postado em 20 de setembro de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ainda bastante desconhecidos em terras brasileiras, o Umphrey's McGee volta com seu terceiro trabalho em estúdio. Seguindo a evolução natural dos dois antecessores, os excelentes "Local Band Does OK" (2002) e "Anchor Drops" (2004), "Safety In Numbers" já mostra na primeira faixa, "Believe The Lie", que a banda soube trabalhar ainda mais a mistura que formou seu estilo, ainda inrotulável e imprevisível.

A influência do progressivo da decada de 70, lembrando Rush e Yes em diversos aspectos, unida ao modernismo do Dream Theater ou das gigantes jam bands americanas, como o Phish e a própria Dave Matthews Band, faz do quinteto uma jóia rara nos tempos atuais. Transforma "Safety in Numbers" em uma obra diversa, onde cada música se completa e ajuda a compreender como os diversos estilos – do folk ao heavy metal – são unidos de forma tão distinta.
Se a já citada "Believe The Lie" inicia os trabalhos em tom progressivo e "Women Wine Song" mostra a veia blues, Intentions Clear esbanja o lado jazz e fusion. Kris Myers parece ainda melhor com as baquetas, quebrando tudo em passagens intrincadas. Jake Cinninger controla sua guitarra com maestria: solos, riffs e texturas na medida certa.
Quando The Weigh Around acaba, fica a vontade de ouvir Safety in Numbers novamente e contemplar uma das poucas bandas do planeta que ainda consegue passear por tantos estilos livremente, sem se prender a rótulos ou concepções pré-definidas. Uma pena para quem ainda não conhece, já que o Umphrey's McGee caminha a passos largos para se tornar uma das maiores surpresas musicais dos últimos anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
Evan Dando (Lemonheads) é internado para tratar problemas mentais após assédio a fã
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Guitarrista ficou mais surpreso com David Coverdale sair das redes sociais do que com aposentadoria
Telefone Sem Fio: Quatro histórias que separam o Deep Purple de Milionário & José Rico
8 aparições de músicos e bandas de rock e metal em séries
O maior álbum ao vivo de todos os tempos para Slash, e que agora nunca mais teremos


CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



