Resenha - Tankred - Rainer Tankred Pappon
Por Rodrigo Werneck
Postado em 01 de julho de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O guitarrista Rainer "Tankred" Pappon, também conhecido pela alcunha de "o alemão da guitarra verde", é um filho de alemães nascido em São Paulo, que vem se destacando no cenário underground à frente de projetos como a The Central Scrutinizer Band, celebrada banda cover de Frank Zappa (autorizada pelo próprio), e o seu Rainer Tankred Pappon Trio. Guitarrista de técnica exacerbada e bom gosto, acaba de lançar seu terceiro disco solo, "Tankred".

Com assumidas influências tão distintas como Frank Zappa, King Crimson, Egberto Gismonti, Mahavishnu Orchestra, Hermeto Pascoal, Focus, Yes, Gong, Jeff Beck, etc., Pappon desenvolveu seu estilo próprio, ao mesmo tempo altamente intuitivo e técnico. Já havia lançado dois discos solo: "O Alemão da Guitarra Verde" (1992) e "The Blurps" (1998).
Fugindo ao desgastado padrão de "guitar hero" à la Satrianis e Vais da vida, Pappon optou por gravar o seu terceiro disco solo no formato powertrio, onde ele mesmo pilotou guitarra e baixo, deixando a bateria a cargo de Humberto Zigler (nos shows de seu trio, quem toca o baixo é Caio Gomes). O estilo é um fusion instrumental despojado (mas não desleixado!), calcado em improvisos criados em cima de temas supostamente pré-concebidos. O resultado é inusitado e original, com um frescor que foge à pasteurização tão usual em discos solo de guitarristas. Segundo o próprio Rainer, seu novo disco mescla influências do rhythm’n’blues americano com música clássica européia. As influências de Zappa podem ser, é claro, sentidas aqui e ali.
Ouça temas como "Uau!", por exemplo. A impressão que fica é de uma jam session, com segmentos mais calmos e outros onde a quebradeira rola solta. Quando parece que Rainer e seu comparsa vão se perder, ele puxa as rédeas novamente, retomando o controle da situação, numa clara demonstração de que sabe exatamente o que está fazendo.
Outros destaques são as faixa "Gonanza", e sua melodia cativante, e a música de fechamento do CD, "Tô Chegando", com uma guitarra que chega a nos remeter em sues momentos mais pesados a Hendrix, com notas limpas o suficiente para serem ouvidas e sujas o bastante para eletrizarem o ouvinte.
Parabéns a Rainer por não se sujeitar ao óbvio, e a Voiceprint por apostar em talentos como o dele. Altamente recomendado como trilha sonora para se ouvir no carro, durante uma viagem... enjoy the ride!
Tracklist:
1. Já Volto
2. Na Padaria
3. Uau!
4. A Vida Inteira
5. Gonanza
6. Ontem Foi Fogo
7. Perdão!
8. Tô Chegando
Sites:
http://www.rainertankredpappon.com
http://www.scrutinizer.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sid Wilson foi demitido do Slipknot, noticia o TMZ
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
"Não acredite em tudo que você lê", afirma guitarrista do Slipknot
A música de David Gilmour no Pink Floyd que ele odeia e não ouve desde o lançamento
A canção pop dançante que Lemmy colocou no nível dos maiores clássicos dos Beatles
Tony Iommi responde se fará uma turnê para promover seu novo álbum "From the Dark"
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
Banda canadense toca em hospital para jovem que sonhava em ir a show de heavy metal
A melhor música da banda Dio, segundo o Loudwire
O álbum do Black Sabbath "tão agradável quanto arrancar dentes", segundo Geezer Butler
Papa cita obra de Bob Dylan em texto contra armas nucleares
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência
Blaze Bayley afirma que fazer turnês não é saudável
Com ex-membros do Type O Negative, Silvertomb anuncia "The Interpretation of Nightmares"
O guitarrista de glam rock que Dave Grohl não deixou entrar no Foo Fighters: "Ele que se dane!"
Rafael Bittencourt se surpreendeu ao ver que Tom Zé cuidava do jardim do prédio de Kiko Loureiro
A categórica opinião de Kiko Loureiro sobre Slash



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



