Resenha - American University - Allman Brothers Band
Por Rodrigo Werneck
Postado em 16 de fevereiro de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A Allman Brothers Band surgiu em 1969 na Flórida (EUA), apresentando os irmãos Duane e Gregg ao mundo. Iniciando uma série de registros históricos ao vivo da banda, planejados para serem lançados em seqüência cronológica, acaba de sair esse primeiro CD, gravado em 1970 numa universidade norte-americana.
Allman Brothers - Mais Novidades
O sexteto formado por Gregg Allman (vocais, órgão Hammond), Duane Allman (guitarra slide), Dickey Betts (guitarra, vocais), Berry Oakley (baixo), Butch Trucks (bateria) e Jaimoe (bateria) ajudou a criar o estilo denominado "southern rock" (rock sulista), juntamente a outras bandas, como o Lynyrd Skynyrd por exemplo. Tal estilo juntava o hard rock com o blues, adicionando pitadas de jazz e country music, com grandes doses de energia e improvisação nos shows. O disco ao vivo definitivo do Allman Brothers é na realidade o duplo "Live At Fillmore East", mas este registro histórico ora lançado é um excelente complemento e uma ótima oportunidade para se ouvir novamente Duane e Berry, ambos mortos há mais de 30 anos em acidentes com motocicletas (estranha coincidência).
A gravação não é das melhores, pois a fita master continha o canal esquerdo oriundo da mesa de som, e o canal direito de um microfone captando o som ambiente. A partir daí foi gerado o melhor som possível para o CD, mas mesmo assim a voz de Gregg está mais alta que os instrumentos, e notadamente as guitarras ficaram um pouco baixas, embora perfeitamente audíveis. Considerando-se esses fatos, o trabalho de restauração foi digno de nota, e o CD possui mais de 60 minutos de duração. Uma curiosidade é que o show em questão, na American University em Washington DC, EUA, no dia 13 de dezembro de 1970, foi exatamente o primeiro assistido por Bert Holman, que estudava na universidade e viria a se tornar anos mais tarde o manager da banda! Ele conta interessantes episódios no texto do encarte, que por sinal inclui fotos e reproduções de posters da época.
Os indefectíveis duelos de guitarra entre Duane Allman e Dickey Betts estão todos lá, duelos esses onde o único ganhador é o público. No repertório estão grandes clássicos da banda, tocados por eles até os dias atuais, tais como "Statesboro Blues" e uma sensacional "Whippin’ Post", como sempre com seus mais de 20 minutos de duração, englobando improvisos de todos, e uma mais que saudável falta de pressa em finalizar a música (ah, os bons anos 70!). Infelizmente, a fita acabou ao final de "Stormy Monday", logo parte do solo de Duane foi cortada. Mas felizmente mantiveram-na neste CD, adicionando um fade out para fins de edição. Alguns dos melhores solos de guitarra do CD estão na música "Leave My Blues At Home", que por sinal é a única a não aparecer no mencionado disco "Fillmore East".
Agora nos resta esperar pelos próximos lançamentos da série, que incluirão gravações dos anos subseqüentes, mesmo após as mortes de Duane e Berry, inclusive de quando a banda alterou sua formação para um quinteto. Vamos torcer para que sejam incluídas gravações mais recentes, pois o retorno deles no final dos anos 80, com os grandes Warren Haynes (guitarra) e Allen Woody (baixo), também deixou registros memoráveis em estúdio e ao vivo.
Tracklist:
1. Statesboro Blues (4:34)
2. Trouble No More (3:49)
3. Don’t Keep Me Wonderin’ (3:46)
4. Leave My Blues At Home (6:45)
5. Stormy Monday (5:03)
6. You Don’t Love Me (15:48)
7. Whippin’ Post (20:40)
Site: www.allmanbrothers.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que, para Bono, traz "tudo o que você precisa saber sobre música"
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
The Troops of Doom une forças a músicos de Testament e Jota Quest em versão de "God of Thunder"
Novo disco do Exodus conta com participação de Peter Tägtgren, do Hypocrisy
A melhor música de "The X Factor", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
Alissa White-Gluz lança clipe de "Checkmate", novo single do projeto Blue Medusa
A melhor música de "Countdown to Extinction", do Megadeth, segundo o Loudwire
As duas bandas consagradas que Robert Plant detonou: "Que porcaria rimada é essa?
O ano da década de 80 que foi dominado por belos duetos, segundo a American Songwriter
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"


A banda que Eric Clapton colocou acima do Cream; "nós éramos bem limitados no palco"
Quando Duane Allman ficou irritado com Robert Plant no palco; "vou lá e arrebento esse cara"
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


