Resenha - Spirit - Eluveitie
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 24 de agosto de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ótima a sonoridade destas bandas que aliam o Heavy Metal aos elementos folk! O Eluveitie vem da Suíça e não passava de um mero projeto de estúdio com oito músicos envolvidos quando foi formado em 2002, porém, assim que liberaram o EP "Vên" no ano seguinte, a reação foi tão positiva por parte da mídia e amantes do rock pesado, que o que era um projeto virou uma banda de verdade. Naturalmente que a banda teve que reestruturar sua formação, mas isso deve ser considerado natural, tal o número de integrantes que formam o Eluveitie.
Eluveitie - Mais Novidades
Agora em 2006 os suíços estão lançando seu primeiro disco denominado "Spirit", com uma capa que prende a atenção e já insinua a linha musical adotada pela banda: muita música celta mesclados ao death metal cheio de melodias, arranjados com sensibilidade e bom gosto. Momentos épicos e canções folclóricas repletas de atmosfera que resultam em uma verdadeira homenagem aos tempos antigos.
Todo este clima é conseguido através de instrumentos como violinos, acordeões, flautas de tudo quanto é tipo, gaitas, e outros que, juro, não tenho a menor idéia do que sejam, mas é inegável que soem muito bem. A fixação do Eluveitie pela cultura celta é tanta que várias faixas são cantadas em gaulês helvético, língua perdida que vem sendo reconstruída por estudiosos e a banda vem enriquecendo sua música com ela.
E toda esta riqueza traz canções das mais diversas possíveis, como as incríveis "Uis Elveti" (que já constava no EP "Vên"), "Your Gaulish War" - um verdadeiro épico com inusitados assobios - e "Siraxta", todas com uma perfeita mescla de música popular e death metal melódico, e que representam todo o conceito musical da banda. Outros momentos pesadíssimos são "Of Fire, Wind & Wisdom" e "The Song Of Life", esta com uma sutil presença de riffs Black Metal, além da tranqüila "Aidû" se caracteriza por trazer somente vozes femininas ao lado dos instrumentos.
Na Europa há muitas bandas que seguem esta linha sonora, e o Eluveitie está entre as mais interessantes que tenho escutado nos últimos tempos. É um CD que traz certo frescor dentro de sua proposta, podendo ser interessante constar na prateleira de quem curte bandas como Cruachan ou Thyrfing. Uma boa descoberta que vale a pena conhecer!
Formação:
Chrigel Glanzmann: voz, flautas, gaita de fole, guitarra acústica e tambor
Meri Tadic: violino e voz
Sarah: hurdygurdy, bass-shalm, crummhorn, zugerörgeli (helvetic accordeon) e voz
Ivo: guitarra
Sime: guitarra
Rafi: baixo
Merlin: bateria
Sevan Kirder: flautas
Eluveitie – Spirit
(2006 / Fear Dark Productions – importado)
01. Spirit
02. Uis Elveti
03. Your Gaulish War
04. Of Fire, Wind & Wisdom
05. Aidû
06. The Song Of Life
07. Tegernakô
08. Siraxta
09. The Dance Of Victory
10. The Endless Knot
11. AnDro
Homepage: www.eluveitie.ch
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
Rhapsody anuncia Brasil na turnê de despedida em 2027
Revolução feminina? Perfil vê padrão nas saídas recentes de cantoras do metal sinfônico
A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
Dave Mustaine nega que Megadeth tenha pedido dinheiro para tocar em despedida de Ozzy
O melhor violonista de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
O megahit do rock nacional dos anos 1980 que encantou Richie Sambora do Bon Jovi
Os 30 melhores álbuns do blues rock britânico segundo a Classic Rock
Biohazard retorna afiado com "Divided We Fall"
"Minha voz está fenomenal", diz Jon Bon Jovi em entrevista
Fã diz que Nightwish deveria aprender com erros e baterista rebate: "Floor fez essa escolha"
Delain anuncia saída de vocalista e mudança de formato para a continuidade
Violão & Decepção: o dia que eu assisti o pior show da minha vida
Bateristas: Os 30 melhores de todos os tempos
Bob Rock revela segredos do "Black Album", clássico disco do Metallica


5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



