Resenha - Metal Black - Venom
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 11 de junho de 2006
Nota: 7
Mesmo os primeiros registros sendo toscos – com seus próprios músicos admitindo que na época não tivessem lá muitas afinidades com seus instrumentos – é inegável a importância do Venom, sendo o responsável direto pelo surgimento do Black Metal no começo dos anos 80 e influenciando toda a cena underground posteriormente. Mas o tempo foi passando, a banda mudando sua formação e tocando cada vez com mais técnica (para o padrão Venom), muito peso e liberando alguns discos bem acima da média.
Agora, cinco anos após o excelente "Ressurrection", o Venom retorna com Cronos (voz e baixo), Mykvs (guitarra) e Antton (bateria e irmão do próprio Cronos) e, seja lá qual for o real motivo, o trio traz um disco cuja linha musical tende a voltar às raízes. Ou melhor, reciclar suas raízes e manter a atmosfera obscura, pois durante a audição fica evidente não haver a intenção de soarem nostálgicos. Se bem que ainda assim não deixa de ser estranho o fato de batizarem o trabalho com o nome "Metal Black", clara referência ao clássico "Black Metal" (82). Vai entender...
14 faixas com arranjos simples na maior parte das canções e uma produção obviamente nada polida. Isso é "Metal Black", pura e simplesmente. As letras não poderiam deixar de ser basicamente satanistas e por demais clichês; e o guitarrista Mykvs chama mesmo a atenção, despejando riffs diretos e rápidos, convencendo com sobras em várias ocasiões (escutem "House Of Pain", excelente!). Mas, para quem só escutou e curtiu os álbuns mais elaborados da década de 90 em diante, terá algumas chances de não conseguir captar a proposta e energia destas novas faixas e, o pior, várias delas não conseguem manter a atenção do ouvinte por muito tempo.
As faixas que mais se sobressaem e remetem aos velhos tempos são "Antechrist" e "Burn In Hell", com um Cronos furioso, e "Maleficarum", que seria o título inicial do CD, passando muito da intensidade blasfema que incendiou o underground há quase 25 anos. Detalhe curioso fica para a faixa "Rege Satanas", que teoricamente teria tudo para ser básica, porém traz um Venom algo mais técnico e com uma guitarra matadora.
"Metal Black" é indicado a quem curte uma sonoridade ríspida e crua, curiosos ou aos saudosistas de plantão. Um décimo-primeiro álbum que não convence de todo e que, com certeza, dividirá opiniões. Se fosse um disco lançado por alguma banda desconhecida, teria grandes chances de passar em branco. Mas como é o Venom...
Venom - Metal Black
(2006 - Castle Records / Sanctuary Group – importado)
01. Antechrist
02. Burn In Hell
03. House Of Pain
04. Death & Dying
05. Rege Satanas
06. Darkest Realm
07. A Good Day To Die
08. Assassin
09. Lucifer Rising
10. Blessed Dead
11. Hours Of Darkness
12. Sleep When I’m Dead
13. Maleficarum
14. Metal Black
Homepage: www.venomslegions.com
Outras resenhas de Metal Black - Venom
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps