Resenha - Marbles on the Road - Marillion
Por Ricardo
Postado em 28 de maio de 2006
Quer um bom motivo para gastar uma graninha a mais com um lançamento internacional? Pois aqui está o motivo. O mais recente DVD do Marillion é simplesmente avassalador do início ao fim, e mesmo os puritanos que defendem a fase Fish com unhas e dentes irão se apaixonar.
Voltando à sua era de Brave e pegando tudo aquilo que deu certo durante sua carreira, o Marillion lança um disco excepcional, Marbles, e aqui está o resultado de sua turnê. O disco é executado na íntegra. Bem, pelo menos a versão retail (retalhada). Infelizmente tivemos uma sacanagem de gravadora que simplesmente retalhou o álbum duplo da banda; o disco está vendendo lá no exterior nas duas versões, a dupla e a simples. Aqui nesta apresentação temos a performance na íntegra da versão simples, e mais algumas surpresas reservadas no segundo DVD.
O DVD abre com uma performance avassaladora de "The Invisible Man". Segue a ponte com "Marbles I" e temos a contagiante "You're Gone", o primeiro single de Marbles. Em seguida Hogart nos apresenta a belíssima "Angelina" e segue a segunda ponte, "Marbles II", para depois, num clima descontraído, nos apresentarem o segundo single de Marbles, "Don't Hurt Yourself". Então somos levados ao "Fantastic Place" num clima intimista e introspectivo e segue a próxima ponte com "Marbles III", ponte que leva à ótima "The Damage". Última ponte, "Marbles IV", com uma pequena rata do Kelly no começo, mas nada pra se preocupar, e em seguida a banda fecha o set de Marbles com a sensacional "Neverland", todos muito bem sintonizados, proporcionando uma performance inesquecível.
No resto do set do DVD 1, temos uma ótima performance de "Bridge" e "Living With the Big Lie", do Brave, "The Party", com a banda resgatando uma de suas melhores composições do Holidays in Eden, a vibrante "Uninvited Guest" do Seasons End, primeiro de Hogart com o grupo, e fechando com a contagiante "Cover My Eyes". Fechando o primeiro DVD, claro. Como extras, temos uma entrevista com toda a banda falando um pouco sobre seu novo álbum, e dois clipes, logicamente de seus singles, "You're Gone" e "Don't Hurt Yourself".
Muda-se para o DVD 2 e temos o que o grupo entitulou de The Lost Marbles. Num primeiro momento, temos o que ainda rolou na mesma apresentação do DVD 1. O resto do set pode vir a incomodar aqueles que não são tão chegados nos últimos discos da banda, mas vale à pena ser conferido. A banda abre o DVD 2 com duas do Anoraknophobia, a longa "This is the 21st Century" e "Quartz". Temos uma boa performance de "Estonia" do álbum This Strange Engine e outra ótima performance de "Afraid of Sunlight", do álbum homônimo. Às voltas com Brave, temos a belíssima "The Great Escape", mais uma do Afraid of Sunlight, "King", e para fechar a apresentação, outra do Seasons End, a bela "Easter".
Como extras, temos uma apresentação do grupo que saiu em bootleg, contando com as músicas "Angelina", "Neverland", "Don't Hurt Yourself" com Pete e Rothery trocando os instrumentos, e o filé mignon da apresentação, a fantástica "Ocean Cloud", música do Marbles que ficou de fora da versão retail do álbum. Outros extras são versões alternativas dos clipes de "You're Gone" e "Don't Hurt Yourself".
A banda continua afiada como sempre, com um Trewavas dançante e um Hogart teatral e muito simpático, mesmo com o mindinho quebrado e dando conta de fazer suas partes nos teclados, guitarra e violão. Destaque também para a performance soberba de Rothery, as melodias cativantes de Mark Kelly e a bateria certeira de Ian Mosley, que estão impecáveis.
Os pontos negativos ficam por conta de:
1) o DVD e o álbum inexplicavelmente não terem sido lançados no Brasil;
2) o DVD foi gravado com sistema de cores PAL, o sistema europeu que não é reconhecido aqui na América. Por isso, certifique-se de ter um aparelho de DVD compatível com este sistema ou um drive de DVD no computador para assistí-lo a cores.
No geral, um DVD que vale e muito à pena ser conferido.
Marillion:
Steve Hogart - vocais, teclados, guitarra, violão e percussão
Steve Rothery - violão, guitarra e baixo
Pete Trewavas - Baixo e violão
Mark Kelly - teclados, sintetizadores e efeitos
Ian Mosley - bateria
Site: http://www.marillion.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Membro abandonado pela própria banda é salvo por financiamento coletivo
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
O álbum que para Ozzy Osbourne "não tem uma música fraca na lista"
Metal: Gibson.com enumera 50 melhores músicas do gênero
O clássico do Black Sabbath cuja letra Dio escreveu sobre Ritchie Blackmore


Marillion anuncia segundo show no Anfiteatro da Pompeia para 2026
Cristo Redentor na capa de disco gerou debate entre membros do Marillion
Os 100 maiores hinos do rock progressivo segundo leitores da Classic Rock
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



