Resenha - Vovin - Therion

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


"Vovin" foi o primeiro CD lançado pelo Therion após o mega-sucesso de "Theli" em 1996 (que continha o clássico "To Mega Therion"). Nestes CDs a banda consolidou a transição do death agressivo para uma sonoridade mais clássica, heavy tradicional, misturada com a incorporação de elementos orquestrados e vocais líricos. O núcleo fixo formado pelo líder Christofer Johnsson (guitarra/vocais), o guitarrista Kristian Niemann (guitarras) e o baixista Johann Niemann (baixo), literalmente deu uma suavizada no som, sem perder a qualidade que sempre caracterizou seus trabalhos. É claro que alguns ouvintes torceram o nariz com esta nova sonoridade, que incluía vocais femininos, a cargo de Sarah Jezebel e Martina (que depois viria a integrar o Dreams Of Sanity), mas a banda o fez com extremo talento.

Veraneio Vascaína: Uma ácida crítica à polícia brasileiraTom Grosset: O mais rápido baterista do mundo segundo o Guinness

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Vovin" já tem em seu começo a belíssima "The Rise Of Sodom And Gomorrah", com os riffs mesclados a um trabalho de orquestra intenso e complexo, música que até hoje é tocada pela banda, além da bela "Birth Of Vênus Illegitima", a suave "Wihe Of Aluqah", e uma das melhores músicas do CD, que viria a se tornar uma espécie de hit, "Clavícula Nox".

Quem esperava mais peso no CD pôde conferir a intensa "The Wild Hunt", que tinha como vocalista ninguém menos que Ralph Scheepers (Primal Fear). Do outro lado, toques árabes davam a tona em "Eye Of Shiva" (que saiu em um EP especial) e uma atmosfera de filmes de terror permeava "Black Sun Draconian Trilogy", dividida em três partes ("The Opening", "Morning Star" - com um pique a lá Queensryche - e a mais pesada "Black Diamonds), para o encerramento com a heavy "Raven Of Dispersion". Um grande CD... porém um trabalho complexo e de difícil assimilação.

Um álbum para ser conferido aos poucos, tamanha a quantidade de detalhes imersos em seu contexto musical. O Therion viria a apurar a fórmula consagrada em "Theli" e continuada em "Vovin", mas este começo era animador.

Site Oficial: www.megatherion.com

Material Cedido Por:
Nuclear Blast / Laser Company Records
Http://www.nuclear-blast.com
São Paulo (SP)


Outras resenhas de Vovin - Therion

Resenha - Vovin - Therion



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Therion"


HailMetal.com: Os cinqüenta melhores álbuns de Death MetalHailMetal.com
Os cinqüenta melhores álbuns de Death Metal

Nu Com a Mão no Bolso: blog elege as melhores capas com nudezNu Com a Mão no Bolso
Blog elege as melhores capas com "nudez"


Veraneio Vascaína: Uma ácida crítica à polícia brasileiraVeraneio Vascaína
Uma ácida crítica à polícia brasileira

Tom Grosset: O mais rápido baterista do mundo segundo o GuinnessTom Grosset
O mais rápido baterista do mundo segundo o Guinness


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor