Resenha - Vovin - Therion
Por Rafael Carnovale
Postado em 03 de novembro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Vovin" foi o primeiro CD lançado pelo Therion após o mega-sucesso de "Theli" em 1996 (que continha o clássico "To Mega Therion"). Nestes CDs a banda consolidou a transição do death agressivo para uma sonoridade mais clássica, heavy tradicional, misturada com a incorporação de elementos orquestrados e vocais líricos. O núcleo fixo formado pelo líder Christofer Johnsson (guitarra/vocais), o guitarrista Kristian Niemann (guitarras) e o baixista Johann Niemann (baixo), literalmente deu uma suavizada no som, sem perder a qualidade que sempre caracterizou seus trabalhos. É claro que alguns ouvintes torceram o nariz com esta nova sonoridade, que incluía vocais femininos, a cargo de Sarah Jezebel e Martina (que depois viria a integrar o Dreams Of Sanity), mas a banda o fez com extremo talento.

"Vovin" já tem em seu começo a belíssima "The Rise Of Sodom And Gomorrah", com os riffs mesclados a um trabalho de orquestra intenso e complexo, música que até hoje é tocada pela banda, além da bela "Birth Of Vênus Illegitima", a suave "Wihe Of Aluqah", e uma das melhores músicas do CD, que viria a se tornar uma espécie de hit, "Clavícula Nox".
Quem esperava mais peso no CD pôde conferir a intensa "The Wild Hunt", que tinha como vocalista ninguém menos que Ralph Scheepers (Primal Fear). Do outro lado, toques árabes davam a tona em "Eye Of Shiva" (que saiu em um EP especial) e uma atmosfera de filmes de terror permeava "Black Sun Draconian Trilogy", dividida em três partes ("The Opening", "Morning Star" – com um pique a lá Queensryche - e a mais pesada "Black Diamonds), para o encerramento com a heavy "Raven Of Dispersion". Um grande CD... porém um trabalho complexo e de difícil assimilação.
Um álbum para ser conferido aos poucos, tamanha a quantidade de detalhes imersos em seu contexto musical. O Therion viria a apurar a fórmula consagrada em "Theli" e continuada em "Vovin", mas este começo era animador.
Site Oficial: www.megatherion.com
Material Cedido Por:
Nuclear Blast / Laser Company Records
Http://www.nuclear-blast.com
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Michael Sweet, vocalista e guitarrista do Stryper, é diagnosticado com câncer
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Como foi a reconciliação dos irmãos Cavalera, segundo eles mesmos
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Os três guitarristas que Jerry Cantrell do Alice in Chains considera "extraterrestes"

Therion anuncia álbum e vídeo ao vivo com orquestra
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


