Resenha - Spirit - Eluveitie

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


Ótima a sonoridade destas bandas que aliam o Heavy Metal aos elementos folk! O Eluveitie vem da Suíça e não passava de um mero projeto de estúdio com oito músicos envolvidos quando foi formado em 2002, porém, assim que liberaram o EP "Vên" no ano seguinte, a reação foi tão positiva por parte da mídia e amantes do rock pesado, que o que era um projeto virou uma banda de verdade. Naturalmente que a banda teve que reestruturar sua formação, mas isso deve ser considerado natural, tal o número de integrantes que formam o Eluveitie.

Agora em 2006 os suíços estão lançando seu primeiro disco denominado "Spirit", com uma capa que prende a atenção e já insinua a linha musical adotada pela banda: muita música celta mesclados ao death metal cheio de melodias, arranjados com sensibilidade e bom gosto. Momentos épicos e canções folclóricas repletas de atmosfera que resultam em uma verdadeira homenagem aos tempos antigos.

publicidade

Todo este clima é conseguido através de instrumentos como violinos, acordeões, flautas de tudo quanto é tipo, gaitas, e outros que, juro, não tenho a menor idéia do que sejam, mas é inegável que soem muito bem. A fixação do Eluveitie pela cultura celta é tanta que várias faixas são cantadas em gaulês helvético, língua perdida que vem sendo reconstruída por estudiosos e a banda vem enriquecendo sua música com ela.

publicidade

E toda esta riqueza traz canções das mais diversas possíveis, como as incríveis "Uis Elveti" (que já constava no EP "Vên"), "Your Gaulish War" - um verdadeiro épico com inusitados assobios - e "Siraxta", todas com uma perfeita mescla de música popular e death metal melódico, e que representam todo o conceito musical da banda. Outros momentos pesadíssimos são "Of Fire, Wind & Wisdom" e "The Song Of Life", esta com uma sutil presença de riffs Black Metal, além da tranqüila "Aidû" se caracteriza por trazer somente vozes femininas ao lado dos instrumentos.

publicidade

Na Europa há muitas bandas que seguem esta linha sonora, e o Eluveitie está entre as mais interessantes que tenho escutado nos últimos tempos. É um CD que traz certo frescor dentro de sua proposta, podendo ser interessante constar na prateleira de quem curte bandas como Cruachan ou Thyrfing. Uma boa descoberta que vale a pena conhecer!

Formação:
Chrigel Glanzmann: voz, flautas, gaita de fole, guitarra acústica e tambor
Meri Tadic: violino e voz
Sarah: hurdygurdy, bass-shalm, crummhorn, zugerörgeli (helvetic accordeon) e voz
Ivo: guitarra
Sime: guitarra
Rafi: baixo
Merlin: bateria
Sevan Kirder: flautas

publicidade

Eluveitie – Spirit
(2006 / Fear Dark Productions – importado)

01. Spirit
02. Uis Elveti
03. Your Gaulish War
04. Of Fire, Wind & Wisdom
05. Aidû
06. The Song Of Life
07. Tegernakô
08. Siraxta
09. The Dance Of Victory
10. The Endless Knot
11. AnDro

Homepage: www.eluveitie.ch




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Rock e Metal: 7 bandas/artistas que você pronuncia o nome erradoRock e Metal
7 bandas/artistas que você pronuncia o nome errado


Sabaton: Exército brasileiro retribuiu homenagem da banda suecaSabaton
Exército brasileiro retribuiu homenagem da banda sueca

Gigwise: as capas mais polêmicas dos anos 2000Gigwise
As capas mais polêmicas dos anos 2000


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin