Resenha - Enigmatic: Calling - Pagan's Mind
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 04 de maio de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Pagan´s Mind é uma banda cuja história começa na Noruega em 2000 e, se continuar no ritmo criativo mantido até agora, terá um futuro promissor - para não dizer brilhante - dentro do metal progressivo. Trazendo em sua formação Nils K. Rue (voz), Jørn Viggo (guitarra), Steinar Krokmo (baixo), Ronny Tegner (teclados) e Stian Lindaas Kristoffersen (bateria), a banda chega com seu terceiro registro, "Enigmatic: Calling", causando ótima impressão entre amantes do gênero e mídia especializada européia.

O grande ponto positivo de sua música é a preocupação em se distanciar da sonoridade dos medalhões do gênero (diga-se aí Dream Theater e Queensryche), tendo atingido este objetivo com habilidade. Estes noruegueses têm a consciência de, além de trazerem os óbvios instrumentais intrincados, mudanças de tempo e longos solos, adicionar suas próprias idéias. E convencem com sobras, soando "apenas" como uma incrível banda de Prog Metal, melódico e às vezes agressivo com seus poderosos riffs power e até mesmo beirando o thrash em alguns momentos.
Apesar do desempenho incrível de cada um de seus músicos, não dá para deixar de ressaltar a voz passional de Nils, realmente muito bonita e original, além das melodias bem sacadas de teclado. Escutar a abertura de "The Celestine Profecy" é perceber algo especial, que riffs esta canção possui! O peso à la power metal de "Supremacy, Our Kind" se contrasta com a seção instrumental ambiental e límpida de, por exemplo, "Appearance". São onze faixas (duas instrumentais) de derrubar o queixo.
Uma viagem musical indispensável a quem procura por música de qualidade. Muitos arranjos de "Enigmatic: Calling" fogem do padrão e não soam pretensiosos, feito típico de maturidade alcançada pelos mestres em sua área. Conseguem sua própria musicalidade e esta distinção é um grande mérito nos dias atuais. Excelente!
Pagan's Mind - Enigmatic: Calling
(2005 / LMP Records – importado)
01. The Celestine Prophecy
02. Enigmatic Mission
03. Supremacy, Our Kind
04. Entrance To Infinity
05. Coming Home
06. Celestial Calling
07. Taken
08. Resurrection (Back In Time)
09. Appearance
10. Search For Life
11. New World Order
Homepage: www.pagansmind.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bo Lueders, guitarrista e membro fundador do Harm's Way, morre aos 39 anos
Guns N' Roses - Resenha do show em Porto Alegre
Wolfgang Van Halen toca cover de Rick Astley, seguidores chiam e ele responde com categoria
Os 50 hambúrgueres do Guns N' Roses após show em Porto Alegre
Fala de Alírio Netto sobre brasilidade do Angra revolta fãs de Fabio Lione e gera resposta dura
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
A música do Metallica que lembra King Crimson, segundo David Ellefson
Korzus anuncia nova formação, com Jéssica Falchi e Jean Patton nas guitarras
Yes suspende atividades e Steve Howe passará por cirurgia de emergência
David Ellefson diz que "Master of Puppets" foi o primeiro disco de metal progressivo
Jéssica Falchi sobre entrar no Korzus: "Existe abismo de diferença entre ser vista e respeitada"
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
Alice Cooper apresenta Anna Cara, nova guitarrista de sua banda
A banda que Wolf Hoffmann não aceita que chamem de metal: "É boa, mas me poupe"
O dia que Axl Rose pediu camarim de 70 mil reais no Engenhão e nem sequer entrou nele
A música que Roger Waters quis tocar com o Pink Floyd no Live 8, mas David Gilmour vetou


Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



