Resenha - Tankred - Rainer Tankred Pappon
Por Rodrigo Werneck
Postado em 01 de julho de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O guitarrista Rainer "Tankred" Pappon, também conhecido pela alcunha de "o alemão da guitarra verde", é um filho de alemães nascido em São Paulo, que vem se destacando no cenário underground à frente de projetos como a The Central Scrutinizer Band, celebrada banda cover de Frank Zappa (autorizada pelo próprio), e o seu Rainer Tankred Pappon Trio. Guitarrista de técnica exacerbada e bom gosto, acaba de lançar seu terceiro disco solo, "Tankred".

Com assumidas influências tão distintas como Frank Zappa, King Crimson, Egberto Gismonti, Mahavishnu Orchestra, Hermeto Pascoal, Focus, Yes, Gong, Jeff Beck, etc., Pappon desenvolveu seu estilo próprio, ao mesmo tempo altamente intuitivo e técnico. Já havia lançado dois discos solo: "O Alemão da Guitarra Verde" (1992) e "The Blurps" (1998).
Fugindo ao desgastado padrão de "guitar hero" à la Satrianis e Vais da vida, Pappon optou por gravar o seu terceiro disco solo no formato powertrio, onde ele mesmo pilotou guitarra e baixo, deixando a bateria a cargo de Humberto Zigler (nos shows de seu trio, quem toca o baixo é Caio Gomes). O estilo é um fusion instrumental despojado (mas não desleixado!), calcado em improvisos criados em cima de temas supostamente pré-concebidos. O resultado é inusitado e original, com um frescor que foge à pasteurização tão usual em discos solo de guitarristas. Segundo o próprio Rainer, seu novo disco mescla influências do rhythm’n’blues americano com música clássica européia. As influências de Zappa podem ser, é claro, sentidas aqui e ali.
Ouça temas como "Uau!", por exemplo. A impressão que fica é de uma jam session, com segmentos mais calmos e outros onde a quebradeira rola solta. Quando parece que Rainer e seu comparsa vão se perder, ele puxa as rédeas novamente, retomando o controle da situação, numa clara demonstração de que sabe exatamente o que está fazendo.
Outros destaques são as faixa "Gonanza", e sua melodia cativante, e a música de fechamento do CD, "Tô Chegando", com uma guitarra que chega a nos remeter em sues momentos mais pesados a Hendrix, com notas limpas o suficiente para serem ouvidas e sujas o bastante para eletrizarem o ouvinte.
Parabéns a Rainer por não se sujeitar ao óbvio, e a Voiceprint por apostar em talentos como o dele. Altamente recomendado como trilha sonora para se ouvir no carro, durante uma viagem... enjoy the ride!
Tracklist:
1. Já Volto
2. Na Padaria
3. Uau!
4. A Vida Inteira
5. Gonanza
6. Ontem Foi Fogo
7. Perdão!
8. Tô Chegando
Sites:
http://www.rainertankredpappon.com
http://www.scrutinizer.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
A "banda cristã" que Ritchie Blackmore temia ter que tocar depois deles
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
"Enter Sandman", do Metallica, está prestes a atingir marca impressionante no Spotify
Como o cabelo de Marty Friedman quase impediu a era de ouro do Megadeth
A admiração de Renato Russo por Rita Lee, que chegou a escrever uma música para ela
Steve Vai: não quis ficar com Ozzy pra não ter que tocar Paranoid toda noite
A banda que para o ator Tom Hanks superava os Beatles; "muito melhor"


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Nightwish: Anette faz com que não nos lembremos de Tarja
Megadeth: Mustaine conseguiu; temos o melhor disco em muito tempo



