Resenha - Vovin - Therion
Por Bruno Sanchez (Delfos)
Postado em 06 de agosto de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Sabe-se lá o que passava pela cabeça do guitarrista sueco Christofer Johnsson quando decidiu transformar o Therion de uma boa banda de Death Metal para um dos projetos mais criativos e competentes da história da música pesada. Justamente por isso o cara merece muito respeito.
A mudança brutal de estilo que caracterizou o grupo nos últimos 10 anos começou a ganhar forma no álbum "Theli" (de 1996) e se consolidou neste "Vovin" (de 1998) que finalmente ganha sua versão nacional após sete anos, por cortesia da Nuclear Blast Brasil.
Os antigos fãs podem até chorar, mas esqueçam os vocais guturais e as batidas com velocidade total dos antigos trabalhos. Esses elementos até apareceriam vez ou outra (como no recente Sirius B) mas, no geral, o som foi amansado e o novo Therion soube investir mundos e fundos em corais e orquestrações absolutamente brilhantes e totalmente compatíveis com o clima das composições obscuras e com temáticas místicas "Therion", "Deggial", "Vovin" e "Theli" são todos sinônimos para a palavra "dragão" em línguas antigas). Em resumo, os caras levaram o Heavy Metal a patamares inéditos, na sábia mistura com a música Clássica e foram responsáveis por uma verdadeira revolução.
"Vovin", na verdade, começa em marcha lenta com as três primeiras composições (ironicamente, duas delas, "The Rise of Sodom and Gomorrah" e "Wine of Aluqah", estão entre as mais pedidas dos shows da banda) já apresentando essas novas tendências, mas um pouco longe do potencial que se espera dos suecos. A coisa engrena a partir da quarta faixa, a ótima "Clavicula Nox", e daí para frente temos uma verdadeira aula de bom gosto. Os destaques vão para a já citada "Clavicula Nox" e a Power Metal, "The Wild Hunt", que conta com a participação especial de Ralf Scheepers, vocalista do Primal Fear.
No geral, particularmente considero "Vovin" apenas a ponta do iceberg das obras-primas que o Therion lançaria em seguida, especialmente os maravilhosos "Deggial" e Lemuria. Mas, se você for um fã desta nova fase da banda e quiser conhecer um pouco mais sobre suas origens, compre o "Vovin" sem grandes preocupações.
E a propósito, se algum dia alguém disser para você que Heavy Metal é barulho, mostre o Therion para ele e seja feliz.
(Nuclear Blast – 1998)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
Paulo Baron revela bastidores da volta do Twisted Sister com Sebastian Bach
Emocionado, Sebastian Bach fala pela primeira vez como vocalista do Twisted Sister
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O disco gravado por banda de metal extremo que decepcionou Max Cavalera
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A opinião de Regis Tadeu sobre teoria de que Mayara Puertas assumiria vocal do Arch Enemy
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Mille Petrozza (Kreator) explica o que o fez recusar convite para integrar o Celtic Frost
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram




"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


