Resenha - Tankred - Rainer Tankred Pappon
Por Rodrigo Werneck
Postado em 01 de julho de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O guitarrista Rainer "Tankred" Pappon, também conhecido pela alcunha de "o alemão da guitarra verde", é um filho de alemães nascido em São Paulo, que vem se destacando no cenário underground à frente de projetos como a The Central Scrutinizer Band, celebrada banda cover de Frank Zappa (autorizada pelo próprio), e o seu Rainer Tankred Pappon Trio. Guitarrista de técnica exacerbada e bom gosto, acaba de lançar seu terceiro disco solo, "Tankred".

Com assumidas influências tão distintas como Frank Zappa, King Crimson, Egberto Gismonti, Mahavishnu Orchestra, Hermeto Pascoal, Focus, Yes, Gong, Jeff Beck, etc., Pappon desenvolveu seu estilo próprio, ao mesmo tempo altamente intuitivo e técnico. Já havia lançado dois discos solo: "O Alemão da Guitarra Verde" (1992) e "The Blurps" (1998).
Fugindo ao desgastado padrão de "guitar hero" à la Satrianis e Vais da vida, Pappon optou por gravar o seu terceiro disco solo no formato powertrio, onde ele mesmo pilotou guitarra e baixo, deixando a bateria a cargo de Humberto Zigler (nos shows de seu trio, quem toca o baixo é Caio Gomes). O estilo é um fusion instrumental despojado (mas não desleixado!), calcado em improvisos criados em cima de temas supostamente pré-concebidos. O resultado é inusitado e original, com um frescor que foge à pasteurização tão usual em discos solo de guitarristas. Segundo o próprio Rainer, seu novo disco mescla influências do rhythm’n’blues americano com música clássica européia. As influências de Zappa podem ser, é claro, sentidas aqui e ali.
Ouça temas como "Uau!", por exemplo. A impressão que fica é de uma jam session, com segmentos mais calmos e outros onde a quebradeira rola solta. Quando parece que Rainer e seu comparsa vão se perder, ele puxa as rédeas novamente, retomando o controle da situação, numa clara demonstração de que sabe exatamente o que está fazendo.
Outros destaques são as faixa "Gonanza", e sua melodia cativante, e a música de fechamento do CD, "Tô Chegando", com uma guitarra que chega a nos remeter em sues momentos mais pesados a Hendrix, com notas limpas o suficiente para serem ouvidas e sujas o bastante para eletrizarem o ouvinte.
Parabéns a Rainer por não se sujeitar ao óbvio, e a Voiceprint por apostar em talentos como o dele. Altamente recomendado como trilha sonora para se ouvir no carro, durante uma viagem... enjoy the ride!
Tracklist:
1. Já Volto
2. Na Padaria
3. Uau!
4. A Vida Inteira
5. Gonanza
6. Ontem Foi Fogo
7. Perdão!
8. Tô Chegando
Sites:
http://www.rainertankredpappon.com
http://www.scrutinizer.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A banda dos anos 2000 que mais orgulhava Geddy Lee por seguir os passos do Rush
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
Jeff Walker diz que sua única técnica vocal é beber uísque antes do show
Max Cavalera: "Não dou a mínima para o que pensa o pessoal do Korn ou qualquer outro!"
As dez músicas que deram origem ao Thrash Metal, segundo Scott Ian, do Anthrax
A banda que Renato Russo detestava, e com a qual a Legião Urbana chegou a ser comparada


"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Iron Maiden: Virtual XI não é nem oito, nem oitenta



