Resenha - Tankred - Rainer Tankred Pappon

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rodrigo Werneck
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


O guitarrista Rainer "Tankred" Pappon, também conhecido pela alcunha de "o alemão da guitarra verde", é um filho de alemães nascido em São Paulo, que vem se destacando no cenário underground à frente de projetos como a The Central Scrutinizer Band, celebrada banda cover de Frank Zappa (autorizada pelo próprio), e o seu Rainer Tankred Pappon Trio. Guitarrista de técnica exacerbada e bom gosto, acaba de lançar seu terceiro disco solo, "Tankred".

Manowar: A vida real e nada épica dos Reis do Metal?Há quem goste: As 10 bandas mais odiadas do universo

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com assumidas influências tão distintas como Frank Zappa, King Crimson, Egberto Gismonti, Mahavishnu Orchestra, Hermeto Pascoal, Focus, Yes, Gong, Jeff Beck, etc., Pappon desenvolveu seu estilo próprio, ao mesmo tempo altamente intuitivo e técnico. Já havia lançado dois discos solo: "O Alemão da Guitarra Verde" (1992) e "The Blurps" (1998).

Fugindo ao desgastado padrão de "guitar hero" à la Satrianis e Vais da vida, Pappon optou por gravar o seu terceiro disco solo no formato powertrio, onde ele mesmo pilotou guitarra e baixo, deixando a bateria a cargo de Humberto Zigler (nos shows de seu trio, quem toca o baixo é Caio Gomes). O estilo é um fusion instrumental despojado (mas não desleixado!), calcado em improvisos criados em cima de temas supostamente pré-concebidos. O resultado é inusitado e original, com um frescor que foge à pasteurização tão usual em discos solo de guitarristas. Segundo o próprio Rainer, seu novo disco mescla influências do rhythm'n'blues americano com música clássica européia. As influências de Zappa podem ser, é claro, sentidas aqui e ali.

Ouça temas como "Uau!", por exemplo. A impressão que fica é de uma jam session, com segmentos mais calmos e outros onde a quebradeira rola solta. Quando parece que Rainer e seu comparsa vão se perder, ele puxa as rédeas novamente, retomando o controle da situação, numa clara demonstração de que sabe exatamente o que está fazendo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outros destaques são as faixa "Gonanza", e sua melodia cativante, e a música de fechamento do CD, "Tô Chegando", com uma guitarra que chega a nos remeter em sues momentos mais pesados a Hendrix, com notas limpas o suficiente para serem ouvidas e sujas o bastante para eletrizarem o ouvinte.

Parabéns a Rainer por não se sujeitar ao óbvio, e a Voiceprint por apostar em talentos como o dele. Altamente recomendado como trilha sonora para se ouvir no carro, durante uma viagem... enjoy the ride!

Tracklist:

1. Já Volto
2. Na Padaria
3. Uau!
4. A Vida Inteira
5. Gonanza
6. Ontem Foi Fogo
7. Perdão!
8. Tô Chegando

Sites:
http://www.rainertankredpappon.com
http://www.scrutinizer.com.br




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Rainer Tankred Pappon"


Manowar: A vida real e nada épica dos Reis do Metal?Manowar
A vida real e nada épica dos Reis do Metal?

Há quem goste: As 10 bandas mais odiadas do universoHá quem goste
As 10 bandas mais odiadas do universo


Sobre Rodrigo Werneck

Carioca nascido em 1969, engenheiro por formação e empresário do ramo musical por opção, sendo sócio da D'Alegria Custom Made (www.dalegria.com). Foi co-editor da extinta revista Musical Box e atualmente é co-editor do site Just About Music (JAM), além de colaborar eventualmente com as revistas Rock Brigade e Poeira Zine (Brasil), Times! (Alemanha) e InRock (Rússia), além dos sites Whiplash! e Rock Progressivo Brasil (RPB). Webmaster dos sites oficiais do Uriah Heep e Ken Hensley, o que lhe garante um bocado de trabalho sem remuneração, mais a possibilidade de receber alguns CDs por mês e a certeza de receber toneladas de e-mails por dia.

Mais matérias de Rodrigo Werneck no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL Cli336x280