Resenha - Reprieve - Ani DiFranco
Por Rodrigo Simas
Postado em 20 de setembro de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ano passado, Ani se viu obrigada por problemas de saúde a fazer a primeira pausa em turnês em anos. O isolamento dos palcos e sua parada brusca resultaram em novas composições. Reprieve é o reflexo de sua nova fase mais intimista. A riqueza dos detalhes e timbres cria toda textura para algumas das mais bonitas melodias criadas pela cantora.

Mais lento, sombrio e detalhista que seus últimos dois álbuns (Knuckle Down, de 2005 e Educated Guess, de 2004), Reprieve traz a pegada folk que virou sua marca registrada, em tom inspirado e inspirador, de uma Ani Difranco que parece querer sair do casulo e reencontrar seu público. De maneira angustiante, mas esperançosa.
As linhas melódicas, por certas vezes caóticas, servem de pano de fundo para a letrista explosiva que está em seu interior. Suas verdades e inverdades são cantadas sem vergonha. Mais uma vez, com uma sinceridade difícil de ser encontrada nos dias de hoje.
Se a música em si chama a atenção, a preocupação gráfica de todo o pacote não deixa por menos. Tanto a capa, inspirada por uma foto tirada horas depois da bomba atômica atingir o Japão em 1945, ou o encarte, em formato nada usual, foram trabalhados ao extremo.
Desde a belíssima harmonia de "Shroud" à sutileza de "Hypnotized", é difícil citar destaques em Reprieve. Emocionante do começo ao fim, Ani conseguiu compor uma das melhores obras de sua carreira e um dos melhores discos do ano. Definitivamente, há males que vêm para o bem.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
O guitarrista americano que sozinho ofuscou todos os britânicos, segundo Carlos Santana
O indiscutível maior mérito de Jimmy Page enquanto guitarrista, segundo Regis Tadeu
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
O ex-integrante do Megadeth com quem Dave Mustaine gostaria de ter mantido contato
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
George Harrison era "o cara mais infeliz do mundo", diz Jay Jay French
O astro do rock que emprestou o cachorro ao Pink Floyd para uma gravação
Fernanda Lira diz que para criminalidade reduzir é preciso "não votar em quem odeia pobre"


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



