Resenha - Enigmatic: Calling - Pagan's Mind

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

9


O Pagan´s Mind é uma banda cuja história começa na Noruega em 2000 e, se continuar no ritmo criativo mantido até agora, terá um futuro promissor - para não dizer brilhante - dentro do metal progressivo. Trazendo em sua formação Nils K. Rue (voz), Jørn Viggo (guitarra), Steinar Krokmo (baixo), Ronny Tegner (teclados) e Stian Lindaas Kristoffersen (bateria), a banda chega com seu terceiro registro, "Enigmatic: Calling", causando ótima impressão entre amantes do gênero e mídia especializada européia.

O grande ponto positivo de sua música é a preocupação em se distanciar da sonoridade dos medalhões do gênero (diga-se aí Dream Theater e Queensryche), tendo atingido este objetivo com habilidade. Estes noruegueses têm a consciência de, além de trazerem os óbvios instrumentais intrincados, mudanças de tempo e longos solos, adicionar suas próprias idéias. E convencem com sobras, soando "apenas" como uma incrível banda de Prog Metal, melódico e às vezes agressivo com seus poderosos riffs power e até mesmo beirando o thrash em alguns momentos.

publicidade

Apesar do desempenho incrível de cada um de seus músicos, não dá para deixar de ressaltar a voz passional de Nils, realmente muito bonita e original, além das melodias bem sacadas de teclado. Escutar a abertura de "The Celestine Profecy" é perceber algo especial, que riffs esta canção possui! O peso à la power metal de "Supremacy, Our Kind" se contrasta com a seção instrumental ambiental e límpida de, por exemplo, "Appearance". São onze faixas (duas instrumentais) de derrubar o queixo.

publicidade

Uma viagem musical indispensável a quem procura por música de qualidade. Muitos arranjos de "Enigmatic: Calling" fogem do padrão e não soam pretensiosos, feito típico de maturidade alcançada pelos mestres em sua área. Conseguem sua própria musicalidade e esta distinção é um grande mérito nos dias atuais. Excelente!

Pagan's Mind - Enigmatic: Calling
(2005 / LMP Records – importado)

publicidade

01. The Celestine Prophecy
02. Enigmatic Mission
03. Supremacy, Our Kind
04. Entrance To Infinity
05. Coming Home
06. Celestial Calling
07. Taken
08. Resurrection (Back In Time)
09. Appearance
10. Search For Life
11. New World Order

Homepage: www.pagansmind.com




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Heavy Metal: o Diabo e personagens bíblicas nas capasHeavy Metal
O Diabo e personagens bíblicas nas capas

Fotos de Infância: Skid RowFotos de Infância
Skid Row


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin