Resenha - Spirit - Eluveitie
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 24 de agosto de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ótima a sonoridade destas bandas que aliam o Heavy Metal aos elementos folk! O Eluveitie vem da Suíça e não passava de um mero projeto de estúdio com oito músicos envolvidos quando foi formado em 2002, porém, assim que liberaram o EP "Vên" no ano seguinte, a reação foi tão positiva por parte da mídia e amantes do rock pesado, que o que era um projeto virou uma banda de verdade. Naturalmente que a banda teve que reestruturar sua formação, mas isso deve ser considerado natural, tal o número de integrantes que formam o Eluveitie.
Agora em 2006 os suíços estão lançando seu primeiro disco denominado "Spirit", com uma capa que prende a atenção e já insinua a linha musical adotada pela banda: muita música celta mesclados ao death metal cheio de melodias, arranjados com sensibilidade e bom gosto. Momentos épicos e canções folclóricas repletas de atmosfera que resultam em uma verdadeira homenagem aos tempos antigos.
Todo este clima é conseguido através de instrumentos como violinos, acordeões, flautas de tudo quanto é tipo, gaitas, e outros que, juro, não tenho a menor idéia do que sejam, mas é inegável que soem muito bem. A fixação do Eluveitie pela cultura celta é tanta que várias faixas são cantadas em gaulês helvético, língua perdida que vem sendo reconstruída por estudiosos e a banda vem enriquecendo sua música com ela.
E toda esta riqueza traz canções das mais diversas possíveis, como as incríveis "Uis Elveti" (que já constava no EP "Vên"), "Your Gaulish War" - um verdadeiro épico com inusitados assobios - e "Siraxta", todas com uma perfeita mescla de música popular e death metal melódico, e que representam todo o conceito musical da banda. Outros momentos pesadíssimos são "Of Fire, Wind & Wisdom" e "The Song Of Life", esta com uma sutil presença de riffs Black Metal, além da tranqüila "Aidû" se caracteriza por trazer somente vozes femininas ao lado dos instrumentos.
Na Europa há muitas bandas que seguem esta linha sonora, e o Eluveitie está entre as mais interessantes que tenho escutado nos últimos tempos. É um CD que traz certo frescor dentro de sua proposta, podendo ser interessante constar na prateleira de quem curte bandas como Cruachan ou Thyrfing. Uma boa descoberta que vale a pena conhecer!
Formação:
Chrigel Glanzmann: voz, flautas, gaita de fole, guitarra acústica e tambor
Meri Tadic: violino e voz
Sarah: hurdygurdy, bass-shalm, crummhorn, zugerörgeli (helvetic accordeon) e voz
Ivo: guitarra
Sime: guitarra
Rafi: baixo
Merlin: bateria
Sevan Kirder: flautas
Eluveitie – Spirit
(2006 / Fear Dark Productions – importado)
01. Spirit
02. Uis Elveti
03. Your Gaulish War
04. Of Fire, Wind & Wisdom
05. Aidû
06. The Song Of Life
07. Tegernakô
08. Siraxta
09. The Dance Of Victory
10. The Endless Knot
11. AnDro
Homepage: www.eluveitie.ch
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
O ícone do thrash metal que era idolatrado na Bay Area e tinha um lobo de estimação
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
Guitarrista não sabe se o Korn realmente precisa gravar um novo álbum
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Ian Astbury, do The Cult, cita nominalmente times do Brasil e fala da paixão pelo futebol
Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia o Guns N' Roses?
As 10 músicas que a Legião Urbana mais tocou ao vivo na sua trajetória



Eluveitie e Cobra Spell cancelam shows no Bangers Open Air 2026
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



